3 dicas práticas para decorar seu banheiro com plantas

Sabemos que por ser o menor cômodo da casa, muitas vezes a decoração do banheiro é deixada de lado. Contudo, por ser um espaço de autocuidado, onde muitas vezes é realizada a instalação de banheira de hidromassagem, é importante pensar em elementos que contribuam para seu bem-estar no ambiente. Uma opção muito interessante são as plantas, visto que deixam o local com mais vida, contribuindo para sua saúde e também para a estética do cômodo. Contudo, não basta apenas escolher uma espécie qualquer e colocá-la no canto do banheiro. 

Assim como realizar a manutenção de banheira de hidromassagem é importante, você também deve analisar se a planta escolhida pode ser cultivada em ambientes úmidos como o banheiro. Portanto, se está confuso e quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post de hoje até o fim e saiba como você pode decorar seu banheiro com plantas.

Quais plantas podem ser cultivadas no banheiro?

Bom, antes de darmos dicas de decoração com plantas no banheiro, é importante que você saiba quais espécies podem ser cultivadas nesse tipo de ambiente para não errar na escolha, certo? Portando, confira abaixo:

Babosa (Aloe Vera)

Conhecida por seu gel com propriedades hidratantes, a Aloe Vera é uma ótima opção de planta para banheiros. Chamada também de babosa, ela não exige muita luz e nem muita água. Pelo fato de o vapor do banho ser absorvido pela planta, basta realizar a rega a cada três dias. 

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é muito resistente, não exigindo luz direta, além de se adaptar a ambientes quentes e úmidos. Inclusive, por crescer na vertical, ela não ocupa muito espaço, sendo ideal para banheiros pequenos. A rega deve ser feita apenas uma vez por semana. 

Peperômia

Existem diversas variedades de peperômia, sendo que as espécies menores são ideais para banheiros pequenos, criando uma harmonia diferenciada no espaço. Geralmente, ela precisa de pouca água e prefere luz indireta, sendo necessário regar uma vez por semana, aumentando para duas vezes no verão. 

Orquídea

Se o seu banheiro tiver boa incidência de luz natural, é possível cultivar orquídeas no ambiente, deixando-o mais elegante. Ainda que a iluminação seja importante, ela não pode ser direta, pois pode queimar suas folhas. O ideal é que as regas sejam feitas quando a terra estiver seca. 

Zamioculca

Essa é uma das espécies mais fáceis de cultivar em ambientes internos, visto que é bastante resistente e exige poucas regas. Contudo, ela não pode receber luz solar direta, devendo ser regada apenas uma vez por semana. Tenha cuidado com regas excessivas!

Violeta

A maior parte das plantas com flores não se adaptam a ambientes como o banheiro. Contudo, caso deixe próxima da janela, a Violeta pode se dar muito bem nesse ambiente. Isso porque, ela precisa receber claridade, mas é capaz de sobreviver com poucas regas. Tenha atenção apenas para molhar o solo e não suas folhas. 

Como decorar seu banheiro com plantas?

Bom, agora que você já sabe quais espécies pode cultivar em seu banheiro, é hora de saber como utilizá-las na decoração. Vamos lá?

Plantas na pia

As plantas na pia contribuem para uma decoração leve, sendo que você pode utilizar espécies de corte ou de vaso. Em banheiros com espaço limitado, as plantas devem ser de porte pequeno e colocadas em cachepôs ou pequenos vasos de cerâmica. Além disso, os vasos para pia podem ser para espécies hidropônicas, ou seja, que podem ser cultivadas diretamente em uma solução de água com nutrientes. Um bom exemplo é o Bambu da Sorte, que pode ser colocado em um vaso transparente com água, promovendo um ótimo efeito decorativo. 

Vasos

Os vasos de planta são excelentes peças decorativas, promovendo um clima de frescor e descontração para o espaço. Inclusive, é possível adquirir um vaso de cerâmica para combinar com as louças do ambiente. Para banheiros pequenos, nossa dica é utilizar o vaso sobre a bancada e com espécies menores. Contudo, caso o ambiente seja amplo, o ideal é utilizar vasos de diferentes tamanhos e com plantas altas. 

Penduradas

Por fim, outra alternativa extremamente interessante é utilizar as paredes e o teto como suporte para as plantas. Existem diversas espécies que podem ser penduradas e assim criar um efeito totalmente diferente para o espaço, como é o caso da samambaia. Seja com um suporte na parede ou penduradas por cordas, as plantas penduradas vão deixar seu banheiro ainda mais aconchegante. 

Finalizando

Portanto, com o post de hoje você aprendeu quais plantas pode utilizar na decoração de seu banheiro, assim como a maneira mais adequada de incluí-las no ambiente. Dessa forma, temos certeza que o espaço será ainda mais valorizado e bem aproveitado. 

Comentários estão fechados.