Insights

Brasil Já Cultiva Blueberry; Conheça As Regiões Produtoras –

O blueberry, ou mirtilo, é uma frutinha que aparece mais em supermercados das grandes cidades e em empórios especializados. Mas isso deve mudar, pois algumas regiões do Brasil começaram a cultivar o mirtilo e pretendem aumentar a produção. Legal, né?

Atualmente, o Brasil ainda importa cerca de 80% do mirtilo que consome. Porém, novas pesquisas estão desenvolvendo variedades que se adaptam melhor ao calor. As expectativas para o crescimento da produção nos próximos anos são positivas.

Por que o Brasil não produzia blueberry antes?

O blueberry, ou mirtilo, é uma fruta que cresce melhor em climas frios. Algumas variedades precisam passar por um período de “frio hibernal” para se desenvolver. Por isso, não se adaptavam bem ao clima mais quente do Brasil.

Nos últimos anos, isso mudou! Pesquisas nos EUA criaram variedades de mirtilo que conseguem crescer em climas quentes. O Brasil já cultivava mirtilo desde a década de 1980, mas em pequena escala.

Além disso, o uso de vasos para cultivo ajudou a desenvolver variedades que se adaptam ao nosso clima. Há uma expectativa ousada de que no Cerrado, por exemplo, a produção chegue a 48 toneladas até 2025.

Onde já se cultiva mirtilo no Brasil?

Atualmente, o cultivo de blueberry no Brasil está concentrado nas regiões Sul e Sudeste. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais estão se saindo bem na adaptação e cultivo em larga escala.

Nos próximos anos, espera-se que o mirtilo seja cultivado em outras áreas mais quentes, como partes do Nordeste.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de mirtilo do país. Praticamente todas as regiões do estado cultivam a fruta. De acordo com a Emater-RS, a produção anual é estimada em cerca de 400 toneladas. Os produtores usam entre 70 e 80 hectares para o cultivo.

Em outros estados, o cultivo é menor, mas vem crescendo.

O mirtilo vai se espalhar pelo Brasil?

Com certeza! Cada vez mais pessoas estão conhecendo essa frutinha que tem um sabor doce e um pouco ácido. O que encanta é a versatilidade do mirtilo, podendo ser usado em várias receitas, principalmente doces.

Por isso, a produção de blueberry deve crescer bastante nos próximos anos, especialmente com a demanda crescente por seus benefícios e seu uso na indústria alimentar.

Esse fruto ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, previne doenças como o diabetes, auxilia na perda de peso e ainda melhora a função cerebral e a visão.

Redação STE

Conteúdo editorial desenvolvido pela equipe do STE em colaboração com parceiros especializados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo