Bicicleta spinning – 13 benefícios para sua saúde física e menta

Bicicleta spinning – 13 benefícios para sua saúde física e menta

Ninguém duvida que o exercício físico é bom para nossa saúde. Na última década, as academias vêm ganhando cada vez mais popularidade, e embora o objetivo de alguns seja melhorar a estética corporal, praticar exercícios físicos é um hábito saudável desde que não se torne um vício.

Nas academias uma nova tendência tem afetado e sua prática tem se proliferado nos últimos tempos: são as “bicicletas spinning“, um método de ciclismo indoor que proporciona uma série de benefícios físicos e psicológicos.

Breve história sobre a spinning

Três dias depois de chegar aos Estados Unidos da África do Sul em 1979, Johnny Goldberg foi vítima de um assalto em um hotel de Santa Monica onde estava hospedado.

Praticamente sem um tostão devido ao incidente, ele se viu desempregado. Johnny Goldberg, mais conhecido como Johnny G hoje, convenceu os donos de academias a lhe dar a oportunidade de trabalhar como personal trainer, tendo sido um personal trainer por anos em uma academia em Joanesburgo. Ele teve sorte! E pouco depois de chegar aos EUA ele já estava trabalhando no que gostava.

Quando sua situação se estabilizou, ele começou a praticar cross-country, uma especialidade de mountain bike, e competiu em vários eventos. Goldberg passava horas e horas em sua garagem fazendo exercícios com sua bicicleta em um rolo; no entanto, este método parecia chato para ele.

Para se motivar, ele tocava música para tornar seus treinos mais agradáveis e divertidos. Ele notou que sua condição física estava melhorando ao mesmo tempo que ele se divertiu e contou aos amigos, que começaram a se encontrar em sua garagem e treinaram juntos para o ritmo da música.

Então, em 1997, ele tinha uma bicicleta spinning construída semelhante à bicicleta que ele usava para competir, que ele chamaria de “velocista”. Foi assim que nasceu esse fenômeno fitness, que rapidamente se espalhou pela Costa Oeste dos Estados Unidos, e com o tempo para o resto do planeta.

Treinamento aeróbico ou anaeróbico?

Spinning é uma atividade que se passa em grupo e é dirigida por um monitor. Este programa de treinamento é realizado em bicicletas estacionárias, que são diferentes da clássica bicicleta imóvel, pois tem um disco de inércia que, embora paremos de pedalar, ele continua se movendo.

Essa característica ajuda a tornar a pedalada mais natural e não ficar presa no joelho ao fazer o empurrão.

Pedalar é muitas vezes referido como trabalho aeróbico; no entanto, as sessões deste esporte podem conter trabalho de resistência cardiovascular, treinamento de velocidade e trabalho intervalado, por isso o treinamento anaeróbico também faz parte desse método.

Os benefícios da spinning

Se você está pensando em começar nesta prática, preste atenção nas seguintes linhas. Abaixo você pode encontrar uma lista com os 13 benefícios de girar.

1. Baixo impacto nas articulações

Pedalar é considerado um esporte de baixo impacto, por isso é possível se beneficiar do treinamento sem as articulações ou joelhos que sofrem com isso. Inclusive, sua prática é recomendada para quem sofre de artrite, segundo estudo realizado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

2. Reduz o risco de lesões

Ao contrário, por exemplo, de correr no asfalto ou praticar crossfit, as modalidades de baixo impacto são menos propensas a causar lesões.

Estudos mostram que esses tipos de atividades ainda são tão benéficas para melhorar os níveis de condicionamento físico, a saúde cardiovascular ou melhorar a qualidade do sono.

Além disso, sendo um exercício com padrão de movimento repetitivo, é mais seguro do que outras aulas dirigidas, como aeróbica.

3. Melhora a saúde do coração

Uma boa maneira de fazer o coração trabalhar mais saudável é praticando fiação. Estudos mostram que ajuda a melhorar consideravelmente o condicionamento cardiovascular e, além disso, fortalece nosso órgão vital, melhora a frequência cardíaca e reduz a pressão arterial.

4. Reduzir o estresse

Pedalar ajuda a reduzir o estresse e aliviar as tensões, por isso é ideal praticá-lo depois de um dia de trabalho duro. Além disso, como qualquer forma de exercício físico, a prática diária de fiação reduz os níveis de cortisol, hormônio que é liberado em resposta ao estresse.

Essa prática esportiva melhora a capacidade do nosso corpo de lidar com a tensão e as consequências negativas desse fenômeno.

5. Ajuda a perder gordura

Pedalar é um exercício ideal para queimar calorias, pois dependendo da intensidade é possível queimar até 700 kcal em uma sessão. Além disso, o treinamento intervalado nos faz não só queimar calorias durante a sessão, mas também após o exercício.

6. Aumentar a autoestima

O exercício físico pode fazer você se sentir bem e ajudá-lo a parecer melhor, o que significa que a percepção que você tem de si mesmo será positiva e, consequentemente, pode aumentar sua autoestima.

7. Produz produtos químicos para a felicidade

Pedalar na spinning libera uma série de produtos químicos em nosso cérebro, como endorfinas ou serotonina. Endorfinas são responsáveis por nos fazer sentir energéticos e animados depois de praticar esportes; e baixos níveis de serotonina estão associados à depressão e humores negativos. Estudos mostram que o exercício físico aumenta os níveis desses neuroquímicos.

8. Ajuda você a dormir melhor

A serotonina não só melhora o humor, mas também promove a produção de melatonina, que é o hormônio relacionado ao sono. Portanto, praticar exercícios físicos também ajuda a dormir melhor, como revelado por um estudo da Duke University.

Graças à fiação, conseguimos um sono tranquilo e melhoramos a qualidade e quantidade dele. Claro, é aconselhável não praticá-lo pouco antes de dormir.

9. Melhora o sistema imunológico

A fiação fortalece o sistema imunológico e protege contra certos tipos de câncer. Um grupo de pesquisadores descobriu que a prática esportiva aumenta o número de células do sistema imunológico do corpo, e embora o efeito seja apenas temporário, o exercício físico regular protege contra vírus e bactérias que podem causar complicações para nossa saúde.

10. Melhora a resistência

Embora muitos fatores influenciem o desempenho esportivo, é claro que a resistência desempenha um papel importante no esporte. Sendo um treinamento intervalado, girar melhora tanto a resistência aeróbica quanto anaeróbica.

Mesmo que você não seja um atleta, você vai notar isso no dia-a-dia, por exemplo, ao subir escadas ou caminhar para o trabalho, pois você estará menos cansado.

11. Pernas, nádegas e abdômen

Nas sessões de fiação não só a resistência é trabalhada, mas também o tônus muscular melhora, especialmente na área do núcleo, nádegas e pernas. Quando aumentamos a resistência na moto, o mesmo esforço é feito como se subíssemos uma colina, o que favorece o desenvolvimento dos músculos dessas áreas.

12. Melhorar as relações interpessoais

Pedalar na spinning é feito em grupo, algo que pode ser muito motivador.

Além disso, esta é uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. Quanto mais nossa autoconfiança melhora e temos mais contato com algumas pessoas, mais nos relacionamos.

A música das aulas de spinning e a atmosfera divertida e ativa estimulam as relações sociais.

13. Fortalece ossos e articulações

O pedal na spinning não só fortalecerá alguns músculos, como as nádegas ou isquiotibiais, mas os ossos, tendões e ligamentos que cercam esses músculos também serão fortalecidos. Isso também é positivo se outros esportes forem praticados, pois diminui o risco de lesões.

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