O dia dos pais é uma data que se celebra todos os anos ao redor de todo o mundo. Afinal de contas, é uma forma de homenagear aqueles que tanto nos querem bem.
É bem provável que você já sabia dessa informação, no entanto, sabia que a forma com que se comemora essa data pode mudar?
Todo mundo sabe que cada país oferece a sua própria cultura e que, portanto, enxerga a vida de formas distintas.
O que muita gente não sabe, no entanto, é que isso também pode se refletir na maneira com que as comemorações podem acontecer.
O dia dos pais na Itália, por exemplo, é uma festa bem tradicional, mas que destoa em alguns fatores quando comparamos com o Brasil.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre como é a comemoração do dia dos pais na Itália. Gostou? Então é só conferir os próximos parágrafos!
Qual é a história do dia dos pais no Brasil?
Aqui no Brasil, o dia dos pais costuma ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, todos os anos.
O que muita gente não sabe, no entanto, é que essa data tinha o propósito de homenagear São Joaquim, pai da Virgem Maria.
Mas, após alguns anos, a data passou a ser uma referência para o dia dos pais no geral. Contudo, a festa ocorreu pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
Qual é a história do dia dos pais na Itália?
No que se refere ao dia dos pais na Itália, a data foi instituída pela primeira vez no ano de 1924 pelo Vaticano.
No entanto, a primeira comemoração ocorreu apenas no ano de 1957. Anterior a isso, existia a tradição de homenagear os pais no dia de Todos os Santos.
Contudo, devido às tradições católicas, a data passou a ser no dia 19 de março. Isso porque, de acordo com a crença, foi o dia da morte de São José (San Giuseppe), pai adotivo de Jesus.
Como é o dia dos pais para os italianos?
No geral, o dia dos pais na Itália possui uma grande importância, haja vista que é quando eles se reúnem para se presentear e, quase que obrigatoriamente, reunir-se para um almoço.
Assim como no Brasil, os italianos também possuem um grande apreço por essa data. Tanto é que os shoppings ficam ainda mais cheios, ainda mais na véspera.
No entanto, os presentes não se diferem tanto quanto os daqui do Brasil. Por isso, uma ótima dica para presentear o seu pai é o incentivando a tirar a sua cidade, caso tenha esse direito.
Se esse é o seu intuito, a Malizia Cidadania é capaz de lhe ajudar nesse presente de uma forma muito mais rápida do que imagina.
Mas, ainda que os italianos gostem muito dessa data e prezem para que tenha um momento juntos, não é sempre que isso é possível.
Dizemos isso porque, na grande maioria das vezes, a data cai em durante a semana, sendo que por lá o dia dos pais não é um feriado.
No entanto, uma tradição bem típica do dia dos pais na Itália é a “Sfincia di San Giuseppe”. Trata-se de um doce muito saboroso, o qual é feito com massa folhada e recheio de creme de confeiteiro.
Sfincia di San Giuseppe
A princípio, a receita era bem simples, cujo preparo era feito pelas freiras do Mosteiro das Estigma de São Francisco, na Via Maqueda, onde hoje fica o Teatro Massimo.
Na época, as freiras faziam uma versão banhada em mel e outra contendo ovos e creme.
Mas, com o passar dos anos, os confeiteiros de Palermo fizeram com que o doce se tornasse muito mais saboroso e apetitoso.
Eles resolveram colocar alguns ingredientes típicos e culturalmente palermitanos e sicilianos, tais como:
- Creme de ricota;
- Casca de laranja cristalizada;
- Pistache.
Leia também: Cuidados viajar sozinho