Como fixar espelho grande com moldura na parede

Como fixar espelho grande com moldura na parede

Está com dúvidas sobre como fixar espelho grande com moldura na parede da sua casa ou escritório? Para quem não entende muito do assunto e que está se aventurando nesse universo agora, pode parecer algo difícil.

Mas, na verdade, trata-se de um tipo de trabalho do qual demanda menos trabalho do que se pensa, haja vista que há vários métodos para fixar um espelho grande na parede. Quer saber quais são? Então é só conferir os próximos tópicos. Confira!

Formas de Colocar Espelho na Parede

Como dito nos parágrafos anteriores, colocar espelho na parede ou mesmo na parede é um trabalho que pode ser feito de várias maneiras. Espelhos furados, que são instalados com botões de acabamento, por exemplo, são bem comuns.

No entanto, também há outras peças para fazer a instalação do espelho sem que haja furos. Ademais, ainda existe a possibilidade de instalar o espelho com vários tipos de adesivos.

Fora isso, fazer a fixação no azulejo é uma ótima opção também, uma vez que não há risco de corrosão dos botões, tampouco dos parafusos. Abaixo, iremos falar sobre algumas formas de fazer esses tipos de instalações.

Espelhos Furados

Esses tipos de espelhos devem ser instalados direto na parede, a qual pode ser tanto de azulejo quanto de alvenaria. Mas, para poder fazer a instalação, deve-se ter parafuso francês e botões de acabamento.

Botões com Rosca Interna

Esses botões eram usinados em latão há cerca de dez anos atrás. Mas, nos dias de hoje, é injetado zamac ou plástico ABS.

Por conta disso, ele detém um acabamento liso em sua face superior, a qual fica exposta até o momento da instalação. Mas, na parte de baixo, há um furo rosqueado, que serve para fixação.

Nesse caso, para poder prender um espelho na parede, deve-se utilizar um parafuso comum. Para tanto, é só fixar o espelho com uma arruela que tenha rosca externa. Assim que fixar a peça, o botão é rosqueado na arruela, a fim de dar um acabamento.

Botão de Pressão

Ele é bem semelhante ao botão de rosca interna, mas, nesse caso, a arruela para fixar o espelho é com um parafuso comum. No entanto, o botão precisa ser encaixado na arruela por pressão, ao invés de rosqueado.

Além disso, ele é feito de aço inox estampado. E, por possuir um bom acabamento, tem o benefício de não ser muito fácil remover com a rosca interna. Ou seja, uma ótima forma de evitar com que a tampa caia durante a limpeza e se perca, por exemplo.

Prolongadores

A colocação de prolongadores acaba fazendo com que o espelho fique um pouco mais distante da parede e, por isso, cria a sensação de que ele está flutuando. Inclusive, há prolongadores com os seguintes comprimentos:

  • 17mm;
  • 25mm;
  • 50mm.

Mas, na maioria das vezes, por questões de segurança, não se deve utilizar distanciamentos maiores que esses. Inclusive, a segurança é o grande problema desse tipo de instalação.

E isso acontece devido ao fato de o espelho ficar sem qualquer tipo de apoio no centro, podendo se quebrar com certa facilidade caso seja pressionado ou ao sofrer algum impacto.

Em virtude disso, para poder melhorar o nível de segurança, é possível colocar o espelho sobre uma placa de madeira ou MDF de espessura média, entre 6 a 10mm, mais ou menos. Nesse caso, se porventura o espelho se quebrar, os cacos ficam presos na placa.

No entanto, uma outra forma de melhorar a segurança é através de uma película que vai colada na parte de trás do espelho.

Espelhos Sem Furo

Ainda existe a possibilidade de você instalar o seu espelho sem fazer qualquer tipo de furo. Dentre as opções, existem as seguintes:

Botão Francês ou Finesson

De todos os botões que existem, esse é o mais antigo para instalação de espelhos, mas que ainda assim continua funcional. Assim como os de rosca interna, ele era usinado em latão.

Mas, hoje em dia, também é injetado zamac e plástico. Fora isso, esse tipo de botão é composto por duas peças. Uma delas tem a rosca externa, a qual deve ser presa na parede.

A outra, por sua vez, é o botão de acabamento, que detém um furo rosqueado para poder fixar a outra parte. A rosca externa deve ter um corte mais plano, a fim de acomodar a borda do espelho, o que evita a necessidade de fazer furos.

Compartilhar