10/02/2026
STE News»Notícias»Filme Mandioca Frita é a Atração da Tela Quente Hoje

Filme Mandioca Frita é a Atração da Tela Quente Hoje

Filme Mandioca Frita é a Atração da Tela Quente Hoje

Nesta segunda-feira, 09 de fevereiro, a TV Globo apresenta na sua programação do “Tela Quente” o filme “Mandioca Frita”. A produção, que se destaca por suas raízes culturais e sociais, traz uma narrativa envolvente sobre recomeços e a vida dos artistas de rua.

A trama gira em torno de Dirley, interpretado por Rômulo Braga, um motorista de ônibus cuja vida muda radicalmente após o encontro com Julio, um idoso desmemoriado vivido por Murilo Grossi. A história se desenrola em Brasília, onde Dirley, ao encontrar Julio em sua condução, se vê em uma jornada inesperada ao lado da cobradora Edinalva, interpretada por Isabella Baroz.

O filme é inspirado na figura de Julio Cesar, conhecido como Mestre Mandioca Frita, um dos pioneiros da palhaçaria no Brasil, que tem encantado crianças e famílias em seu picadeiro a céu aberto por mais de três décadas. A narrativa aborda temas como a busca pela identidade e o impacto que encontros inesperados podem ter nas vidas das pessoas.

Para Murilo Grossi, o personagem Julio não apenas representa uma figura local, mas também dialoga com a diversidade cultural de todo o Brasil. “Brasília é uma cidade bastante diferente das outras capitais por ser a capital do país. É uma característica muito interessante, porque vivemos permanentemente a diversidade. A cidade tem em si o país inteiro”, afirma o ator. Ele destaca a importância de uma produção local ter espaço na televisão nacional, ressaltando que “ter uma produção local exibida em âmbito nacional e na TV aberta é fantástico”.

“Mandioca Frita” faz parte do projeto Telefilmes Regionais, que busca dar visibilidade a produções de ficção com até 50 minutos de duração, gravadas em diferentes estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, onde o filme foi produzido, além de Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Gabriel Jacome, diretor de Gestão e Conteúdo da TV Globo, enfatiza que a curadoria dessas produções é fundamental para que o público se identifique com as histórias exibidas. “Não basta apenas colocar rostos diferentes na tela, mas trazer todo esse imaginário, modo de vida, modo de falar, os afetos e medos para a centralidade da narrativa”, comenta Jacome. Ele acredita que essas histórias, quando chegam a um espaço como o “Cine BBB”, deixam de ser vistas apenas como regionais e passam a dialogar com o Brasil como um todo.

Com sua abordagem sensível e divertida, “Mandioca Frita” promete entreter e fazer o público refletir sobre a riqueza da cultura popular brasileira, ao mesmo tempo que destaca a importância de dar voz e visibilidade a narrativas locais na televisão nacional.

Sobre o autor: Mauricio Nakamura

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site STE (Setor Energético), onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.

Ver todos os posts →