Neste texto iremos dar dicas de como conservar maçã cortada na lancheira. Seja para seu filho levar de lanche na escola, para você levar no seu trabalho, ou até mesmo para deixar na geladeira e ter mais praticidade, conseguir conservar a maçã cortada na lancheira é super interessante.
Contudo, a maçã pode oxidar e ficar escura, por isso é tão importante conservar a fruta da maneira correta. Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo para você saber como conservar maçã cortada na lancheira. Confira!
Dicas para conservar maçã fatiada na lancheira
Antes de mais nada, você precisa saber escolher a lancheira ideal. Isso porque, caso você tenha uma lancheira de má qualidade, ou que não feche completamente, as dicas dadas aqui não irão te ajudar.
As lancheiras térmicas são uma excelente opção para conservar não só sua maçã cortada, mas também outras frutas, iogurtes, e o que mais você quiser. Elas são uma opção acessível e bastante útil, tanto que são um dos brindes personalizados mais usados em sorteios.
Use água e sal
Essa dica pode parecer inusitada, mas é uma excelente forma de conservar maça cortada na lancheira.
Tudo que você precisa fazer é diluir meia colher de chá de sal em uma xícara de água fria e deixar suas maçãs fatiadas de molho na mistura por 10 minutos.
Feito isso, elas já estão prontas e podem ser colocadas na sua lancheira. Algumas lancheiras acompanham compartimento para frutas, como a lancheira personalizada.
Mas, caso a sua seja de outro modelo, você pode colocar as maçãs fatiadas em um potinho, ou envolvê-las com alumínio.
Por fim, você pode estar se perguntando se a maçã ficará com gosto de sal. A resposta é não! Isso porque, a concentração do sal é muito pequena e isso não fará com que a maçã pegue gosto.
Como comprar a lancheira térmica ideal
Agora que você já sabe como conservar maçã cortada na lancheira, trouxemos algumas dicas de como comprar a lancheira térmica ideal.
Escolha uma lancheira térmica de acordo com a ocasião
A lancheira térmica ideal é aquela que atende às suas necessidades. Por isso, você deve levar em conta qual será o uso da lancheira.
Isso porque, caso você precise de uma lancheira térmica para um longo período de tempo, será necessário uma lancheira maior.
Por outro lado, caso o uso da lancheira térmica seja apenas para um passeio rápido, uma lancheira pequena é o ideal.
Por isso, existem diversos modelos específicos que as próprias marcas fabricantes fazem para auxiliar o consumidor na hora da compra.
Se você está buscando uma lancheira térmica para levar a marmita do trabalho, o ideal é optar por uma lancheira com material mais flexível para ser dobrada quando estiver vazia. Assim, ela pode caber facilmente em sua bolsa ou mochila.
Por outro lado, se você está buscando uma lancheira térmica para usar na viagem, trilha, ou camping, o ideal é que você escolha uma lancheira com um material mais resistente capaz de suportar os impactos da viagem.
Por fim, caso você queira uma lancheira térmica para levar pequenos lanches a academia, por exemplo, o ideal é que você escolha os modelos mais pequenos e de mão.
Cuidados com a lancheira térmica
Existem alguns cuidados que você deve ter com sua lancheira térmica. Em primeiro lugar, você sempre deve proteger os alimentos com papel filme, alumínio ou em sacos plásticos antes de colocá-los na lancheira térmica.
Além disso, você deve procurar manter a sua lancheira térmica muito bem higienizada e evitar vazamentos de alimentos como sucos, iogurtes, caldos etc. Desse modo, você evita a proliferação de germes e aumenta a durabilidade dos alimentos.
No caso de alimentos líquidos como sopas e caldos, o ideal é que você utilize vasilhas de vidro ou de plástico. Recomendamos que você opte por potes com BPA e PVC free para proteger sua saúde.
Outra coisa que você deve ter em mente é que os alimentos quentes e frios não devem ficar no mesmo compartimento.
Isso porque, os alimentos e bebidas quentes se mantêm na mesma temperatura por apenas cinco horas. Em contrapartida, os alimentos em temperaturas frias ficam armazenados por até 10 horas.
Em último lugar, você deve ter cuidado com a quantidade de alimentos que você armazena na sua lancheira térmica. Isso porque, você deve sempre respeitar o limite de peso da sua lancheira para evitar danos.
Como higienizar a lancheira térmica
Como vimos acima, higienizar sua lancheira térmica é fundamental para evitar a proliferação de odores, bactérias e germes.
Então, o ideal é que assim que você chegar em casa, você passe um pano umedecido com água e álcool para tirar o cheiro dos alimentos.
Depois, você deve secar a lancheira totalmente para não deixar a parte interna da lancheira térmica acumular umidade.
Por fim, é importante ressaltar que você não deve colocar a sua lancheira térmica na máquina de lavar. Isso porque, a máquina de lavar pode danificar a sua lancheira e estragar o poder térmico da lancheira.
Agora que você já sabe como conservar maçã cortada na lancheira, confira outros conteúdos em nosso blog Setor Energético.