Cuidados ao viajar sozinho: principais dicas

Existem alguns cuidados ao viajar sozinho que precisam ser tomados para evitar que alguns acidentes aconteçam no meio de uma viagem. Esse é um momento que exige muita cautela e atenção, principalmente para as mulheres que realizam um trajeto sozinhas. Com apenas algumas dicas, é possível se proteger de uma maneira adequada.

Além disso, quando viajamos, principalmente para outros países, precisamos lembrar que estamos lidando com um ambiente totalmente diferente e que, em alguns casos, pode ser hostil para determinados tipos de pessoas, religiões e, também, aparências. Então, confira algumas dicas logo abaixo para ficar tranquilo na sua viagem. E sabendo seus direitos com a Resolvoo.

Faça uma pesquisa sobre o local de destino

Um dos principais cuidados ao viajar sozinho é fazer uma pesquisa extensa sobre o local para onde está indo. Muitas pessoas costumam confiar apenas em coisas que ouviram superficialmente e isso acaba trazendo sérios prejuízos, principalmente se a localidade apresentar diferenças culturais muito extremas.

É necessário recolher algumas informações como tradições, hábitos locais, o que é proibido fazer em público, como se comportar e, até mesmo, o que as pessoas costumam comer no país ou cidade em específico. Isso vai evitar muitos constrangimentos, além de deixar a sua viagem mais agradável.

Lembre-se que você está conhecendo um lugar novo, diferente da sua cultura, do seu país. Então, o respeito deve ser um fator que prevalece em qualquer ambiente no mundo, seja em relação à cultura, modo de se vestir ou hábitos na hora das refeições.

Escolha uma hospedagem com boas avaliações

Outro item essencial da lista de cuidados ao viajar sozinho é escolher uma hospedagem que tenha avaliações positivas. Afinal, se você está indo para um local com sua bagagem que não conhece, porque confiaria em um hotel, pousada ou casa com avaliações ruins? Isso pode acabar estragando toda a experiência.

Além disso, pessoas que já foram até o local costumam dividir suas impressões de maneira muito honesta, a fim de ajudar outros turistas que também estão com vontade de se hospedar em um ambiente acolhedor e extremamente receptivo. Por isso, sempre leve em consideração a maior parte dos comentários.

Outro ponto muito importante a respeito das hospedagens está diretamente relacionado com a segurança. Ambientes que não são avaliados de maneira positiva geralmente não apresentam uma segurança muito boa, além de trazer uma sensação de desconforto e desconfiança constante.

Não saia com itens caros

Para complementar a lista de cuidados ao viajar sozinho, é necessário tomar cuidado com pertences valiosos. Tanto no Brasil como fora dele, o mais indicado é deixar joias, grandes quantidades de dinheiro e peças de roupas caras dentro do hotel ou em qualquer outro lugar que se julgue seguro.

Outra maneira de se proteger é, também, levando apenas os seus cartões para que a viagem seja ainda mais segura. Dessa forma, caso algum assalto aconteça, as chances de retirarem o seu dinheiro ou de fazerem alguma compra indevida seriam bem menores do que poderia acontecer caso estivesse andando com valores físicos.

Respeite as crenças locais

Mais um dos cuidados ao viajar sozinho que não podem ser deixados de lado de maneira alguma é o respeito às crenças locais. Se você está se programando para ir para um outro país, saiba que uma boa pesquisa a respeito dos hábitos locais e da religião predominante será imprescindível para não cometer nenhuma gafe.

Não há nada pior do que fazer um gesto desrespeitoso, mesmo que não seja a sua intenção, para pessoas que se sentirão extremamente ofendidas com isso. Também é válido lembrar que, em muitos países, o tratamento em relação às mulheres pode ser bastante negativo.

Utilize unicamente os transportes oficiais 

Outra maneira de se manter seguro em qualquer lugar do mundo é utilizando apenas os transportes oficiais, oferecidos pelo governo. Dessa forma, você terá menos chances de ser assaltado, raptado ou qualquer outra coisa. Além disso, alguns dos transportes disponíveis são inteiramente gratuitos, fazendo com que economize.

É sempre importante confiar nas coisas que o país oferece para a população para os seus turistas, pois isso quer dizer que aquele determinado transporte passou por uma avaliação e é frequentemente utilizado pela população para se locomover até as áreas de lazer ou para ir até o trabalho.

Não ande sozinho à noite

Por fim, mas não menos importante, temos em nossa lista de cuidados ao viajar sozinho não andar sozinho à noite nas ruas. Essa dica vale tanto para o Brasil quanto para fora dele. Isso porque não podemos confiar em ninguém, pois nunca conseguimos identificar quem são as pessoas que circulam nas ruas.

Além disso, também há a questão do escuro das ruas, que pode ser um prato cheio para criminosos. Se você é um turista em uma cidade que nunca tinha ido na vida, saiba que as chances de se perder à noite e acabar parando em locais perigosos também são muito grandes.

Leia também: Como escolher seu destino de viagem neste momento?

Comentários estão fechados.