A gamificação da educação é uma solução poderosa para gestores e professores que desejam melhorar o desempenho e aumentar a participação dos educandos. Esse fator é amplamente utilizado desde os primeiros anos escolares para tornar o processo de aprendizagem motivador.
No âmbito escolar pode ser muito difícil fazer com que os alunos se envolvam em determinadas tarefas. Por este motivo, a gamificação tem sido a solução para melhorar os níveis de aprendizagem.
O que é a gamificação da educação?
A gamificação da educação envolve a implementação de elementos de jogos em contextos que normalmente não são de jogos. Por exemplo, em uma aula de matemática, pode-se utilizar jogos ou brinquedos para ensinar os alunos a contar dinheiro.
Além disso, outros fatores que podem ser utilizados, incluem tabelas, rankings, níveis, pontos, medalhas, prêmios e recompensas. Estes podem fazer com que os educandos se empenhem ativamente nas atividades comuns do dia a dia.
Como funciona a gamificação na sala de aula?
A gamificação na sala de aula trata-se de incorporar elementos-chave de jogos em exercícios comuns. Assim, uma aula comum de qualquer outra disciplina, pode envolver o uso de prêmios, recompensas e outros para torná-la mais atrativa.
Uma aula de Língua Portuguesa, por exemplo, pode ser transformada em uma missão para formar palavras corretas. Quanto mais palavras são formadas, mais pontos as equipes formadas ganham.
Benefícios da gamificação para a educação
Existem muitos benefícios na implementação do recurso na educação. Um dos principais pontos inclui a otimização do processo de aprendizagem, visto que a solução torna as atividades mais atrativas. Outros benefícios incluem:
- Dinamismo;
- Desenvolvimento da autonomia;
- Aprimoramento dos resultados;
- Torna o processo de aprendizado mais prazeroso.
Não apenas isso, mas os estudantes também ficam mais concentrados e empenhados a aprender. Nesse contexto, mesmo que seja apenas para ganhar uma recompensa, o aprendizado é adquirido.
Gamificação na prática: Aplicando elementos de jogos no ensino
Na prática, a gamificação pode ser implementada de diversas maneiras. Alguns exemplos incluem missões, desafios e jogos mais elaborados, como caça ao tesouro, jogo da memória e outros.
Ao incorporar os principais elementos de jogos, os educadores podem criar experiências personalizadas e adaptadas conforme as principais necessidades da turma. Assim, é possível atender as urgências específicas de cada aluno.
Dicas para implementar a gamificação na sua sala de aula com sucesso
A gamificação pode ser implementada de diferentes maneiras em sala de aula. Para aplicar e obter sucesso neste feito, é preciso seguir algumas etapas importantes que sejam bem-sucedidas. Essas etapas incluem:
- Entenda as necessidades dos alunos;
- Escolha uma plataforma de gamificação;
- Obtenha ajuda de profissionais;
- Escolha os elementos;
- Aplique-os.
A escolha de uma plataforma de gamificação eficiente é indispensável para educadores e gestores que desejam implementar a ferramenta para gerar mais produtividade em sala de aula.
Como a gamificação impacta na motivação do aluno?
A gamificação na área da educação tem um impacto significativo na motivação dos estudantes. Recompensas, desafios e competições saudáveis fazem com que os alunos fiquem mais engajados e motivados.
Com isso, o aprendizado se torna mais dinâmico e divertido, além de promover habilidades essenciais para desenvolvimento dos estudantes. Portanto, incorporar elementos de jogos na rotina escolar, pode resultar diretamente em uma maior participação em sala de aula.
Como avaliar o impacto da gamificação na educação?
Para avaliar o impacto da gamificação na rotina escolar, basta avaliar o engajamento dos estudantes. Quanto mais motivados e engajados, melhores são os resultados da incorporação da gamificação.
O feedback dos alunos também é fundamental para entender se os resultados são bons. Existem algumas plataformas de gamificação que permitem avaliar a participação dos participantes. A Gamefic, por exemplo, é uma plataforma que possibilita o acesso de qualquer dispositivo.
A gamificação da educação pode ser a solução para muitos problemas em sala de aula, como a falta de participação dos alunos e outros. Para implementá-la na rotina dos seus alunos de maneira assertiva, escolha a Gamefic!