Como evitar que aparelhos eletrônicos queimem com a queda de energia.

Como evitar que aparelhos eletrônicos queimem com a queda de energia.

Poucas pessoas sabem, mas o aumento das chuvas, raios e descargas elétricas, unido a um maior consumo de energia elétrica, faz com que as quedas de energia se tornem bem mais comuns no verão. 

E além do inconveniente de ficar sem energia, essa oscilação ainda pode ser muito perigosa para os aparelhos, fazendo com que eles “queimem”. 

No entanto, esse é um problema que pode ser evitado com algumas medidas

Verdade seja dita, a grande maioria dos aparelhos eletrônicos representa um investimento financeiro muito alto para arriscar perdê-los com um problema de queda de energia. 

E mesmo que você possa adquirir um novo com facilidade, o transtorno de ficar sem o aparelho já é algo muito chato, principalmente quando ele é usado para trabalho, como é o caso de computadores, por exemplo. 

Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Entenda porque isso acontece e saiba como evitar que aparelhos eletrônicos queimem com a queda de energia e evitar esse tipo de transtorno:

Por que as quedas de energia podem danificar aparelhos eletrônicos?

É importante ter em mente que geralmente não é a queda ou falta de energia que danifica os aparelhos eletrônicos, mas o retorno da força. Depois da queda é comum que a energia elétrica volte com uma voltagem muito acima do normal, causando uma sobrecarga.

Isso também pode acontecer quando um raio cai ou há uma oscilação de energia, o aparelho queima porque não aguenta a força da corrente elétrica. 

Apesar de grande parte dos eletrônicos atualmente serem bivolt e suportarem tensões acima de 230V, nesse tipo de situação os danos podem ser graves.

Apesar das condições meteorológicas não estarem sob nosso controle, é possível tomar algumas medidas para proteger seus aparelhos eletrônicos. 

Se você não conta com nenhum dispositivo de proteção, (vamos falar sobre eles em seguida) sempre que possível retire os aparelhos da tomada mesmo que eles não estejam desligados. 

Em residências, o mais indicado é usar estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks. 

Em empresas os nobreaks mais potentes ou até mesmo geradores de energia são boas soluções. Em todos os casos, é importante ter atenção ao estado do dispositivo e sempre que necessário fazer a manutenção ou o conserto de nobreak.

Há ainda a possibilidade de usar os chamados DPS, dispositivos de proteção de surto, um equipamento que ajuda a eliminar picos de tensão na rede junto com um aterramento correto. Os DPS podem ser instalados próximos ao quadro geral ou diretamente nas tomadas. 

Em locais onde os aparelhos não podem sofrer nenhuma interrupção no seu funcionamento, é extremamente recomendado usar uma fonte de alimentação ininterrupta que garante o fornecimento de energia mesmo em caso de quedas, picos e outros eventos, como as baterias estacionárias

Conclusão

Este foi o nosso post de hoje sobre dicas de como evitar que aparelhos eletrônicos queimem com a queda de energia. Nele você pode conferir o motivo disso acontecer e o que fazer para que não aconteça.

Para mais dicas e posts como este, continue acompanhando o nosso blog e não perca nada. Até a próxima!