Quando um novo ano está perto de começar, muita gente coloca como meta renovar aquele cômodo antigo ou até mesmo a casa inteira. Mas, sempre que possível, é melhor fazer isso sem grandes transtornos ou gastos desnecessários. Para isso, algumas dicas simples como uma boa pintura ou utilizar pisos laminados podem fazer toda a diferença.
As características do fim do ano, que unem novas perspectivas para o que está por vir, metas e objetivos e até aquele dinheiro extra do 13º salário são o combo perfeito para começar uma renovação da casa. Repaginar um cômodo que te incomoda, trocar os pisos ou as cores da parede ou até fazer aquela obra extra na sua casa, como construir uma piscina ou ajustar o jardim, podem ser uma boa pedida para começar 2023 com o pé direito.
Mas, para deixar o processo ainda melhor e mais fácil, é preciso pensar em todos os detalhes para que não haja transtornos ou gastos além do esperado. Com uma boa organização, bons profissionais e seguindo as dicas que citaremos adiante, você fará a sua reforma sem grandes problemas e começará o novo ano com um objetivo a menos na sua lista.
Renovar não é quebrar
Para começar, vale deixar claro que renovação não é, necessariamente, sinônimo de bagunça, “quebra-quebra” ou algo demorado. É possível repaginar um ambiente ou até a casa inteira com ações pequenas, mas assertivas. Aqueles toques que fazem toda a diferença, mas são simples e, claro, econômicos.
Comece pela pintura
Pintar as paredes é uma ótima maneira de dar uma nova cara ao ambiente. Trocar as cores ajuda a alterar a aparência do local e dá um ar de novidade, sem que seja preciso quebrar nada.
Antes de escolher a nova cor das suas paredes, pense na sensação que você quer levar para quem entra no cômodo. Por exemplo, se você pretende dar a ideia de amplitude, de um local maior, escolha cores claras, como branco ou bege. Por outro lado, se prefere o sentimento de aconchego e conforto, busque colorações mais suaves, como tons pastéis de azul ou verde. Ou, se quiser mostrar ousadia, aposte em tons vibrantes, como vermelho ou laranja.
Trocar os pisos
Mais uma opção para quem quer renovar o ambiente sem grandes problemas ou custos é trocar os pisos. Mudar o revestimento do chão da cozinha, do banheiro, ou até da casa inteira, com certeza fará uma grande diferença no local.
Escolha o tipo de piso que combine com o cômodo, mas também que seja funcional e de longa duração. O piso laminado, por exemplo, é ótimo, pois é resistente contra o fogo, a água, além de ter um ótimo custo-benefício. O porcelanato e o piso de cerâmica também são boas opções, por terem bastante durabilidade e variedade de modelos e cores.
Pensando na decoração
Para dar aquele up no ambiente, vale também repensar a decoração. Essa é a maneira mais simples de renovar o local, já que mexeria somente em coisas mais superficiais. Mas, com certeza, é um ponto que faz toda a diferença.
Dá pra fazer esse tópico de diversas formas. A mais fácil é trocar de lugar os móveis que você tem. Assim, não há gastos e o ambiente ainda fica com uma cara nova. Outra opção é investir em peças para trazer novidades ao local. Não é necessário trocar toda a mobília, muitas vezes alguns itens como tapetes, quadros e capas de almofadas são o suficiente para tornar o cômodo diferenciado.
Há, ainda, a possibilidade de renovar móveis e objetos antigos. Com essa opção os gastos são menores do que comprar algo novo e ainda é possível fazer do jeitinho que você quer, pintando, lixando e até mesmo refazendo o móvel por completo.