Dedetizadora em São Paulo: saiba o que fazer e como procura

Dedetizadora em São Paulo: saiba o que fazer e como procura

Normalmente, a primeira coisa que as pessoas relacionam a uma empresa dedetizadora em Campinas é um serviço para acabar com baratas e ratos.

No entanto, ela engloba todas as pragas urbanas: cupins, carrapatos, pulgas pombos, escorpiões…

Embora algumas dessas pragas serem inofensivas, algumas são transmissoras de doenças perigosas, como é o caso da leptospirose transmitida por ratos.

Além disso, por mais que existam produtos eficazes no mercado, eles são apenas um paliativo e para resolver uma infestação mais pontual.

Daí a importância de contar com uma empresa especializada, pois contam com toda a expertise para identificar o foco da infestação e propor o tratamento mais adequado.

Portanto, se você ainda não entende muito bem o que faz uma empresa dedetizadora, vamos tirar todas as suas dúvidas agora!

Dedetizadora: o que faz?

O principal papel de uma empresa dedetizadora é combater e controlar infestações de pragas urbanas, de forma que não voltem a infestar o ambiente.

E quais as pragas urbanas mais comuns?

* Baratas

* Ratos

* Carrapatos

* Pulgas 

* Formigas

* Insetos

* Pombos

* Cupins

* Escorpião 

Apesar de algumas dessas pragas não causarem nenhum mal, outras são transmissoras de muitas doenças, como os ratos, que podem provocar peste bubônica, tifo, leptospirose, febre hemorrágica, sarnas e micoses.

Voltando ao que faz uma dedetizadora:

De uma forma bem simples, vai aplicar produtos químicos eficazes nos principais focos e locais estratégicos, como ralos e esgotos. 

Muitas vezes, ralos podem ficar obstruídos por conta de baratas ou ratos, sendo então necessário chamar uma desentupidora em São Paulo.

Para isso, os profissionais precisam conhecer muito bem todas as espécies de pragas, já que cada uma requer um determinado produto e método de controle.

Pegando o exemplo dos cupins, se não agir rapidamente, podem destruir móveis, documentos e roupas, causando muitos danos ao patrimônio.

Como são imperceptíveis a olho nu, somente profissionais treinados são capazes de identificar as colônias e indicar o melhor produto.

O mesmo vale para todas as outras pragas urbanas, isto é, agir de forma preventiva para evitar maiores prejuízos, inclusive comprometendo a saúde das pessoas.

Como funciona a dedetizadora?

Conhecendo agora as pragas urbanas mais comuns, como funciona o trabalho de uma empresa dedetizadora?

Em primeiro lugar, é realizada uma inspeção em todo o local, tanto na parte interna quanto externa. Por exemplo, se for uma área com muito verde, é normal atrair mais mosquitos.

Já em uma região mais urbanizada, há uma maior presença de baratas, formigas e ratos. Daí a necessidade de vistoriar minuciosamente o local. 

A equipe responsável pelo controle também dará toda a orientação para evitar a proliferação das pragas, como por exemplo, ensinar o descarte apropriado do lixo, manter o ambiente limpo, colocar grelhas nos ralos.

Após a vistoria, os profissionais trabalham para identificar os focos das infestações e aplicar os produtos químicos, de acordo com cada tipo de praga.

O ideal é que a dedetização seja feita regularmente, pois só assim é possível prevenir novas infestações de pragas urbanas.

A maior vantagem de contar com o suporte de uma empresa especializada é que aplicam os produtos certos para evitar o desenvolvimento de novas colônias, de forma a manter o ambiente sempre limpo e saudável. 

Veja também QUAIS CUIDADOS TOMAR ANTES DE INSTALAR O AR-CONDICIONADO?

Quais os métodos utilizados?

Como já foi dito, para cada praga urbana, a empresa dedetizadora e desentupidora em Campinas vai usar um método diferente.

Veja, a seguir, como funciona o controle cada uma das pragas urbanas:

Baratas

As baratas são as pragas mais comuns em áreas urbanas, e geralmente são aplicados produtos diretamente nos focos de infestação.

São produtos sem cheiro e não tóxicos.

Ratos

Em primeiro lugar, a equipe responsável vai identificar a espécie do rato, que pode ser rato de telhado, ratazana ou camundongo.

A empresa então usa raticidas com o objetivo de acabar com os ratos.

Formigas

Outra praga muito frequente em cidades são as formigas, que por mais que pareçam não causar nenhum mal, podem causar muito transtorno. 

Para isso, a empresa usa produtos não apenas para acabar com as formigas, mas também evitar novas infestações.

Insetos

No caso dos insetos, principalmente os voadores, atualmente, as empresas dedetizadoras usam armadilhas elétricas, sendo muito eficazes para atrair os insetos.

Vale lembrar que uma grande preocupação é com o mosquito da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, mais um motivo para chamar uma empresa dedetizadora.

Pombos

Para quem não sabe, através das fezes, os pombos podem sim transmitir doenças, como a toxoplasmose e criptococose, por exemplo. 

Mais uma razão para solicitar a visita de uma empresa especializada. 

Cupins

A grande questão é que os cupins podem ficar anos em um ambiente e nem serem notados, e quando dão os primeiros sinais, como aquele “pozinho”, isso significa que o estrago já foi feito.

Portanto, assim que perceber algum sinal de cupins, é melhor agir rápido, antes que eles se proliferem para outros ambientes.

Escorpião

Apesar de caber às prefeituras o controle de escorpião, na prática, não funciona muito bem, principalmente pela falta de profissionais. 

Nesse sentido, a recomendação é buscar o auxílio de uma empresa especializada, que está preparada para aplicar os produtos apropriados para o controle de escorpiões.

Então, essas são as pragas mais encontradas em centros urbanos e o controle é necessário não apenas para proteger a saúde das pessoas, como também manter o ambiente mais saudável. 

Como escolher uma dedetizadora?

Uma pergunta muito frequente é sobre quais critérios a levar em conta na hora de escolher uma dedetizadora.

É importante saber se é uma empresa certificada e segue as recomendações da vigilância sanitária quanto aos produtos, pois apenas empresas licenciadas têm a autorização de usá-los.

Além disso, a equipe deve ser qualificada e treinada desde a identificação dos focos de infestação até selecionar os métodos e produtos mais eficazes, sempre com o objetivo de não causar nenhum dano à saúde das pessoas nem ao meio ambiente.

É importante também que a empresa ofereça garantia e orçamento sem compromisso.

Portanto, no momento de contratar uma dedetizadora, se ela atender a todos esses critérios, é a garantia de um serviço de qualidade e que vai dar resultado!

Veja também Bicicleta spinning – 13 benefícios para sua saúde física e menta

Compartilhar