O que é profissional de TI?

O que é profissional de TI?

Muito se fala a respeito da área de TI, mas você sabe o que de fato é esse profissional, o que ele faz ou mesmo qual é a média salarial? Nos últimos tempos, esse tem sido um dos setores de maior ascensão no Brasil, haja vista a crescente onda tecnológica.

A cada ano que passa, a tecnologia tem estado ainda mais presente em todos os âmbitos e setores. Dentro desse contexto, tem feito com que as pessoas se tornem mais dependentes, haja vista que se trata de algo útil para o dia a dia.

Por isso, cada vez mais pessoas têm se questionado sobre o que é profissional de TI. Inclusive, até mesmo dentro das empresas a tecnologia tem se tornado mais presente, sendo capaz de otimizar e facilitar alguns processos.

Não é à toa que muitos consideram a área de TI como sendo uma das mais fortes e com alta capacidade de gerar resultados. Por conta disso, cada vez mais as empresas vêm buscando profissionais para poder gerir a área da tecnologia.

Mas quais são as obrigações ou responsabilidades de um profissional de TI? Para entender todas as características desse profissional, é só conferir os tópicos seguintes.

O que é TI?

TI nada mais é que a sigla para “Tecnologia da Informação”. Trata-se de um termo bem amplo, uma vez que se refere a uma série de soluções e atividades tecnológicas, a qual envolve desde banco de dados, hardwares, softwares e redes.

O principal objetivo dessa área é utilizar de todos os recursos digitais e tecnológicos para facilitar alguns acessos, gerenciar informações e fazer análises. Ou seja, nada mais é que um setor que visa ajudar pessoas e empresas a trabalhar seus dados, bem como otimizar alguns processos.

E, por mais que hoje seja fácil reconhecer a sua importância, nem sempre foi assim. Na verdade, o profissional de TI se tornou relevante apenas na década de 60, que foi quando as questões de processamento de dados se tornaram uma questão para as corporações.

Naquela época, a tecnologia era mais comum para os sistemas de controle operacionais, como a folha de pagamento, gestão de estoque, contabilidade etc. Mas, à medida que o tempo passou, os avanços fizeram com que novos recursos, mais modernos, viessem à tona.

Isso quer dizer que a área de TI passou a ser mais bem estruturada, se tornando além da questão puramente operacional, mas estando mais presente na tomada de decisões. Tanto que, nos dias de hoje, não se vê uma empresa bem estruturada sem que ela tenha um setor de TI.

Quais são as funções de um profissional de TI?

O principal intuito do profissional de TI é fazer a gerência de informações de uma determinada empresa. Para tanto, é necessário distribuir em redes de computadores. O seu processamento, então, acontece por intermédio de hardwares e softwares.

Há alguns anos, era comum associar a imagem desse profissional a algum problema técnico de impressoras, computadores e outros dispositivos digitais. Mas, nos dias de hoje, as funções desse profissional vão muito mais além.

E isso acontece porque, além dessas questões, ele também é capaz de desenvolver estratégias competitivas para as empresas. Abaixo, iremos falar sobre algumas áreas e funções de TI.

  • Suporte técnico: de todas, essa é a área mais conhecida dentro do TI. Nesse caso, o profissional atua como um responsável para tratar problemas técnicos de cunho tecnológico, como falhas em impressoras etc.;
  • Programação: nesse caso, é quando o profissional de TI atua desenvolvendo ou fazendo manutenções dos softwares, por exemplo. Em alguns casos, é preciso ter um certificado ITIL para atuar em algumas empresas;
  • Desenvolvimento de e-commerce: trata-se da área profissional em que o TI se responsabiliza por desenvolver um sistema de loja virtual, sempre prezando pela boa experiência do usuário;
  • Segurança: o foco dessa área é tratar questões de segurança em todo o território tecnológico. Sendo assim, deve-se procurar evitar ataques cibernéticos, monitorando tentativas de invasão;
  • Administração de banco de dados: nesse caso, é quando o profissional de TI tem que gerenciar e monitorar os dados importantes de uma empresa.

Como é o mercado de trabalho da TI?

Como você pôde notar pelo tópico anterior, o profissional de TI é capaz de atuar em diversas áreas. Sendo assim, é de se imaginar que o mercado é bastante amplo, desde que se faça as devidas certificações.

Fora isso, ainda precisamos destacar que a área de TI está em constante evolução, uma vez que a tecnologia está a todo vapor, mesmo em períodos de crise. Mas, como têm se notado essa questão, cada vez mais se vê pessoas enveredando para essa área.

Por isso, se você quer ter destaque dentro do mercado empresarial, é indispensável que você procure se capacitar, até mesmo para obter salários mais atrativos e cargos de maior relevância. Afinal, esse profissional pode atuar em diversos setores.

Desde a área financeira até o ramo da saúde, por exemplo. E isso se dá porque, nos dias de hoje, qualquer empresa, de qualquer segmento, precisa de um setor de TI. Assim, você pode ocupar desde o cargo de consultor até o de diretor, por exemplo.

Inclusive, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020, chegou-se à conclusão de que a área de TI foi uma das mais bem remuneradas do ano de 2019. Por isso, para quem quer prospectar, essa é uma área em grande ascensão.

Conteúdo anterior deste autor: Melhor impressora para escritório: 5 pontos que devem ser observados na hora da compra

Compartilhar