Já ouviu falar em NFTs físicos? Ultimamente cada vez mais tem se falado em NFT, os famosos tokens não fungíveis colecionáveis. O mercado tem se expandido trazendo a experiência de NFT no mundo físico e no mundo digital.
Os tokens não fungíveis (NFTs) são conhecidos por trazerem aos usuários a oportunidade de se ter um item colecionável exclusivo, que pertence unicamente a você. Um NFT pode ser de uma música, imagem, vídeo, ou até mesmo uma arte. Um NFT é um token único, impossível de ser “copiado”. Dessa forma, quem possui esse ativo tem o direito autoral sobre ele.
A tecnologia que proporciona a autenticidade de um NFT é a Blockchain. Nela, ativos são registrados de forma transparente, imutável e infraudável, em uma espécie de “livro razão”. Mas, há uma diferença entre os tokens não fungíveis do mundo físico e digital, entenda.
Qual a diferença entre um NFT físico e um digital?
Os NFTs físicos são tokens vinculados a bens do mundo físico. Combinando esses dois universos (físico e digital), esses tokens não fungíveis podem ser usados para provar a propriedade de um item físico que será registrado na blockchain (que é algo similar a um “livro contábil”) esses itens podem ser relacionados à moda, escrituras, ingressos, arte, entre outros.
A ideia é poder ter o registro de propriedade de forma digital e eterna, feito com a tecnologia blockchain. Ainda assim, o usuário poderá ter aquele ativo físico em casa, como exemplo, uma obra de arte.
Com o crescimento do mercado de NFTs, cada vez mais empresas estão investindo em ativos exclusivos, como Adidas, GAP e Nike, que lançaram seus próprios NFTs de um item de vestuário físico e único. Até artistas estão criando obras únicas em NFT com versões físicas.
Já um NFT digital é aquele item em que o proprietário não terá o ativo físico em casa, por exemplo, um NFT de arte digital. Lembra do NFT “do macaco” que o Neymar comprou por 6 milhões de reais? Essa é uma boa forma de simplificar o entendimento de NFT físico e digital.
Como funciona um NFT físico?
Os NFTs físicos contêm duas partes: uma parte se refere ao ativo digital emitido na blockchain; a outra é um ativo físico, que geralmente está vinculado a um identificador único exclusivo que o corresponde, como um QR code ou uma tag NFC (near-field communication). Um bom exemplo é o recente lançamento da Nike, o tênis CryptoKicks, no qual seus proprietários também receberam um NFT vinculado ao calçado.
Um NFT físico registrado em blockchain permite fornecer ao proprietário garantia de rastreabilidade e certificação.
Como os NFTs físicos são usados?
Uma grande vantagem dos NFTs físico é o fato de poder ter a certificação e provar a autenticidade do item, evitando, assim, qualquer falsificação do produto e mantendo a exclusividade proporcionada pelos tokens não fungíveis.
Isso garante que empresas e consumidores estão adquirindo produtos originais e podem verificar sua autenticidade usando QR Codes, NFCs, (como já foi mencionado) ou códigos que são fornecidos na compra do produto físico.
Além de ajudar na prevenção de falsificação de produtos, o NFTs físicos entrega uma camada extra de transparência, pois é possível visualizar todo o histórico de transação, venda e revenda, além de melhorar a experiência de compra.
Os tokens não fungíveis físicos podem gerar experiências de marca com a formação de uma comunidade, como, por exemplo, no caso da bilheteria de um evento, em que é possível oferecer ingressos com vantagens exclusivas para quem possui o NFT.
Por fim, os NFTs ajudam as marcas a interagir com seus públicos, vinculando NFT físico a produtos para trazer mais benefícios e ampliar o número de consumidores.
Como esses tokens fazem a ponte entre os mundos dos NFTs físico e digital?
Com o mercado em expansão e as possibilidades de usos de um NFT físico, fica ainda mais evidente que a tecnologia blockchain tem uma infinidade de aplicações que podem mesclar os mundos físico e digital.
A ponte entre NFTs físicos e digital está se tornando cada vez mais sólida e mudando a forma como interagimos com o nosso redor. Estamos vendo o nascimento de uma época em que poderemos ter um carro ou um tênis tanto fisicamente em nossas casas, quanto digitalmente em nossa carteira digital com vantagens e privilégios exclusivos de quem possui o NFT.
Com NFTs físico vamos poder alugar um carro ou usá-lo como garantia para aplicações financeiras, sem necessitar de intermediários, afinal, as transações vão ser facilitadas e todo processo poderá ser feito com o NFT.
Além disso, também é possível revender esse NFT em marketplaces (Guia para criar NFT) para obter lucros com sua valorização. Cada NFT tem seus próprios benefícios e atrativos para a negociação.
Ainda mais com a chegada do metaverso, o universo 3D que permite mesclar a realidade aumentada e ambientes virtuais, onde os NFTs já têm presença marcante.