evite danos ao seu carro no posto –
A cena é comum para muitos motoristas. Você para no posto de gasolina, o frentista abastece o carro e, enquanto isso, você decide “dar uma calibrada” nos pneus. Parece simples, quase automático. Chuta um número, talvez 30 ou 32 libras, espera o apito da máquina e parte, certo?
Depois dessa tarefa, você acha que fez o dever de casa. Acredita que o carro está mais seguro e econômico. É uma sensação boa, de que tudo está em ordem, pronto para rodar na estrada ou na cidade sem preocupações.
Mas e se eu te contar que essa calibragem feita sem muito cuidado pode fazer seus pneus durarem bem menos do que deveriam? E se essa prática, que você faz automaticamente, estiver fazendo seu carro gastar mais combustível e, claro, colocando sua segurança em risco?
O primeiro erro comum é pensar que a pressão certa é um número fixo ou que está escrito na lateral do pneu. Na verdade, os números grandes no pneu mostram a pressão máxima que ele suporta, não a pressão ideal para o seu carro.
O “código secreto” sobre a calibragem correta está em outros lugares, que o fabricante deixou à mostra:
Na porta do motorista: Abra a porta e procure uma etiqueta ou adesivo na coluna. A pressão correta está lá.
Na tampa do tanque de combustível: Muitas vezes, ao abrir a portinhola, você encontrará essas informações.
- No manual do proprietário: O manual do carro é fundamental e sempre traz a calibragem ideal.
Preste atenção, pois pode haver duas informações: uma para o carro com poucos passageiros e outra para o carregado.
Agora, vamos falar do erro crucial: nunca calibre os pneus depois de ter rodado por muito tempo. O ideal é que eles estejam “frios”, ou seja, que você tenha dirigido no máximo uns 2 ou 3 quilômetros até o posto.
Por quê? A física explica. Quando o pneu esquenta, o ar dentro dele se expande e a pressão aumenta. Calibrar o pneu quente é um erro, pois a máquina vai indicar uma pressão mais alta do que a real. Assim, se você colocar 32 libras e o pneu esfriar, pode ficar em torno de 28 ou 29 libras, ou seja, murcho sem você saber.
Para não errar mais e garantir que seus pneus durem, siga este checklist fácil:
Frequência é tudo: Não espere o pneu parecer murcho. Crie o hábito de calibrar a cada 15 dias, sempre com os pneus frios.
O estepe também importa: O pneu reserva é muitas vezes esquecido. Calibre-o uma vez por mês, mas com uma pressão um pouco mais alta, entre 3 a 5 libras a mais que o recomendado. Assim, ele estará pronto na emergência.
- Nitrogênio ou ar comum? O nitrogênio é mais estável, mas não faz milagres. Melhor ter um pneu com ar comum na pressão certa do que um com nitrogênio na pressão errada. O importante é manter a calibragem indicada pelo fabricante.
Seguindo essas dicas, você garantirá uma direção mais segura e econômica.