O abandono do carrinho de compras tem se tornado um problema cada vez mais recorrente na rotina das empresas. Muitos clientes parecem perder o interesse justamente na etapa final de sua jornada: a conclusão da compra. Mas por que isso acontece? Como essa recorrência pode ser evitada?
São pequenas técnicas que podem mudar todo o rumo da estratégia de uma empresa. Com o conhecimento necessário e a aplicação correta, as chances de um cliente abandonar um carrinho são muito pequenas. Confira, neste artigo, quais as razões do abandono e como evitá-lo ao máximo.
Abandono do carrinho: índices preocupantes
Todo e qualquer investimento em uma loja on-line precisa ser feito de maneira consciente. Esse fator inclui evitar o abandono do carrinho de compras pelos clientes, sejam eles os mais assíduos ou aqueles que estão chegando agora. É necessário investir em páginas de destino, estratégias de preço e arquitetura de informação para que a estratégia dê certo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Baymard, cerca de 67,89% de todos os carrinhos são abandonados em lojas on-line. No entanto, por que isso acontece? 7 em cada 10 visitantes de um site acabam desistindo de sua compra antes mesmo de completar o processo de checkout.
Ao longo dos anos, esse hábito de abandonar os carrinhos no e-commerce tem crescido cada vez mais, fazendo com que as empresas precisem se atentar às técnicas necessárias para melhorar a última etapa da jornada de compra: a venda efetiva. Para saber mais sobre isso, confira o tópico a seguir.
Por que os carrinhos de compra são abandonados?
O constante abandono do carrinho de compras tem, sim, motivos concretos. Ainda que seja muito mais fácil pensar que os clientes só cometeram esse ato porque “mudaram de ideia”, as explicações podem ir muito além. Com uma análise aprofundada, nota-se que há camadas mais densas nessa discussão.
Ainda segundo uma pesquisa do Instituto Baymard acerca de quais seriam as principais razões do abandono, a resposta de “decidi não comprar”, ocupa o quinto lugar no ranking de esclarecimentos dos consumidores. Por isso, neste artigo, haverá um esmiuçamento dos motivos pelos quais os abandonos se tornaram tão recorrentes e como estabelecer estratégias para resolvê-los.
Razão 1 – Custos Inesperados
Muitos clientes acabam recorrendo ao abandono do carrinho de compras quando se deparam com custos inesperados. Muitas lojas on-line não especificam com quais valores, de fato, eles precisarão arcar na hora de adquirir um produto ou serviço, o que pode acabar gerando uma forte decepção ao finalizar a compra.
Uma das decepções mais recorrentes está relacionada com o preço do frete que, em determinadas regiões do país, pode chegar a um valor exorbitante. Outro ponto, também, é alguma taxa de serviço que só pode ser visualizada no momento de finalizar a compra, prejudicando o interesse do consumidor.
Sendo assim, as empresas devem adotar várias estratégias como, por exemplo, oferecer algum cupom de desconto para o frete ou um desconto para o valor total da compra, tomando como base um gasto mínimo.
Razão 2 – “Eu estava só pesquisando”
Ainda tomando como base a pesquisa, cerca de 97% dos visitantes que entram pela primeira vez em um site não irão efetuar a sua compra naquele exato momento. No entanto, cerca de 75% dos que passam pelo abandono do carrinho de compras fazem isso com a intenção de retornar posteriormente.
Ainda assim, cerca de 81% dos comerciantes que trabalham on-line acham que investir tempo e dinheiro nos abandonos de compra não se mostra um desperdício de tempo. A falta de compreensão da intenção de consumo fará com que os lojistas acabem perdendo grandes oportunidades.
Razão 3 – Preço
Mais um motivo pelo qual o abandono do carrinho de compras acontece está no preço da compra a ser realizada. Ainda que seja uma informação bem simples, e em alguns casos bastante óbvia, esse fator realmente pode fazer com que um cliente perca por completo o interesse em algum item ou serviço específico.
Outro ponto importante é que os carrinhos com um valor baixo tendem a ter uma taxa de abandono bem maior. Isso porque, normalmente, os carrinhos possuem um número elevado de commodities. Nesse caso, o produtor se faz indiferente e poderá ser substituído por algum outro de mesmo valor de utilização.
Evite o abandono do carrinho de compras: conte com a Etag
Depois de compreender quais são os principais motivos pelos quais há um abandono do carrinho de compras, está na hora de mudar essa situação. Com as estratégias adotadas pela Etag, seu negócio conseguirá recuperar uma boa posição no mercado e, também, fortalecer a relação entre empresa e cliente.
Todo e qualquer impedimento poderá ser gerenciado, desde que uma empresa de confiança esteja trabalhando no caso. A Etag tem experiência suficiente para ajudar todos os varejistas on-line a reengajar, bem como a converter, todos os carrinhos que foram abandonados.