sábado, 27 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Quais são os benefícios da nebulização?

Marco Jean
Marco Jean EM 22 DE JULHO DE 2023, ÀS 07:11

Quer descobrir quais são os benefícios da nebulização? Então continue acompanhando para descobrir.

Quem sofre de doenças de cunho respiratórias como sinusite ou asma sabe o quanto pode ser complicado uma crise longe de equipamentos adequados para o tratamento como um nebulizador. A nebulização é a forma mais simples de tratar pessoas que sofrem de doenças respiratórias, podendo assim melhorar consideravelmente sua qualidade de vida. 

A seguir vamos conhecer melhor como esse tratamento é feito e quais os benefícios da nebulização dessas pessoas.

Continue lendo e veja quais são os benefícios da nebulização!

O que este artigo aborda:

O que é a nebulização

A nebulização é o nome dado ao tratamento realizado para desobstruir as vias respiratórias, aliviando assim os sintomas causados pelas doenças de cunho respiratório como asma, bronquite, sinusite entre outros.

Esse tratamento realizado com o nebulizador procura desobstruir as vias respiratórias através da inalação de vapor, o qual pode conter alguns medicamentos. Esse vapor produzido pelo nebulizador umidifica as vias respiratórias e ajuda na eliminação  do catarro, facilitando assim a respiração. 

Para que serve a Nebulização

A nebulização é um tratamento indicado para pessoas que possuem doenças de cunho respiratórias, sendo elas crônicas ou não, como gripe, resfriado, sinusite, asma entre outros.

A nebulização ao ser realizada proporciona a desobstrução das vias respiratórias facilitando assim a respiração. Assim com as vias respiratórias desobstruídas o oxigênio consegue chegar aos pulmões com maior facilidade.

Desta forma os sintomas provocados por doenças respiratórias passam a ser sentidos com menos intensidade, aliviando assim o incômodo provocado pela dificuldade de respiração.

Esse tratamento passa a ser indicado para doenças crônicas e infecciosas que afetam o sistema respiratório e pulmões como:

  • Gripe
  • Resfriado
  • Sinusite 
  • Asma
  • Bronquite
  • Pneumonia
  • Doenças pulmonares obstrutivas crônicas

Como realizar a nebulização

A nebulização deve ser realizada sempre com orientação médica, principalmente se necessitar de utilização de medicamentos.

A realização da nebulização deve ser realizada com o auxílio de um nebulizador elétrico. Esse processo de nebulização pode ser realizado unicamente com o uso de soro fisiológico, para que seja realizada a hidratação das vias respiratórias, ou com a utilização de medicamentos inalatórios que devem ser prescritos por orientação médica. 

Antes de iniciar o processo de nebulização você deve se certificar que o aparelho de nebulização esteja completamente limpo com todas as peças necessárias como máscara, frasco, copo, tubo e motor de nebulização.

Para iniciar a nebulização deve-se colocar entre 5 e 10ml de soro fisiológico acrescido da medicação na quantidade prescrita pelo médico quando solicitado. Ao colocar a máscara com o motor de nebulização ligado, o paciente deve respirar através da boca lentamente de forma profunda e contínua.

A respiração durante o processo de nebulização deve ser realizada de forma lenta, com intervalo de 2 a 3 segundos para que o vapor gerado pela nebulização consiga chegar até os pulmões.

O processo de nebulização ao ser realizado em sua totalidade tem uma duração com cerca de 15 a 20 minutos, ele deve continuar até que o aparelho de nebulização não produza mais vapor. 

Esse processo de nebulização pode ser realizado de 2 a 3 vezes durante o dia, onde seu efeito nas vias respiratórias ocorre de forma muito mais rápida se comparado a utilização de medicamentos convencionais. 

Agora que você já sabe quais são os benefícios da nebulização, mostraremos no tópico a seguir a medicação utilizada na nebulização.

Medicação utilizada na nebulização

As medicações utilizadas no processo de nebulização devem ser prescritas pelo médico onde normalmente  é utilizado medicamentos broncodilatadores e corticoides. 

Os medicamentos broncodilatadores são medicamentos que atuam diretamente nos brônquios de forma intensa a fim de dilatar as vias aéreas dos pacientes. Essa dilatação aumenta a capacidade respiratória do paciente acometido por doenças de cunho respiratório. 

Os medicamentos corticoides são utilizados para combater a produção de substâncias que provocam o processo inflamatório no corpo do paciente, que por consequência acaba diminuindo a capacidade do sistema imunológico de combater essas infecções. 

Esses medicamentos corticoides são conhecidos também como corticosteróides ou como cortisona. Eles atuam como com uma ação anti-inflamatória de forma imunossupressora, por  isso são recomendados por médicos  no tratamento de doenças respiratórias como asma e doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

O medicamento budesonida é um exemplo de medicamento utilizado na nebulização pois promove uma ação anti-inflamatória, sendo encaixada na categoria de medicamentos corticoides. Esse medicamento costuma ser recomendado para tratamento de doenças como asma, rinite alérgica entre outras.

Conclusão

Chegamos ao fim do texto e você já sabe quais são os benefícios da nebulização. Sempre que precisar fazer nebulização em adultos ou em crianças,e for necessário o uso de medicamentos, procure um médico especialista. Há pessoas que usam apenas água para ajudar a descongestionar as vias nasais, deste modo não traz nenhuma contra indicação.

Portanto, sempre que se sentir cansado, com dificuldade para respirar, faça o uso do nebulizador de acordo com a prescrição médica. Agora que você já sabe quais são os benefícios da nebulização, compartilhe o texto para que outras pessoas também saibam, e não deixe de conferir outras dicas em nosso blog.

Marco Jean
Marco Jean

Receba conteúdos e promoções