Como decorar um quarto de luxo da forma certa, sem exageros deixando assim o ambiente estiloso?

Encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária é o sonho de muitas pessoas, mas é fato que o momento mais esperado é a escolha da decoração. Existem diversos estilos para os mais diferentes gostos e preferências, mas é fato que ter ambientes luxuosos é uma ótima pedida para quem quer conforto e sofisticação. Os quartos são os ambientes mais importantes de um imóvel, visto que são considerados os espaços mais íntimos, onde os moradores têm sua privacidade preservada, podendo relaxar por completo e ter um boa noite de sono. Justamente por isso, a decoração desses ambientes precisa ser bem planejada. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para dar algumas dicas de como decorar um quarto de luxo. 

1. Utilize as cores certas

É importante deixar claro que quando falamos em luxo, o famoso ditado “menos é mais” é o guia da decoração. Nesse sentido, as cores para esse cômodo devem ser claras e de preferência em tons pastéis, como branco, bege, rose, azul claro ou cinza. Além disso, evite utilizar elementos muito espalhafatosos e estampados em excesso, pois tendem a ser mais modernos e fugir da sofisticação. Inclusive, cores claras promovem sensação de amplitude, o que também é sinônimo de luxo e conforto. 

2. Aposte na iluminação

A iluminação é fundamental para transformar um quarto comum em um aposento de luxo. Para ambientes espaçosos e altos, vale a pena investir em uma sanca bem iluminada na região da cama ou por todo o quarto. Mas, se ela for mais básica, um lustre de cristal no meio do cômodo será o grande destaque, trazendo ainda mais sofisticação e luxo ao ambiente. 

3. Cabeceiras fazem a diferença em um quarto de luxo

O luxo também está atrelado ao conforto e a cabeceira é fundamental para promover essa sensação. Sendo assim, é importante que ela seja prioridade no momento de escolher a decoração. Modelos de madeira e de tecidos são os mais procurados por quem quer promover requinte ao ambiente e a escolha irá depender dos outros elementos do quarto. Além disso, a cabeceira ainda pode servir como divisória entre o quarto e o closet. 

4. Tapetes

O tapete é outro ponto de atenção quando falamos em um quarto luxuoso. Isso porque, além de trazer aconchego e conforto ao ambiente, dependendo do estilo pode deixar o espaço ainda mais interessante. Portanto, preze pelo conforto, beleza e que seja macio ao toque, optando por aqueles que cobrem toda a área da cama. 

5. Preze pela funcionalidade

É muito importante encontrar o equilíbrio entre a estética do ambiente e a parte funcional. A primeira está relacionada às cores, texturas, decór e elementos decorativos, enquanto a segunda está ligada ao conforto e iluminação. Isso porque, de nada adianta ter um espaço bonito, mas que não seja funcional, prático ou confortável no dia a dia. 

6. Tenha espelhos

Em ambientes luxuosos, é comum avistarmos espelhos espalhados, pois além de oferecer sensação de amplitude, eles também trazem sensação de leveza, mostrando que o quarto não está cheio de móveis desnecessários. Eles podem ser colocados junto da cabeceira ou até mesmo nos móveis. 

7. Materiais

Ainda que ter um quarto inteiro com piso de mármore ou madeira de lei seja desnecessário, é importante inserir materiais nobres para um quarto luxuoso. Eles podem ser incluídos em detalhes, como uma mesa lateral com tampo de mármore. Além disso, tecidos como veludo e seda trazem um acabamento mais sofisticado ao ambiente. Da mesma forma, peças de madeira maciça, objetos dourados e um espelho com moldura diferenciada também podem contribuir para a sensação de luxo e sofisticação no ambiente. Ele pode ser no estilo clássico, do tipo rococó, ou até mesmo sem moldura e moderno, o mais importante é tê-lo em seu quarto. 

8. Cortina

Um quarto de luxo precisa ter uma cortina de boa qualidade. Mas, além disso, ela deve ser longa, como nos filmes, indo do teto até o chão. Ela pode ser de um tecido mais leve e fluido, como o voil, ou ainda mais encorpada, como o veludo. 

9. Móveis

Por fim, mas não menos importante, os móveis também fazem parte da decoração e, para um quarto luxuoso, apostar em peças grandes, como armário, cômoda e cama que sejam neutros, é uma ótima forma de criar um ambiente sofisticado e que permite alterações ao longo do tempo por meio de acessórios. Inclusive, o mobiliário provençal é sinônimo de luxo, assim como peças e materiais que promovem conforto. 

Então, agora que você sabe como decorar um quarto de luxo em seu novo lar, já pode colocar nossas dicas em prática. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de especialistas, como um arquiteto ou designer de interiores. Afinal, eles possuem maior conhecimento e experiência, podendo criar um projeto que uma luxo, sofisticação, praticidade e beleza em um só lugar

Comentários estão fechados.