Quando há um conserto para ser feito em casa, muitas pessoas já têm dores de cabeça ao pensar nos custos de material e no preço que um profissional da área vai cobrar para fazer o reparo.
No entanto, é possível fazer vários tipos de reparo com materiais simples que muitos têm em casa. Por exemplo: martelo, fita métrica, furadeira… Esses e outros itens estão presentes em muitas casas e podem servir para vários tipos de reparos simples, que não exijam a contratação de um profissional. Por isso, veja a seguir algumas dicas importantes na hora de fazer reparos em casa. Elas o ajudarão a conseguir manter sua casa em ordem em pouco tempo e gastando pouco dinheiro!
1. Comprar uma parafusadeira
De fato, uma parafusadeira é um dos materiais que mais vão ajudar a economizar tempo e poupar dores de cabeça na hora de fazer pequenos reparos em casa. Uma parafusadeira funciona de maneira similar a uma furadeira. É um aparelho em que se coloca uma ponta com o encaixe específico para cada parafuso, automatizando a tarefa de aparafusar esses itens.
Com ela, procedimentos que demorariam horas podem ser diminuídos para minutos de duração, e isso sem gasto excessivo de energia, pois o aparelho faz o trabalho duro pelo usuário.
Por fim, a tarefa de soltar os parafusos também fica muito mais simples, pois pode ser difícil retirar das superfícies aqueles que estão mais apertados. Embora isso demande um investimento financeiro, o tempo e o trabalho economizados valem esse gasto.
2. Usar pasta de dente em paredes brancas
Se uma parede da sua casa tiver algum furo, usar uma pasta de dente branca pode ser mais fácil do que comprar um balde de tinta ou até mesmo contratar um profissional.
Basicamente, é possível tapar furos pequenos com pasta de dente sem que fique perceptível a utilização desse material. Isso economiza muitos gastos com tinta, além de resolver o problema rapidamente.
Entretanto, essa dica não é muito útil se o furo for muito grande e não seja possível tapá-lo naturalmente com a pasta de dentes. Nesse caso, será preciso comprar material específico.
3. Colocar bicarbonato de sódio para desentupir pias
Muitas vezes, é possível desentupir as pias sem que seja necessário abri-las e gastar muito tempo no reparo. Isso pode ser feito com um material muito barato chamado bicarbonato de sódio. Ele pode ser encontrado facilmente em farmácias, feiras e mercados.
Basta misturar uma xícara de bicarbonato e uma xícara de sal de cozinha com um pouco de água quente e jogar pela pia. Assim, o problema será resolvido de maneira fácil e rápida.
Vale notar que essa substância também é muito útil para lavar de maneira mais efetiva objetos muito sujos e oxidados. Nesses casos, geralmente se mistura o bicarbonato com um pouco de suco de limão.
4. Forre o chão e os móveis na hora de pintar
Um problema muito comum quando se vai pintar a casa é sujar os móveis e o chão. Por isso, o ideal é usar jornais e outros materiais para cobrir os itens que se deseja proteger. Além disso, os batentes da porta e rodapés podem ser protegidos com fita crepe, garantindo assim que eles não ficarão com tinta durante o procedimento.
Essa é uma dica muito útil quando se deseja pintar uma parede menor ou apenas retocar a tinta, sem a necessidade de pintar a casa toda ou várias paredes de uma vez. Nesse caso, é possível fazer sem a ajuda de um profissional.
5. Em alguns casos, é melhor contratar um profissional
De fato, é muito comum que as pessoas queiram apenas economizar e não tenham em mente que, às vezes, o barato sai caro. Algumas vezes, o reparo feito sem conhecimento especializado pode não resolver o problema ou até mesmo piorar a condição dos materiais.
Por isso, em alguns casos pode ser melhor contratar alguém com conhecimento específico para solucionar problemas, como pintor, mecânico, marceneiro e outros profissionais. Dessa forma, o investimento pode ser um pouco maior, mas há muito mais garantias de que o problema se resolverá de forma prática sem gerar estresse depois.