14/03/2026
STE News»Insights»Cinco-zero por extenso: como escrever corretamente

Cinco-zero por extenso: como escrever corretamente

A forma certa de escrever 50 por extenso é cinquenta, com “qu”.

Cinquenta é um número que resulta da multiplicação de 5 (cinco) por 10 (dez), ou seja, 5 x 10 = 50. Também pode ser obtido pela soma de 40 (quarenta) mais 10 (dez), assim, 40 + 10 = 50. Sua origem é o latim quinquaginta, que explica porque escrevemos com “qu”.

Cinquenta ou cinqüenta?

Antes do Novo Acordo Ortográfico, que começou em 2009, escrevíamos “cinqüenta”, com o trema.

Após essas mudanças, o trema foi removido e questões como: cinquenta, frequente, consequência e sequestro, perderam esse acento.

O trema era usado para marcar a letra “u” nas sílabas “que”, “qui”, “gue” e “gui”. Em muitos casos, o “u” não era falado, como em palavras como: português, mangue, guiar, esquiar e queijo.

Esse acento ajudava a mostrar que o “u” deveria ser pronunciado em palavras como: cinquenta, aguentar, linguiça e aquífero, por exemplo.

Exemplos:

Veja alguns exemplos com a palavra cinquenta:

  • Achei uma nota de cinquenta reais no meio da rua.
  • Gastei cinquenta reais com frutas essa semana.
  • Cinquenta litros de cerveja são suficientes para o almoço em família.
  • Sua mãe vai fazer cinquenta anos neste sábado. Já comprou o presente dela?
  • Eu nunca pagaria cinquenta reais por uma blusa como essa.

Como se escreve 50%?

Um ponto legal é que, para escrever 50 de outras maneiras, usamos a mesma grafia e acrescentamos mais informações. Por exemplo, 50% se escreve cinquenta por cento, deixando claro que é uma porcentagem.

Isso também vale para outros casos, como em 50.000, que se escreve cinquenta mil. Assim, mantemos o número e apenas explicamos a forma ou quantidade que estamos utilizando.

Sobre o autor: Mauricio Nakamura

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site STE (Setor Energético), onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.

Ver todos os posts →