Mais de 120 mil aves morrem em granja de Goiás após queda de energia

Mais de 120 mil aves morrem em granja de Goiás após queda de energia

Muitos donos de granjas ainda se perguntam sobre a importância do uso de energia solar em Goiás em seus negócios.

Basta pegar o que aconteceu no último dia 27, onde uma queda de energia provocou a morte de mais de 120 mil aves após uma granja ficar sem energia elétrica, em Morrinhos, Sul de Goiás.

Embora a empresa tivesse acionado dois geradores, eles não foram capazes de garantir a vida das aves.

Segundo a Enel, a concessionária de energia, o que provocou a interrupção de energia foram dois pontos de cabos partidos.

Independentemente da causa da falta de energia, se a granja estivesse equipada com um sistema de energia solar, essa tragédia poderia ter sido evitada.

Se você possui um aviário ou a criação de outros animais, confira porque vale o investimento em placas fotovoltaicas em Goiás.

Por que a energia solar em Goiás é a solução para granjas?

Para você que é proprietário de uma granja em Goiás ou em uma localidade próxima, sabe que a energia elétrica é imprescindível para manter funcionando os equipamentos que controlam a temperatura e a circulação de ar, o que é vital para a sobrevivência das aves.

Por consequência, se há uma queda de energia, esses equipamentos param de funcionar e colocam a vida das aves em risco, que foi o que aconteceu com a granja em Morrinhos.

E essa não foi a única vez. Em 2019, mais de 46 mil aves morreram após 16 horas sem energia, em Americano do Brasil. Os geradores também foram acionados, mas perderam a carga e pararam de funcionar.

Apesar de muitas granjas serem equipadas com geradores, muitas vezes não é o suficiente, e algumas nem contam com geradores, pois o custo é muito alto. 

É justamente nesse sentido que vale o investimento em energia solar em Goiás, pois além de evitar problemas como esse, você terá uma redução drástica na conta de energia.

Muitos produtores rurais acabam desistindo de seus negócios pelo alto gasto com energia, uma vez que a energia é o maior custo das granjas, até mesmo superior à mão de obra.

Leia também: Energia solar Goiânia Preço: as melhores empresas 100% Goianas

Quais os benefícios da energia solar em Goiás em granjas

Antes de citar os benefícios de instalar energia solar em Goiás em granjas, saiba que dezenas de proprietários têm recorrido cada vez mais à energia solar, e por que?

Principalmente por se tratar de uma energia limpa, sustentável e de baixo custo.

Outros benefícios incluem:

  • Redução na conta de energia em até 95%;
  • Créditos de energia, que poderão ser utilizados em outros imóveis ou durante períodos de baixa incidência solar;
  • Retorno de investimento em até 5 anos;
  • Produção agrícola sustentável, ou seja, não agride o ambiente;
  • Autossuficiência na geração de energia;
  • Linhas de crédito disponíveis.

Lembrando que o calor e as frequentes mudanças de temperatura estão entre as principais perdas de animais na avicultura, e com as constantes quedas de energia, as aves são as principais a serem afetadas.

Daí a necessidade de manter o local bem aquecido ou refrigerado, de acordo com a faixa etária e o tipo de ave.

Além disso, no caso de produção de alimentos, são necessários equipamentos de ventilação, iluminação, refrigeração e nebulização, o que gera aproximadamente um consumo médio de energia de 60 a 80 kWh/m2.

Energia solar em Goiás em granjas como funciona?

Entendendo as vantagens de instalar painéis solares em granjas, como funciona a energia solar Goiás na avicultura?

Em um primeiro momento, uma equipe vai avaliar a viabilidade da instalação de painéis fotovoltaicos, que podem ser instalados nos telhados ou no solo.

Ainda existe a possibilidade de usar baterias, onde a energia é estocada e usada posteriormente, por exemplo, em dias de chuva ou em situações de queda de energia, como o que ocorreu em Morrinhos.

Apenas ressaltando que a duração de uma bateria de armazenamento solar vai variar de acordo com quantas vezes foi carregada.

Vale a pena investir em energia solar em Goiás na avicultura?

Atualmente, o estado de Goiás é um dos que mais investe em energia solar, não apenas no agronegócio, mas também em residências, comércio…

O episódio do último dia 27 onde mais de 120 mil aves morreram acendeu o sinal de alerta em muitos produtores rurais goianos.

E se você é um deles, o primeiro passo é encontrar uma empresa de energia solar em Goiás certificada, para estudar a viabilidade e elaborar um projeto que atenda às suas necessidades.

Quanto à questão se vale a pena investir, só em pensar que você estará contribuindo para a sustentabilidade do planeta, é um motivo mais do que justo!

Compartilhar