Vai viajar? O que vestir em cada local do Brasil?

Visitando os estados do Brasil? Ou talvez você esteja se preparando para se mudar para um novo lugar?

Bem, aqui estão alguns conselhos sobre o que levar na mala para você ficar confortável e não parecer muito com uma turista quando chegar no seu novo local.

Tenha em mente que o país é enorme, e há muita variação regional tanto no clima quanto no estilo. Nos centros urbanos, por exemplo, é comum que as pessoas adotem um estilo mais urbano e moderno, enquanto para as pessoas do interior do país, o estilo costuma ser mais colorido.

O que vestir no Rio de Janeiro

O Rio é uma das cidades mais famosas do Brasil. Você pode deixar a camisa havaiana e a bermuda cargo em casa.

O Rio é conhecido por suas famosas praias, florestas, paisagens naturais deslumbrantes e, claro, por seu clima quente e ensolarado. O estilo reflete em grande parte isso: trata-se de roupas casuais e arejadas, bonitas e sensuais.

Moda masculina no Rio

Para os homens, bermuda,  camisas listradas e chinelos são sempre uma boa pedida para suas atividades cotidianas e para explorar a cidade. Esta é uma roupa muito comum entre cariocas

Se você vai sair à noite, você não pode errar com jeans de cor escura, uma camiseta elegante ou camisa limpa e sapatos pretos ou brancos.

Moda Feminina no Rio

Cores vibrantes e alegres são características dos trajes tipicamente usados ​​por cariocas. Você vai se encaixar em estampas tropicais, bolinhas, listras vibrantes e formas assimétricas.

Vestidos de verão curtos e saias longas são itens básicos do armário, junto com sandálias ou tênis. Você encontrará moradores indo direto da praia para almoçar ou beber, então não se esqueça de levar um vestido leve ou uma camiseta folgada com shorts para cobrir – os biquínis são apenas para a praia.

E, claro, acessórios! Use uma bolsa grande, coloque algumas jóias ousadas e não esqueça seus óculos de sol.

O que vestir em São Paulo

São Paulo é a capital empresarial do Brasil.

Ao contrário do Rio, São Paulo não é uma cidade de cores vibrantes ou praias. As paisagens são formadas por arquitetura deslumbrante, arte urbana vibrante, vida noturna agitada – às vezes caótica – e restaurantes fantásticos.

Sendo um centro financeiro, você verá muitas pessoas em trajes de negócios: ternos, gravatas e sapatos. Mas há muitas opções mais casuais para os visitantes que não vão fazer você parecer fora do lugar.

Moda masculina em São Paulo

Os homens que não viajam a negócios podem optar por calças jogger ou jeans para as atividades do dia a dia, com camisetas divertidas e jaquetas leves. O moletom casual também é um item indispensável de qualquer armário paulistano e é comumente usado em dias frios.

Moda Feminina em São Paulo

Para as mulheres, o jeans costuma ser o centro das atenções, junto com uma blusa confortável e estilosa, ou uma camiseta divertida. Se estiver frio, vá com um belo blazer ou até mesmo uma jaqueta de couro.

O que vestir no Nordeste

O Nordeste do Brasil é uma região com muitos estados conhecidos por sua música e rica cultura. E ser quente! É famosa por ter a maioria – e as melhores – praias do país.

Se você estiver viajando para cidades como Recife, Fortaleza ou João Pessoa, você definitivamente deve trazer muitas roupas leves e sapatos confortáveis ​​– quando você não estiver na praia, você pode estar explorando as ruas coloniais ou dançando ao ritmo tradicional nordestino. forró.

Moda Masculina no Nordeste do Brasil

No Nordeste, você pode reutilizar as dicas de moda que demos sobre o Rio de Janeiro. Como a região é repleta de praias de areia branca e belas paisagens naturais, os homens locais optam por roupas leves, coloridas e confortáveis.

Nas cidades, como no Rio, você verá os moradores muitas vezes optando por um visual um pouco mais chique, mesmo usando tecidos mais leves e arejados.

Não recomendamos jeans ou calças compridas – você ficará desconfortavelmente quente. Se for para a praia ou apenas passear pelas ruas, opte por calções de praia e camisetas leves com sandálias ou chinelos.

Se você for a um restaurante, escolha shorts mais sofisticados com sapatos casuais e talvez uma camisa polo. 

Moda Feminina no Nordeste do Brasil

As mulheres desta região do Brasil quase nunca usam calças compridas durante o dia, embora você veja mulheres de jeans ou calças em festas ou eventos à noite quando está mais fresco.

Durante o dia, você verá mulheres usando vestidos longos ou curtos, com estampas e cores variadas. Minissaias e blusas leves também são muito populares nessas áreas e podem ser usadas com tênis branco e salto baixo ou médio.

Jaquetas geralmente não são usadas nesta região do Brasil durante o dia – elas atraem olhares confusos nas ruas. (Você não vai querer usar um de qualquer maneira.) Mas à noite, as jaquetas de couro podem ser uma adição elegante à sua roupa quando você sai.

O que vestir no Sul

O sul do Brasil é a região abaixo de São Paulo, e que faz fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai. As principais cidades desta região incluem Curitiba e Florianópolis. Em termos de clima, é muito mais frio que o resto do Brasil.

Como resultado, as pessoas nessas regiões costumam usar roupas com tecidos mais pesados ​​e cores vivas são menos comuns. Curitiba em particular geralmente é um pouco mais conservadora quando se trata de sua cultura e roupas, e mesmo em climas mais quentes, o código de vestimenta tende a se inclinar para estilos menos chamativos.

Tenha sempre à mão algo mais quentinho – uma jaqueta ou suéter leve – caso esfrie no meio do dia!

Moda Masculina no Sul do Brasil

Jeans e calças junto com camisas de manga curta ou longa e blazer ou camisas xadrez, são boas opções para as cidades do Sul.

Mas não se esqueça de levar também algumas peças leves, como shorts e camisetas, para curtir os dias de calor e também as praias dessa região (Florianópolis, em especial, tem várias praias muito bonitas).

E lembre-se: traga um suéter ou até mesmo uma capa de chuva leve – só para garantir!

Moda Feminina no Sul do Brasil

Nessa região, as mulheres costumam usar roupas com estampas mais discretas do que nas regiões mais quentes do país. Saias e meias também são comuns, muitas vezes usadas com botas curtas ou tênis.

Em dias mais frios, muitas vezes você verá mulheres usando lenços, chapéus e luvas. Nos dias mais quentes, você verá roupas com tecidos mais leves como nas regiões mais ao norte.

Imagem via Pinterest Marceli Paulino

Use a moda como agregador para conhecer novas culturas

Agora que você conhece o básico, você deve ser capaz de se misturar com os habitantes locais. Resta curtir a cultura e a música brasileira… e a comida!

Artigo Anterior Como escolher eletrodomésticos?

Compartilhar
Sair da versão mobile