Cuidar das Redes Sociais é extremamente necessário no ambiente de negócios da atualidade, justamente porque esse ambiente é um ótimo local para promover procedimentos, vender e se aproximar de possíveis consumidores.
É um ambiente que ainda ajuda negócios nos mais variados níveis e setores a entender melhor os seus consumidores, captar informações sobre as necessidades e demandas deles, e assim proporcionar opções que atendam a essas opções.
Não é à toa então que diversas profissões relacionadas aos cuidados com as Redes Sociais estão se desenvolvendo, e entender melhor cada uma delas é a opção mais segura para que você saiba no que deve investir.
A seguir iremos explicar então algumas das principais diferenças entre o Community Manager e o Social Media Manager, te ajudando a compreender melhor qual profissional fará a diferença que o seu negócio está precisando.
Permaneça na leitura e se mantenha à frente ao compreender informações essenciais aos meios de negócio dos dias atuais!
Os focos principais são diferentes
O Community Manager está diretamente preocupado em desenvolver e manter um relacionamento da página com os seguidores dela, ou seja, com os clientes.
E isso é feito a partir de diversas atividades, como o compartilhamento de stories, respondendo esses consumidores e levantando opções para que eles mandem questionamentos, além de atuar para fortalecer a marca que está sendo trabalhada.
Já o Social Media Manager se ocupa fortemente em avaliar melhor os vários dados colhidos e gerados das interações com os consumidores e seguidores, para assim desenvolver boas estratégias dentro da plataforma.
O objetivo central é simples: fazer com que esses dados geram ações mais focalizadas e com resultados de qualidade, convertendo-se em vendas, em crescimento da marca, em leads, dentre outras atividades.
E ambos profissionais podem utilizar plataformas específicas para obter os resultados que objetivam, como por exemplo conseguir mais seguidores para essas páginas através da estratégia de comprar seguidores reais no FollowTurbo – um site que você consegue impulsionar seu perfil no Instagram.
Essa estratégia não apenas existe, como é muito utilizada por diversas páginas e empresas, que sabem da importância de se investir um pouco mais para obter bons retornos no curto prazo.
O cuidado com o conteúdo também
O conteúdo é um dos itens mais importantes quando falamos em Redes Sociais, justamente porque é através dele que a marca promovida vai se consolidando e se fortalecendo, pois ele gera as interações e ações necessárias para esse e outros objetivos.
Mas cada profissional irá tratar o conteúdo de maneiras distintas, justamente porque cada uma tem um foco de análises e ações a partir dele.
Para o Community Manager, é essencial que o conteúdo seja bem atrativo, que cative os seguidores, que tenha alguns níveis de relevância para eles, pois tudo isso proporciona os objetivos que ele estabelece.
Já para o Social Media Manager o foco consiste em verificar se as várias postagens e interações seguem a identidade visual da marca, se auxiliam nas estratégias construídas, seus vários resultados, e assim por diante.
Ele ainda define calendários para as postagens, define a quantidade delas e os tipos que mais serão utilizados, tudo de acordo com as métricas definidas, além de realizar os investimentos em anúncios e promoções, quando forem necessárias.
Importante que para os dois setores o conteúdo gerado deve ter qualidade, sendo bem organizado e pensado para transmitir esse tipo de segurança para os seguidores da página, e todos os potenciais clientes dela.
Mas afinal, o que cada um busca?
Já apresentamos algumas das principais diferenças entre o Community Manager e o Social Media Manager, e provavelmente você já está entendendo que as duas profissões se ocupam de pontos de vista diferentes quando o assunto são as Redes Sociais de um negócio.
Mas para que tudo fique ainda mais claro, vejamos o que efetivamente cada área está buscando quando desenvolve os trabalhos nas redes de um negócio!
1. Community Manager
Como um gerenciador da comunidade que está sendo desenvolvida, o Community Manager irá buscar e desenvolver atividades que gerem ou se relacionem especialmente com:
- Engajamento – ou seja, tornar a página movimentada, aumentando as curtidas das suas postagens no Instagram, compartilhamentos de stories, comentários, etc. O objetivo final também é o de vender algo, mas isso é conquistado através do fortalecimento da comunidade que é estabelecida dentro da página, desenvolvendo uma relação com os seguidores/consumidores e atuando de maneira a fortalecer cada vez mais esse processo.
