Veja dicas de como usar a cortina infantil no cantinho do seu pequeno

A cortina infantil não pode ser esquecida, pois é um item decorativo de extrema importância para o ambiente, justamente por fornecer uma decoração alegre, agradável e trazer calmaria ao cômodo.

Além disso, os pais precisam tomar muitos cuidados antes mesmo de pensarem em fazer a escolha da cortina, pois tecidos longos podem causar acidentes indesejados com as crianças.

O que analisar na escolha de cortina infantil?

Os quartos infantis exigem que os pais tenham maior observação quanto à escolha dos tecidos, pois bebês pequenos precisam estar seguros dentro do quarto, a fim de não se machucarem.

Dessa maneira, os pais devem escolher com calma a cortina infantil, de modo a deixar o ambiente bonito, mas protegido.

Segurança

O primeiro e mais importante passo é observar a segurança do ambiente, que exige uma cortina não muito longa, pois estes materiais se chegarem ao chão podem reunir poeira e fazer com que o bebê fique gripado.

Além disso, tenha cuidado ao escolher a cortina para quartos infantis, pois se você esquecer ou achar interessante este item decorativo com medidas muito longas, pode acarretar acidentes no futuro.

Nunca esqueça que seu bebê começará a engatinhar, e eles se seguram em qualquer objeto para ficarem de pé. Significa que se for longa, eles podem escorregar, cair e se ferirem.

Luminosidade

Os quartos infantis exigem que a cortina seja feita especialmente para bloquear a luminosidade causada pelo dia, porque os bebês nos primeiros meses de vida, necessitam dormir por um tempo maior e a claridade não auxilia neste processo.

Caso você não tenha uma veneziana que trabalhe para bloquear a luz externa, porque não investir em cortinas blackouts? A sua função é praticamente a mesma, porém, faz com que o ambiente não receba nenhuma luminosidade externa.

Cores e Estampas

A partir do momento em que você descobre a gravidez e inicia o planejamento do quartinho, é interessante fazer escolhas corretas.

Dentre elas, tons neutras e pouco chamativos são excelentes escolhas para tornar os quartos infantis mais agradáveis, com estampas de ursinhos, bolinhas ou desenhos pouco exagerados.

Instalação

Nos quartos infantis é mais adequado escolher pelo varão, a fim de trazer ao cômodo praticidade. Isto tornará a colocação e remoção mais práticos, e você não terá dificuldades em retirar para lavar, tampouco recolocar no local correto.

Tecido

O algodão é a melhor escolha de cortina para quartos infantis, pois é natural, leve, possui uma secagem rápida e fornece a mãe e bebê uma sensação de aconchego.

Além disso, nos quartinhos dos pequenos, é interessante que a lavagem das cortinas sejam feitas com frequência, a fim de evitar que microrganismos se acumulem no tecido.

Medidas

O comprimento das cortinas de quartos infantis precisam possuir entre 1,40 a 1,80 metros, e que preferencialmente sejam de tecidos mais grosso que os que usamos em janelas da sala de estar. Lembre-se que o quartinho não pode conter um tecido muito longo, por medidas de segurança.

Dicas de decoração de quartos infantis para cortinas

Para os quartos infantis, você precisa ter uma atenção redobrada quanto a decoração das cortinas, pois são elas que dão um toque especial para o ambiente.

Inclusive, elas precisam combinar com a estética do quarto, a fim de fazer com que você e seu bebê se sintam confortáveis com o cômodo no dia a dia.

Tonalidade

Os quartos infantis combinam, literalmente, com qualquer coloração que você ache interessante, desde as alaranjadas, rosadas, avermelhadas ou azuladas.

No entanto, se você estiver em busca de tons neutros, o bege, cinza e branco são excelentes escolhas para colocar de cortina infantil no quarto de seu filho.

Tema

Não se esqueça que para tornar o ambiente o mais alegre possível, é necessária uma cortina com temas para quartos infantis.

Balões, estrelas, folhagens, ursinhos ou um tema de dinossauros pode ser a escolha interessante para o ambiente, caso você queira um diferencial para fugir da neutralidade.

Onde encontrar excelentes opções de cortinas infantis?

É interessante você escolher a cortina infantil em sites especializados que vendam este tipo de produto, mas com qualidade e bons preços.

Há diferentes sites pela internet que promovem a venda das cortinas, e isto possibilita escolher cores diferentes e modelos mais originais dos que visualizou pelas lojas físicas.

Veja também Estante: Como Escolher O Modelo Ideal Para Seu Novo Imóvel?

Comentários estão fechados.