Cidade com 40 mil habitantes se destaca na fabricação de jeans –

Toritama, no Agreste de Pernambuco, é conhecida como a “Capital do Jeans”. A cidade representa cerca de 17% da produção de jeans no Brasil, sendo um dos principais centros têxteis do país e um motor econômico da região.
A produção em Toritama é bastante descentralizada, permitindo que muitas famílias participem do trabalho têxtil. Essa atividade é a principal fonte de renda e sustenta cerca de 80% da população local. Além disso, a maioria das peças é feita de forma artesanal, com as mulheres liderando o setor.
A cidade fica a 170 km de Recife e, apesar da desigualdade social na região, tornou-se um destaque no mercado têxtil. Toritama ganhou o apelido de “Ouro Azul” por conta da grande produção de jeans.
Atualmente, a população de Toritama é de aproximadamente 47 mil pessoas. A cada quinta-feira, acontece a famosa Feira do Jeans, atraindo visitantes de todo o Brasil em busca de boas compras.
O sucesso de Toritama se deve ao seu jeito de produzir. Existe um modelo de operação que é quase como um “parque fabril ao ar livre”, onde várias famílias trabalham juntas na fabricação do jeans. Isso permite a produção não só de calças, mas de uma variedade de roupas em jeans.
Na cidade, operam mais de 3 mil empresas e mais de 50 lavanderias industriais. Segundo a Prefeitura, a produção anual ultrapassa 60 milhões de peças, e a cidade é responsável por 15% a 17% de todo o jeans fabricado no Brasil.
Em termos econômicos, a indústria têxtil de Toritama tem um impacto significativo no PIB do estado. Em 2024, o Produto Interno Bruto de Pernambuco foi de R$288,6 bilhões, enquanto Toritama contribuiu com R$707 milhões, representando cerca de 0,3% do PIB estadual.
Importante ressaltar que Toritama faz parte do “Cinturão Têxtil do Agreste Pernambucano”, que inclui outras cidades importantes, como Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Este é o maior polo de produção de vestuário do Nordeste e exporta produtos para vários países da América do Sul.