Mesmo compreendendo sobre a importância de prestar sempre um bom atendimento ao cliente, ainda é ouvido diversas reclamações de muitas empresas. Com isso, é fundamental compreender como ser um bom balconista.
Como ser um bom profissional? Como ser um bom balconista? Neste artigo você vai descobrir.
Muitas vezes, as primeiras impressões são feitas, e isso vale também quando se fala em ótimo atendimento, onde a forma como sua empresa atende os clientes acaba sendo o ponto chave que define a imagem que você e os outros terão a marca da farmácia. Por conta disso, indicamos que você faça um curso de capacitação, o Curso de Balconista de Farmácia.
Assim, é válido dizer que os departamentos da empresa existem algumas estratégias eficazes que acabam por conduzir a uma taxa de sucesso cada vez maior na concretização dos objetivos. Tudo graças ao bom serviço.
6 passos para ser um bom atendente
Se você quer aprender a ser um ótimo balconista, esses passos que mostraremos a seguir são uma estratégia bem executada e pode entregar valor exponencial, pois lida diretamente com a satisfação do cliente.
Além disso, vale lembrar que o atendimento ao cliente entrou em uma nova era, pois vivemos a era das redes sociais os clientes assumem uma gama completa de papéis nunca antes vistos no relacionamento de uma empresa com o cliente.
Então, dê uma olhada nos passos abaixo para aprender a ser um ótimo balconista e manter sua empresa de pé em qualquer situação.
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Bondade e compaixão
O primeiro passo é que o atendente sempre tente ser gentil com o cliente, pois gentileza sempre produz mais gentileza e transmite muita confiança.
Por isso, uma das características que os agentes devem ter em mente é sempre cultivar a simpatia e empatia, que geralmente começa com uma atitude educada em relação às questões ou questões levantadas pelos clientes.
Os atendimentos eletrônicos já são um estereótipo de atendimento ao cliente no momento, e você deve sempre tentar evitar isso no atendimento presencial.
Com isso, teste a prontidão do balconista, tente ser um cliente fantasma, ligue para a loja e se identifique como outra pessoa.
Ao fazer isso, você perceberá rapidamente se os resultados são satisfatórios, além de saber o que pode ser melhorado no processo de treinamento de seus colaboradores.
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Forneça um serviço rápido e atencioso
Para ser um bom atendente, é interessante que você sempre seja capaz de servir com flexibilidade e ouvir seus clientes.
Normalmente, o atendente deve estar sempre bem treinado para poder atender rapidamente a quaisquer necessidades ou problemas. No entanto, correr para resolver um problema não deve ser o mesmo quando você precisa ouvir seus clientes.
Essa correria como mencionado acima não é a mesma por dois motivos, o primeiro é o fato de o balconista sempre deverá ser muito claro dentro do serviço apresentado; o segundo é o fato de o cliente precisar estar sempre bem servido com extrema grande dedicação.
No que diz respeito ao telefone, é importante sempre ouvir. Por isso, fazer perguntas e focar nas respostas é fundamental, pois os redirecionamentos devem sempre ser evitados sempre que possível, daí a importância de balconistas bem treinados.
O treinamento vem através de bons Cursos Online Grátis que diversas plataformas oferecem aos seus alunos.
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Solução rápida de problemas
Embora a rede social ocupe um lugar muito importante no dia-a-dia virtual, ter um meio de divulgação de reclamações sobre seus serviços, produtos e serviços é algo muito importante.
Portanto, o ideal é incluir a reclamação antes que ela comece. Para isso, você pode proteger a imagem da sua empresa bloqueando os problemas antes que eles realmente aconteçam.
Porém, caso isso aconteça, a principal dica é corrigi-lo o quanto antes, resolvendo o problema do cliente.
Porém, para resolver os possíveis problemas, é muito importante que a empresa ofereça aos funcionários os devidos conhecimentos necessários que eles devem ter para solucionar os devidos problemas.
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Fique perto de seus clientes
Para ser um bom atendente, você precisa acompanhar seus clientes em todas as etapas de sua jornada.
Como, por exemplo, se você acabou de resolver um problema, talvez seja necessário ligar para o cliente para ver se está tudo bem ou se ainda precisa de alguma ajuda.
Se você fizer uma venda, indicamos que você sempre busque conversar com o cliente com o objetivo de ver o que ele precisa, se saber se ele precisa de mais alguma coisa.
Apenas vender nunca será o suficiente. O atendimento pós venda faz parte do relacionamento com o cliente.
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Responda suas perguntas com clareza
É comum ver explicações mais complexas do que a própria pergunta em muitas entrevistas. Mesmo que você ainda saiba muito sobre um produto ou serviço, você deve sempre pensar como alguém que não sabe do que está falando.
Use sempre a clareza e busque sempre explicar da maneira mais fácil de compreender. Pois, quanto mais próxima for a sua linguagem com o cliente, mais você ganhará o favor dele. Imagine que você usa jargão técnico e o cliente está pensando em como tudo é confuso.
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Supere as expectativas na era da tecnologia
Explore o que o sistema de tickets oferece ao seu alcance: histórico do cliente, lembretes, comunicação, gerenciamento de prazos de resolução e muito mais.
Se você usar seus recursos corretamente, os clientes podem se surpreender com a eficiência, agilidade e entusiasmo com que resolvem os problemas. Você conquista clientes e ainda se destaca na sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
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