Looks monocromáticos: como compor e combinar sem errar na produção

Compor um look nem sempre é um trabalho fácil. Quando desejamos ser estilosos pensamos em diversas possibilidades. É também possível criar modelos com aquilo que já existe, ideias de estilistas e profissionais da moda que facilitam e melhoram o processo de se vestir para determinadas ocasiões.

Porém, para quem busca criar um look completo, é interessante se basear em algo mais extenso. Nesse caso, recomendamos bastante o uso de looks monocromáticos. 

É uma forma de deixar seu visual único e cheio de estilo. O visual monocromático é cheio de personalidade!

Bem, mas antes de tudo é importante conhecer um pouco mais sobre o estilo. Como é algo que exige certo preparo para desenvolver, fica claro a necessidade de elaborar um estudo mais aprofundado sobre esse estilo tão único. Vamos ver, agora, os principais pontos.

O que são looks monocromáticos

Quando você pensa em looks monocromáticos o que vem à mente? Bem, se já sabe o significado de “mono” provavelmente já possui uma certa chave para entender mais sobre o estilo. 

No entanto, não pense naquele conjunto todo preto, looks monocromáticos podem e possuem diversas cores, inclusive encontramos muitas roupas de grife em tons monocromáticos. 

Também fuja da ideia de que podem ficar “cafona” ou “brega” os utilizando. A não muito tempo as pessoas acreditavam nisso, porém, com o desenvolvimento da moda vários fatores tornaram mais simples conseguir combinações perfeitas.

Apesar dos looks monocromáticos levarem em conta bastante a cor, é também possível criar algo diferente e chamativo mudando apenas as texturas. Na verdade, não é complicado criar algo personalizado com esse visual. 

Vamos ver agora como fazer!

Compondo os melhores looks

Para compor os melhores looks é fundamental saber aquilo que você gosta. Pense que, apesar das cores iguais, você também pode contar com texturas e tecidos diferentes. 

Além disso, apesar do nome “monocromático” remeter ao uso de apenas uma cor, os tons podem ser diferentes.

De toda forma, é algo bem abrangente que é considerado ponto fundamental na construção e combinação das peças. Tons de amarelo, verde e azul são aqueles mais chamativos e comuns, mas acredite, nesse caso sua imaginação que decide!

Agora vamos ver como trabalhar bem com os visuais monocromáticos.

Utilize bem as texturas

As texturas enriquecem o visual de uma forma bem direta. Isso também cria um pequeno contraste entre o uso de uma mesma cor, criando dimensão para a combinação. Texturas diferentes e cores iguais, essa é uma aposta eficiente para um visual personalizado.

Sendo assim, o uso de tecidos como o couro, lã ou o linho são interessantes e criam efeitos bem diferentes. Ao final, é uma jogada bem interessante, já que no dia a dia podemos aproveitar ao máximo essa troca de tecido, até mesmo para combinações que utilizam o mesmo tom!

Utilize bem os tons

Um dos medos que temos no momento de se vestir é se a combinação de cores é falha. No monocromático temos o uso de uma mesma cor, no entanto, outra preocupação surge: “Utilizar a mesma cor demais é um problema?”

Bem, com certeza é algo para lidar bem. Sabemos que as mesmas cores podem causar um visual pesado, por esse motivo quando falamos desse estilo associamos também tons diferentes. Um amarelo mais claro, outro mais escuro, um azul marinho com um azul cobalto… 

Dessa forma, você consegue fugir do padrão e deixar o visual mais leve. Além disso, pode aliar essa mudança nos tons com as texturas e com outros pontos que falaremos a seguir!

As estampas podem transformar

As estampas são importantes em quase todos os visuais. Imaginando a quantidade de pessoas que utilizam elas em visuais diversificados, fica fácil criar uma boa relação com elas.

Em looks monocromáticos são ainda mais importantes. Elas podem ser da mesma cor ou ainda demonstrar tons diferentes. É uma forma de deixar seu visual mais rico e elaborado, porém, não exagere!

Esse e outros fatores podem fazer com que tenha um visual mais completo, vamos ver mais dois deles!

Minha pele

Atualmente esse não é um dos fatores mais importantes. O tom da pele se tornou menos importante, já que existem várias combinações que podem se adequar facilmente. 

No entanto, esse é um fator que está ligado ao seu gosto pessoal, aquilo que acredita que combina mais com você.

Apesar de não ser a maior consideração, vale a pena colocar ele na lista de prioridades na hora de compor e combinar looks monocromáticos. 

Acessórios ajudam!

Com certeza os acessórios são importantes! Apesar de não serem tão utilizados em looks monocromáticos ou de não fazer parte do “mono”, sabemos que eles compõem o look de maneira mais abrangente. 

Sim, acessórios podem combinar com o look no geral, mas é necessário atenção, já que há uma necessidade de adequação perfeita. 

É claro, você não precisa combinar tudo, mas é interessante criar algo bem diferente! Espero que tenha gostado, até a próxima. 

 

Você sabe Como usar vestidos em dias frios? 5 opções de looks

 

Comentários estão fechados.