Em suma, saber como organizar uma caixa de ferramentas é essencial para acessar a ferramenta que precisa de forma rápida.
Por exemplo, se você precisar limpar a caixa de gordura ou apertar um parafuso de um móvel, essa agilidade pode te poupar tempo.
Contar com algumas ferramentas em casa é sempre bastante útil, já que esses materiais permitem solucionar pequenos reparos dentro de casa sem que seja necessário chamar um profissional. Há vários problemas caseiros que são facilmente solucionados somente com um martelo ou uma chave de fenda, te proporcionando independência para solucionar essas adversidades do cotidiano.
Se você não é um profissional do ramo, você provavelmente possui uma simples coleção de ferramentas, somente aquelas fundamentais que todo mundo eventualmente necessita, mas isso não quer dizer que você não deve mantê-las organizadas de uma maneira a ter tudo sempre em ordem quando for necessário.
Como organizar uma caixa de ferramentas
Organizamos esse post para te auxiliar na organização e deixar acessível sua caixa organizadora de ferramentas, seja ela simples ou completa e não ter que passar horas e horas buscando um martelo para quando for necessário bater um prego dentro de casa, veja.
1. Cuidados básicos
Quando pensamos em organizar e guardar nossas ferramentas, é preciso pensar primeiro em duas coisas: sua durabilidade e a segurança de quem reside com você.
Ferramentas adequadamente cuidadas e guardadas duram bem mais, pois não enferrujam e nem quebram facilmente e te atenderão por um longo período se forem produtos de qualidade.
Outra questão importante é saber que determinadas ferramentas podem se tornar quase armas brancas e se na sua casa tem criança pequena é recomendado guardá-las longe da vista dos pequenos, para evitar acidentes inesperados.
2. Sugestões básicas para uma boa organização
Pegue sua caixa organizadora de ferramentas e leve para local que tenha espaço e com o chão livre. Tire tudo de dentro da caixa e espalhe no chão.
Isso vai te ajudar a ter uma noção da quantidade de ferramentas que você tem e consequentemente quanto de espaço será necessário para guardá-las. Nesses casos é bastante comum espalhar tudo e notar que se tem bem mais coisas do que imaginava, o que nos leva a uma segunda sugestão.
Aproveite esse momento em que está tudo espalhado e separe as ferramentas boas das que não prestam mais. Muitas vezes, elas já estão guardadas a tanto tempo que não notamos que algumas já estão quebradas ou enferrujadas e não podem mais ser utilizadas, estando ali somente para tomar espaço.
Agora que você já fez uma “limpa” na sua caixa organizadora de ferramentas, chegou a hora de começar a organizá-la. Primeiro, separe elas por tamanho. Pegue tudo que for do tamanho mais comprido como as chaves de fenda e Philips e deixe elas juntas. Já as ferramentas mais pesadas e maiores também podem ser colocadas inicialmente juntas, nessa hora veem os martelos, alicates grandes, chaves de biela e etc.
Dá também para separar as ferramentas por categoria. Organizando dessa forma, no momento que precisar de certa ferramenta será bem mais fácil e prático. Para isso, sugerimos pegar todas as ferramentas que são de corte e posicioná-las juntas, as de aperto todas juntas, buchas e parafusos e assim por diante. Ao finalizar, use aqueles elásticos de borracha e passe por elas, fazendo com que elas permaneçam organizadas.
Outra sugestão valiosa é separar as peças pequenas em apenas um lugar, de preferência em potinhos ou latas fechadas que evitem a entrada de poeira e deixe tudo seguro em apenas um lugar. Por exemplo, separe os pregos grandes dos pequenos, os parafusos e porcas, as buchas e coloque identificação em cada um com uma etiqueta no recipiente onde estão guardados.
Além das ferramentas em si, organize também os objetos complementares, como veda rosca, trena, fita isolante e demais outros.
Organizando dessa forma fica bem mais simples saber quanto de espaço você irá precisar para guardar tudo.
Diversas vezes você vai notar que tem bem mais ferramentas do que a caixa que você tem suporta, é nessa hora que já é possível entender se o que você realmente precisa é de uma nova caixa organizadora de ferramentas.
3. Higienização
Agora que as ferramentas estão devidamente separadas e as não utilizáveis já foram descartadas, é o momento de limpar tudo para que elas possam ficar guardadas da forma mais conservada possível. Com o uso contínuo, é comum acumular poeiras e sujeiras, então não adianta parar para organizar sua caixa organizadora de ferramentas se não limpar tanto as ferramentas quanto a caixa em si.
Não se esqueça que para as ferramentas, não é recomendado lavar com água corrente, pois podem enferrujar, então passe somente um paninho com álcool. A caixa em si também é necessário ser limpa, se ela tiver divisórias e prateleiras, por exemplo, é fundamental tirar tudo e limpar também.
4. Reorganizando a caixa
É fundamental escolher um lugar adequado para guardar sua caixa organizadora de ferramentas. A área de serviço, a garagem ou lavanderia são sempre ótimas alternativas. Não é necessário que o espaço seja grande, basta ser organizado, de fácil acesso. Quando optar pelo local, deixe sempre guardado lá pois torna mais fácil para todos da residência saber onde achá-la quando for preciso.
Pronto, depois de todas nossas sugestões é impossível sua caixa organizadora de ferramentas continuar desorganizada, só é necessário que você tenha paciência e tempo para sentar e colocar as coisas em ordem, asseguro que você não irá se arrepender.