Economize nas compras de fim de ano com estas dicas

Economize nas compras de fim de ano com estas dicas

As festas de fim de ano estão chegando. Este é o momento de celebrar, fazer compras e, é claro, buscar por mais descontos para presentear a si mesmo ou a todos aqueles amigos e familiares especiais.

Entretanto, com tantos anúncios e oportunidades, às vezes, fica difícil saber a forma correta de economizar nas compras. Com planejamento, organização e boas dicas, porém, dá para economizar bastante. Separamos algumas sugestões para te ajudar nessa missão. Confira.

Black Friday

A Black Friday já é considerada a maior data comemorativa de descontos do ano no Brasil. Apesar de ter seu conceito e modelo importados dos Estados Unidos, de onde ela surgiu, a sexta-feira de promoções têm grande adesão no varejo de nosso país.

Mesmo acontecendo um mês antes do Natal e um pouco mais distante do Réveillon, quem quer economizar nas compras de fim de ano pode ser organizar para esta data. Em 2020, ela acontece no dia 27 de novembro. Por aqui, ela é especialmente interessante para quem quer comprar eletrônicos, como as TVs e os celulares.

Vale lembrar que a Black Friday estadunidense não é a única data de ofertas do mês de novembro. No dia 11, duas semanas antes, acontece o que ficou conhecido por aqui como a Black Friday chinesa que, na verdade, celebra o Dia dos Solteiros. Apesar da menor adesão no país, este é um momento excelente para comprar.

Saldão pós-Natal

Quem for menos apegado à data comemorativa ou quiser focar nas compras para o Ano Novo pode aproveitar a semana entre o Natal e o Réveillon para fazer compras. É muito comum que lojas de todos os setores façam promoções nesse período, uma vez que o volume de vendas é bem menor.

Pesquisa

Quem quer economizar, não deve abrir mão de uma boa pesquisa. O advento da internet e a sua posterior popularização ajudam bastante nisso. Uma forma bem simples de aplicar essa dica é utilizar essa ferramenta na hora da busca pelos menores preços.

Praticamente, todas as lojas on-line têm um filtro de busca por preço. Sem contar que ferramentas de pesquisa, como o Google e o Yahoo, têm uma aba de compras, que pode te auxiliar a comparar o preço de um mesmo produto, de qualquer setor, em diferentes lojas.

Internet

Não são só as pesquisas que podem ser feitas pela internet: comprar pela rede mundial de computadores também pode ser uma ótima estratégia de economia. Não são raras as vezes em que encontramos produtos bem mais baratos on-line que nas lojas físicas, mesmo considerando o frete.

Contudo, a dica é organizar-se com antecedência, pois, o produto vai demorar alguns dias para chegar em sua casa. Outro fator a ser considerado é a reputação da loja. Todos queremos economizar, mas devemos desconfiar de promoções muito irreais, principalmente, de estabelecimentos desconhecidos.

Feira do seu bairro

As ceias, tanto do Natal, quanto do Ano Novo, também são parte essencial dos rituais de fim de ano. Este é o momento de comer bastante, rodeado de quem é importante para nós. Então, saiba que os gastos com o banquete também podem ser reduzidos com algum planejamento.

Uma dica superválida é comprar as frutas e os vegetais para o preparo da ceia na feira do seu bairro. As chances são de que, por lá, os produtos estarão mais em conta, frescos e, em muitos casos, até orgânicos.

Organização

Promoções são sempre tentadoras, mas quem não se organiza pode acabar comprando o que não precisa e deixando o orçamento apertado para os itens realmente necessários ou mais desejados. Por isso, organize-se, planeje e entenda o que você quer comprar.

Defina algumas prioridades de compras e execute-as antes, utilizando as outras dicas desta lista. Se você seguir todas elas para comprar o que foi definido de antemão, as chances são de que sobre dinheiro e você consiga aproveitar o montante restante para outros objetivos.