O que é um visto de imigrante? – Definição, quem pode tirar e onde tirar!

O que é um visto de imigrante? Como funciona um visto de imigrante? Que tipo de pessoa pode solicitar esse tipo de documento? O visto é obrigatório para todo e qualquer tipo de viagem ao exterior? Quanto custa para conseguir um visto? Onde o visto de estudante é solicitado? Qual a idade mínima para o visto?

Conseguir um visto é há muito tempo um verdadeiro sonho para muitas pessoas. Isso acontece porque o visto lhe traz a possibilidade de entrar em um país por tempo determinado, auxiliando quem busca maneiras de conseguir um emprego que pague melhor, seja em euro ou então com o próprio dólar.

O país mais desejado para se conseguir um visto é, sem dúvidas, os Estados Unidos da América. Apesar de o país estar passando por grande recessão econômica e aumento substancial de sua inflação, continua possuindo a moeda mais forte do mundo e cinco vezes valorizada sobre o nosso real.

Dessa forma, são muitos os brasileiros que buscam maneiras de imigrar e ficar por lá, por tempo indeterminado. Mas, como bem sabemos, não é assim que funciona, já que os documentos que possibilitam sua chegada aos EUA, ou seja, os vistos, são difíceis de serem conseguidos e possuem prazo de validade.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos justamente explicar a você o que é um visto de imigrante e de que maneira você pode solicitá-lo. Assim, se você busca maiores informações sobre esse documento importante, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber mais. Vamos lá, leia com a gente!

O que é um visto de imigrante?

Afinal, o que é um visto de imigrante? Um visto de imigrante é uma denominação usada para o visto, independentemente do tipo que ele seja. Dessa forma, podemos afirmar que todos os vistos existentes são de imigrante, já que os moradores locais do país, ou seja, cidadãos norte-americanos nos EUA, irlandeses na Irlanda, etc., não precisam deste documento.

O visto é um documento que atesta que você está dentro do que a Lei do país exige. Se você foi a trabalho, então precisa de um visto de trabalho, se você foi a passeio, precisa de um visto de turista, se foi a estudos, precisa de um visto de estudante, e assim por diante, sendo esses os três principais tipos de vistos, que ainda possuem suas subcategorias.

Portanto, em suma, o visto de imigrante nada mais é do que uma “identidade” que contém seus dados pessoais como nome completo, nacionalidade, CPF, etc., além da data máxima que você possui para ficar no país que está visitando, seja os EUA, a Irlanda ou qualquer outro país que solicite esse tipo de documento.

Todos os países pedem visto de imigrante?

Sim, a grande maioria pelo menos. Raramente um país vai lhe aceitar em seu território sem um documento que aprove sua autorização de entrada como o visto. A diferença é que alguns países possuem a entrevista do visto mais facilitada do que outros, como em comparação com países europeus e os EUA.

Como os EUA sabem que possuem uma economia forte e uma moeda melhor do que muitas outras, naturalmente se protegem de pessoas que desejam entrar no país para trabalhar e colocar o dólar para fora de sua economia interna, dificultando todo o processo de retirada de visto. Por outro lado, se quando falamos de países europeus, todos os procedimentos são mais leves e fáceis de serem “burlados” se assim podemos dizer.

Como tirar um visto de imigrante?

Já sabemos o que é um visto de imigrante, mas e como consegui-lo? Na embaixada do país anfitrião em seu próprio país. Siga o passo a passo abaixo do exemplo de como tirar um visto de imigrante para os EUA:

  • Entre no site oficial da embaixada norte-americana no Brasil;
  • Em seguida, marque uma entrevista para retirada de seu visto;
  • Leve toda a sua documentação junto, conforme pede o próprio site;
  • Compareça a entrevista do visto em dia e horário marcados;
  • Aguarde pelo resultado;
  • Caso seja aprovado, o seu visto será fornecido na embaixada onde fez a entrevista em até 90 dias.

Viu como é simples? O mais difícil realmente é conseguir passar na entrevista. Para isso, recomendamos que busque ajuda de pessoas brasileiras que já conseguiram e usaram de técnicas especiais para convencer o entrevistador.

Quem pode tirar um visto de imigrante?

E quem pode tirar um visto de imigrante? Qualquer pessoa que esteja com o nome limpo com a justiça e com a Receita Federal, e claro, que tenha mais de 18 anos de idade. Além disso, é necessário ler sobre os requisitos que cada país exige, afinal, a Lei nunca será a mesma entre países distintos.

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor o que é um visto de imigrante. Caso ainda possua alguma dúvida, basta comentar abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!

Comentários estão fechados.