A maneira mais fácil de identificar e diagnosticar o motivo da dor é observar cuidadosamente onde você está se sentindo e de onde ela vem. Mais comumente, existem 3 áreas ao redor do cotovelo e do antebraço que apresentam dor:
1. Dor na parte externa (ou lateral) do cotovelo
A causa mais comum de dor na parte externa do cotovelo, no ambiente de uma mesa ou no trabalho com o computador, é o cotovelo do tenista.
Essa dor tende a piorar após um longo dia de uso repetitivo. Gradualmente começa com uma dor, mas pode se tornar muito aguda e aguda com o tempo. A dor tende a irradiar do cotovelo para a musculatura do antebraço.
Pode até se estender até o pulso. O cotovelo do tenista é causado por uma inflamação no tendão.
Todos os músculos que permitem estender os dedos e o pulso começam no mesmo local na parte externa do cotovelo.
Portanto, é fácil imaginar que com a digitação prolongada e extensão do punho e movimento dos dedos, esse local pode ficar inflamado.
O primeiro truque ergonômico para tratar o cotovelo do tenista é mudar a posição da mão e do pulso. Primeiro, tente realizar tarefas olhando para a palma da sua mão.
Se você está olhando para a palma da mão, está usando os músculos flexores em oposição aos músculos extensores. Assim, os músculos extensores têm uma pausa. Em segundo lugar, o trabalho repetitivo, como o trabalho com o mouse, pode ser realizado com um mouse vertical.
Isso pode fornecer algum alívio do uso excessivo crônico dos tendões extensores. Além disso, o uso de uma cinta de descanso noturno no pulso pode impedir que você estique e force os músculos extensores durante a noite.
2. Dor na parte interna (ou medial) do cotovelo
Existem duas causas comuns de dor na parte interna do cotovelo. A dor associada à dormência intermitente costuma ser uma das causas da compressão da palma da mão do nervo ulnar.
O nervo ulnar passa por um túnel estreito na parte interna do cotovelo. Quando o cotovelo é flexionado a 90 graus por longos períodos de tempo, isso pode levar ao desenvolvimento de dormência no dedo mínimo e no anular.
Associado a isso, essa dormência também pode estar irradiando dor no antebraço e nos dedos.
Além disso, a pressão direta na parte interna do cotovelo pode causar dor aguda e sintomas semelhantes aos de choque nos dedos, se o nervo já estiver irritado. Outra causa de dor na parte interna do cotovelo está associada à tendinite.
Os músculos que permitem flexionar o pulso e os dedos se originam na parte interna do cotovelo.
Muito uso repetitivo com flexão do punho e dos dedos pode causar inflamação no local. Se você está tendo sintomas “parecidos com os dos nervos”, o primeiro passo é avaliar a posição do seu cotovelo.
Manter o cotovelo com apenas um leve grau de flexão pode evitar uma tensão extra no nervo. Por exemplo, trabalhar com o mouse ou laptop longe do corpo manterá o cotovelo em uma posição mais reta.
Se você está trabalhando em locais apertados, muitas vezes se encontra com o cotovelo flexionado a 90 graus e, potencialmente, com pressão na parte interna do cotovelo.
É mais provável que isso irrite o nervo ulnar. Novamente, o uso de uma órtese no pulso à noite pode ser significativamente útil para diminuir alguns dos sintomas.
A cinta impede que você se flexione à noite e permite que os músculos flexores se recuperem. Então se você está trabalhando de home office, é sempre bom ter uma dessas cintas.
3. Dor nas costas (ou posterior) do cotovelo
Na parte de trás do cotovelo, você não tem muito acolchoamento de tecido mole antes de chegar ao osso.
A dor na parte posterior do cotovelo continua localizada diretamente sobre o osso. Se for diretamente sobre o osso, geralmente está associado a edema.
Como você não tem músculos ou tendões cobrindo a parte de trás do osso, esta é uma área que muitas vezes pode se encher com um pequeno saco de líquido se ficar irritada. Isso é chamado de bursite do olécrano.
Pode ocorrer sem nenhum traumatismo óbvio e pode ser bastante chocante, pois atinge o tamanho de uma bola de golfe ou mesmo uma bola de tênis na parte de trás do cotovelo. Existem 2 tipos de bursite do olécrano.
O primeiro é causado apenas por inflamação. O segundo é causado por infecção. Se você teve um trauma recente onde a pele foi rompida ou cortada e se a área está incrivelmente vermelha e quente, isso deve ser avaliado.
Se estiver apenas inchado sem aquecimento significativo, então é seguro tratar isso com uma leve embalagem de compressão. Isso pode ser na forma de uma manga de cotovelo ou um envoltório Ace.
É importante notar que não coloque a manga muito apertada para evitar o fluxo de sangue para o resto do braço.
A manga pediu para colocar pressão suave na área do fluido para que seja reabsorvido.
Conclusão
Se os sintomas persistirem ou se não se enquadrarem facilmente em uma das categorias, deixe as tarefas de lado e reserve um tempo para ir ao médico ou fazer uma consulta de telemedicina.
Hoje em dia, muitas clínicas e hospitais estão fazendo consultas diárias de telemedicina com médico das mãos, pulso, cotovelo e ombro para ajudar a orientá-lo com sua dor.