- Atendimento ao cliente – o Community Manager também pode ser responsável por atender o cliente, seja com o procedimento de tirar dúvidas, seja ao resolver os vários problemas que podem surgir em operações comerciais. E quanto mais organizado, humano e atencioso for esse atendimento, melhores as chances de conquistar e fidelizar os consumidores para a sua marca e o que ela vende.
- Desenvolver um relacionamento – um procedimento que existe para, como já explicamos, auxiliar no engajamento da página. Mas a questão diferencial aqui reside no fato de que esse relacionamento não pode ser superficial ou falso, justamente porque os consumidores percebem facilmente procedimentos do tipo. É necessário autenticidade e compromisso, que gerem a confiança dos consumidores e incentivem a participação na página em questão.
E essas são algumas das ações mais básicas, desenhadas e colocadas em prática com o intuito de desenvolver e manter uma relação comunicativa com os seguidores, consumidores e potenciais consumidores.
O foco aqui é no cliente, em informá-lo, realizar ações que lhe agrada e usar esse relacionamento como porta de entrada para outros consumidores semelhantes.
2. Social Media Manager
Se você chegou até essa etapa do artigo, já compreendeu que as funções e os objetivos dessas duas profissões são diferentes, e que no caso do Social Media Manager o foco principal de trabalho envolve medir constantemente as Redes Sociais em busca de dados e informações que ajudem a melhorar o desempenho delas.
E isso pode ser feito através de várias ações, dentre as quais destacamos:
- Análise dos dados – talvez a melhor forma de entender como o Social Media Manager realmente trabalha é observar as ações que ele desenvolve constantemente ao coletar e analisar os vários dados das relações desenvolvidas nas Redes Sociais. E isso acontece ao verificar como uma certa campanha promocional funcionou e o seu desempenho, se as postagens estão trazendo os resultados objetivados, e assim por diante. É uma das tarefas mais complexas, justamente porque essas métricas mudam constantemente, exigindo altos níveis de atualização.
- Estratégia – e é a partir da análise constante desses vários dados que o Social Media Manager pode desenvolver sua outra tarefa principal: as estratégias. Elas envolvem então pensar nas ações promocionais, nos anúncios, e até mesmo nos temas e tipos de postagens que serão criados. Já falamos sobre isso aqui, mas é importante ter em mente que essa é uma das atividades centrais que profissionais do tipo desenvolvem.
- Obter crescimento – mas não apenas da página em questão, considerando que ela geralmente representa um negócio, que também quer ter seu crescimento privilegiado e estimulado. Existe sim um foco nos números da rede social, mas o objetivo central é o de ver esses números se convertendo em vendas, em maior reconhecimento da marca dentro e fora desse ambiente virtual, e claro, em lucrar!
Assim, o trabalho do Social Media Manager envolve muitas ações bem planejadas, objetivando entender bem o desempenho de uma página e investir nas mudanças necessárias para que ela melhore e ajude um negócio a alcançar os lucros e a receita que delimitaram.
Ambos possuem os mesmos objetivos!
Que envolvem, principalmente, fortalecer um negócio ou uma marca, e garantir que, com esse fortalecimento, ela possa ganhar dinheiro utilizando plataformas como o Instagram, o Facebook e outras tantas Redes Sociais.
Inclusive, existem muitas formas de ganhar dinheiro usando o Instagram, por exemplo!
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E em qual profissional devo investir?
Num cenário ideal, seria essencial que o seu negócio realizasse o investimento em ambos os profissionais, já que a combinação do trabalho deles contribui para que uma página alcance altos rendimentos.
Mas caso isso não seja possível, considere a sua principal necessidade e escolha um para investir.
Por exemplo: se a sua página carece de engajamento, talvez investir no Community Manager seja a melhor opção, justamente para que a sua página tenha uma estruturação que eleve à construção de um relacionamento com os seus seguidores.
Mas se você tem engajamento, só que não sabe o que fazer com os dados que coleta, o Social Media Manager é o profissional ideal para te ajudar a entender esses dados e usá-los ao seu favor.
E lembre-se que investir em ao menos um deles é uma necessidade real dos negócios atuais, justamente porque muitos consumidores se encontram nesse espaço, e porque as opções de comércio são muito mais simples e baratas através deles.
Porque o mundo corporativo está mudando, e quem não se ambientar a essas mudanças, corre um sério risco de ficar para trás!