O objetivo do serviço de atendimento móvel é garantir aos pacientes um transporte seguro e ágil até o local de destino. Para atender as diferentes necessidades e complexidade de casos, existem diferentes tipos de ambulâncias, sendo as básicas e avançadas. Entender a diferença entre elas e saber qual o número da ambulância a recorrer nos momentos de emergências são de grande importância.
Saiba tudo sobre ambulância básica e avançada neste artigo e qual número da ambulância ligar para contratar um serviço. A Brasil Emergências Médicas vai ajudar você! Em nosso site você encontra tudo o que precisa saber sobre ambulância particular.
Conteúdo da página:
- Qual o número da ambulância?
- O que é uma ambulância?
- Tipos de ambulância
- Ambulâncias Brasil Emergência Médicas
- Como contratar uma ambulância?
Qual o número da ambulância?
A Brasil é uma empresa especializada em atendimentos de urgência, emergência e remoção. Oferecemos o melhor atendimento e custo benefício, com atendimento humanizado e sempre prezando pelo bem-estar e conforto do paciente.
O número para contratar uma ambulância particular da Brasil Emergências Médicas é (41) 99909-2580.
Ambulância, o que é?
A palavra “ambulância” vem do termo em latim “ambulare”, que significa movimento, ou, movimentar. E é exatamente pela sua capacidade de se movimentar rapidamente para salvar a vidas das pessoas que ela se torna tão importante. As ambulâncias são os veículos plenamente adaptados e equipados para realizar o transporte de pacientes com todo o suporte necessário manter seu estado de saúde até o destino final.
Mas, o que talvez você não saiba, é que existem diversos tipos de ambulância e cada um é indicado para determinadas situações e complexidade do paciente. Veja a seguir um pouco mais sobre as ambulâncias de suporte básico e avançado!
Tipos de ambulância
As ambulâncias se diferenciam entre si de acordo com os medicamentos, equipamentos médicos, finalidade do transporte e o meio em que será feito (terrestre, aquático ou aéreo). Elas podem ser de duas modalidades:
- Unidades de Suporte Básico (USB): Cada Unidade Móvel de Suporte Básico, além de material de consumo, como medicamentos, conta com: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.
- Unidades de Suporte Avançado (USA): A USA conta com, além do material de consumo, uma incubadora para transporte de recém-nascido, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetro, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, bem como todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos.
A Legislação também estabelece seis tipos de ambulância, classificadas de A a F, que são utilizadas de acordo com o caso, a necessidade de atendimento no local ou não e o estado de saúde do paciente. Veja mais detalhes sobre cada uma:
Ambulância tipo A
Esse tipo de ambulância é também conhecido como “ambulância de transporte” e é utilizada apenas para realizar o transporte simples de pacientes que não correm risco de vida. Pelo fato de necessitar apenas de suporte básico à vida, sua tripulação pode ser composta por um técnico de enfermagem e motorista.
Ela deve dispor, obrigatoriamente, dos seguintes itens:
- Sinalizador ótico e acústico;
- Suporte para soro;
- Oxigênio medicinal;
- Maca com rodas;
- Equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora.
Ambulância tipo B
Também chamado de “veículo de suporte básico”, a ambulância tipo B é destinada para transporte pré-hospitalar com pacientes que apresentam risco de vida conhecido e inter-hospitalar. A tripulação é composta por enfermeiro ou técnico de enfermagem e motorista socorrista.
Veja alguns dos itens que são obrigatórios neste tipo de veículo:
- Sinalizador óptico e acústico;
- Suporte para soro;
- Equipamento de radiocomunicação fixo e móvel;
- Maleta de urgência;
- Maleta de parto;
- Maca articulada e com rodas;
- Instalação de rede de oxigênio com cilindro;
- Maletas com medicações;
- Cilindro de oxigênio portátil.
Ambulância tipo C
Veículo destinado unicamente para resgate. A tripulação conta com dois militares com treinamento especial para prestar socorro e salvamento e motorista socorrista.
Itens obrigatórios encontrados na ambulância tipo C:
- Sinalizador ótico e acústico;
- Equipamento de rádio comunicação fixo e móvel;
- Maca com rodas articuláveis;
- Suporte para soro;
- Prancha longa e curta;
- Conjunto de colares cervicais.
Leia também: Viagem e turismo no Brasil: perspectivas
Ambulância tipo D
A ambulância tipo D é a ambulância de suporte avançado à vida. Este tipo de veículo é capaz de realizar o transporte de pacientes com alto risco de vida, em emergências pré-hospitalares e transporte inter-hospitalar. Esse tipo de veículo deve ser tripulado por um médico, enfermeiro e o motorista socorrista.
Alguns itens obrigatórios nesse veículo:
- Sinalizador óptico e acústico;
- Equipamento de radiocomunicação fixo e móvel;
- Dois suportes de soro;
- Cadeira de rodas dobrável;
- Respirador mecânico de transporte;
- Oxímetro não-invasivo portátil;
- Monitor cardioversor;
- Bomba de infusão;
- Maleta de vias aéreas;
- Caixa completa de pequena cirurgia;
- Maleta de acesso venoso;
Ambulância tipo E
Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa muito usada para transporte entre hospitais de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, provida de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil – DAC.
Ambulância tipo F
A ambulância tipo F corresponde a embarcação de Transporte Médico: é um veículo motorizado aquaviário, atribuído ao transporte por vias marítimas ou fluviais. Esse tipo de ambulância precisa possuir os equipamentos médicos necessários ao atendimento de pacientes de acordo com a sua gravidade.
Ambulâncias Brasil Emergências Médicas
Com uma frota completa e extremamente moderna, a Brasil Emergência Médicas conta com veículos com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta.
Como você pode perceber, a ambulância de Suporte Avançado é a mais completa no que diz respeito a equipamentos e medicamentos. Isso porque seus pacientes estão com um estado de saúde mais debilitado e necessitam de todo o suporte necessário para manutenção da vida.
Além de equipamentos novos e em perfeito estado de uso, a Brasil Emergências Médicas conta com profissionais extremamente capacitados e com experiência em atendimentos de emergência. Investimos não só na infraestrutura, mas também na capacitação e atendimento humanizado e ético, acolhendo os familiares e garantindo ao paciente conforto e segurança.
Com mais de 15 anos de experiência nesse segmento, a Brasil Emergências Médicas adquiriu todo o know-how necessário para realizar com excelência os tipos de atendimentos, dos mais simples aos mais complexos.
Veja abaixo qual o número da ambulância e entre em contato conosco agora mesmo!
Como contratar uma ambulância?
Ambulâncias Brasil Emergências Médicas
A Brasil Emergências Médicas é uma empresa especializada no serviço de ambulância particular. Localizada na cidade de Curitiba, mais precisamente na região metropolitana de Curitiba – São José dos Pinhais. Porém atendemos todo o Brasil.
Nós buscamos através de nosso atendimento proporcionar todo conforto, segurança e tranquilidade aos pacientes e responsáveis. Com um atendimento humanizado, oferecemos todo o suporte para remoções médicas e ao longo do trajeto.
A Brasil Emergências Médicas conta com uma frota de ambulâncias modernas, equipadas com tecnologia de ponta e de acordo com legislação estabelecida para transporte em ambulância particular. Todas possuem ar-condicionado e alto padrão de segurança, tudo para garantir o bem-estar de todos os pacientes.
Garantimos um atendimento ágil, rápido e seguro.
Brasil Emergências Médicas empresa especializada e qualificada para “ambulância Curitiba”