Este vídeo mostrando ucranianos ajoelhados enquanto um comboio passa foi filmado antes da guerra atual

Este vídeo mostrando ucranianos ajoelhados enquanto um comboio passa foi filmado antes da guerra atual

Dezenas de milhares de pessoas assistiram a um vídeo postado no Facebook que supostamente mostra ucranianos ajoelhados enquanto um comboio carrega relíquias religiosas pelas ruas de Kiev até um bunker. No entanto, este vídeo é na verdade de vários anos atrás e mostra uma procissão fúnebre para soldados mortos em outra parte da Ucrânia.

Se você tiver apenas um minuto

  • Um vídeo está circulando online que as pessoas afirmam mostrar um comboio carregando relíquias religiosas da Catedral de Kiev para um bunker enquanto os combates entre os exércitos russo e ucraniano aumentam.
  • No entanto, acontece que este vídeo foi filmado em 2015.
  • O vídeo foi filmado na Oblast de Lviv, ou região, a mais de 500 quilômetros de Kiev, e provavelmente mostra uma procissão fúnebre para soldados mortos.

A verificação em detalhes

Uma postagem no Facebook em espanhol com o vídeo obteve mais de 11.000 visualizações. Outro post em inglês com o mesmo vídeo obteve mais 4.000 visualizações e o vídeo foi compartilhado pelo menos 3.000 vezes no Twitter. O vídeo mostra uma procissão composta por três veículos movendo-se lentamente. Um dos veículos está coberto com uma bandeira ucraniana. Várias centenas de pessoas podem ser vistas ajoelhadas enquanto o comboio passa.

As legendas no vídeo afirmam que o comboio estava transportando relíquias religiosas, incluindo um crucifixo da Catedral de Kiev, para um bunker seguro, à medida que a pressão aumenta na capital ucraniana. Atualmente, combates mortais entre os exércitos russo e ucraniano estão ocorrendo em seus subúrbios.

Este é um exemplo de post, em espanhol, com o vídeo. “O crucifixo da Catedral de Kiev trazido para um bunker, é a primeira vez que isso acontece desde a Segunda Guerra Mundial”, diz a legenda. © Facebook

Por que é falso

Corremos este vídeo através do plugin InVid WeVerify e descobrimos que o vídeo foi filmado em 2015 ou até antes. Conseguimos estabelecer isso porque descobrimos que o mesmo vídeo havia sido postado em 20 de abril de 2015 no RuTube, a versão russa do YouTube.

Você pode ver o mesmo caminhão em ambos os vídeos. À esquerda está o vídeo que as pessoas alegaram mostrar um comboio carregando relíquias religiosas. O vídeo à direita, que é mais longo, mostra o mesmo comboio, mas nesta versão também é possível ver um caixão.
Você pode ver o mesmo caminhão em ambos os vídeos. À esquerda está o vídeo que as pessoas alegaram mostrar um comboio carregando relíquias religiosas. O vídeo à direita, que é mais longo, mostra o mesmo comboio, mas nesta versão também é possível ver um caixão. © RuTube

No início da versão do vídeo no RuTube, que é mais longa, você pode ver placas escritas em ucraniano que dizem Stryi e Drohobych, que são duas cidades no Oblast de Lviv, no oeste da Ucrânia. A equipe FRANCE 24 Observers não conseguiu confirmar o local exato onde o vídeo foi filmado.

As placas à direita nesta foto apresentam os nomes de Stryi e Drohobych, duas cidades localizadas no Oblast de Lviv, no oeste da Ucrânia.
As placas à direita nesta foto apresentam os nomes de Stryi e Drohobych, duas cidades localizadas no Oblast de Lviv, no oeste da Ucrânia. © RuTube

“Como os ucranianos se tornam heróis ciborgues”, diz a legenda do vídeo postado no RuTube em 2015. O termo “ciborgue” refere-se a soldados ucranianos que participaram da defesa do Aeroporto Internacional de Donetsk durante a guerra no leste da Ucrânia.

“Glória aos heróis ucranianos, morte aos ocupantes russos”, diz o texto no final do vídeo. Blogs ucranianos que compartilharam o vídeo, como o abaixo, apresentam pessoas que dizem que se ajoelharam porque queriam homenagear todos os soldados mortos.

“Glória aos heróis da Ucrânia. Morte aos ocupantes russos”, diz a mensagem em russo no final do vídeo.
“Glória aos heróis da Ucrânia. Morte aos ocupantes russos”, diz a mensagem em russo no final do vídeo. © RuTube

No final do vídeo você pode ver um caixão, o que torna provável que o comboio seja na verdade um cortejo fúnebre e não transporte relíquias da Catedral de Kiev.

Uma captura de tela do vídeo completo mostrando um comboio e pessoas transportando um caixão.
Uma captura de tela do vídeo completo mostrando um comboio e pessoas transportando um caixão. © RuTube
Compartilhar