Se você não sabe o que é mailing de clientes, este texto pode te ajudar. Nas próximas linhas, haverá uma explicação sobre o tema e a importância dele para o seu negócio. Assim, você compreenderá melhor o assunto e poderá adaptá-lo para sua empresa. Leia este texto e saiba o que é mailing de clientes.
Entenda melhor o mailing de clientes
Diretamente ligado ao e-mail marketing, o mailing de clientes é uma lista que tem os contatos dos consumidores e dos leads de uma empresa. Apesar de ser muito antigo, o mailing ainda é útil, pois se adaptou às mudanças impostas pelo tempo. Atualmente, essa lista é feita por e-mail e muitas empresas a utilizam.
O conjunto de informações do mailing é importante para facilitar a aquisição e a fidelização de clientes em seu negócio. Afinal, essa lista é um dos grandes meios de levar uma empresa ao sucesso na web. Por meio dela, é possível criar várias estratégias de marketing de conteúdo.
Segundo os dados mostrados pelo site Statista, em 2019, 3,9 bilhões de pessoas usavam o e-mail marketing. No entanto, a expectativa é que o valor suba para 4,3 bilhões em 2023.
A partir do mailing de clientes, a empresa pode melhorar o seu relacionamento com os consumidores e leads. Afinal de contas, com o e-mail marketing, é possível criar ofertas exclusivas e oferecer conteúdo de qualidade. Assim, mais pessoas entrarão em seu mailing.
Entretanto, é importante lembrar que, criar um bom mailing não significa montar uma lista gigante com vários e-mails. O ideal é criar uma lista segmentada que possua bons clientes e leads corretos. Assim, haverá mais chance do mailing gerar bons resultados.
Pontos positivos do mailing
Apesar da tecnologia dos dias atuais, o e-mail ainda tem enorme relevância na sociedade. Para se ter uma ideia, segundo o site Statista, mais de 239 bilhões de e-mails foram recebidos ou enviados em 2019.
Esse dado mostra que os e-mails ainda são importantes, mesmo com o crescimento das redes sociais. Portanto, se você pretende trabalhar com marketing digital, não pode deixar os e-mails de lado. Afinal, a partir dessa ferramenta, é possível conquistar e fidelizar clientes para o seu negócio.
Segundo a DMA Marketer Email Tracker 2019, pesquisa feita com empresas do Reino Unido, o ROI (retorno sobre investimento) do e-mail marketing foi de 42 libras esterlinas. Ou seja, no ano de 2019, houve um ganho de 42 libras para cada libra investida nos e-mails.
Além disso, talvez o seu perfil de cliente ideal (ICP) prefira mais os e-mails do que outros meios de comunicação. No entanto, para descobrir isso, o ideal é fazer testes e ver por onde seus clientes se comunicam mais com você. É importante lembrar que, muitas vezes, o meio de comunicação de seus clientes está diretamente ligado ao serviço que você oferece.
No fim das contas, ao construir um mailing de clientes, é possível montar um planejamento bem estruturado. Assim, sua empresa pode melhorar os índices de aquisição e retenção, o que contribuirá bastante para seu sucesso.
Diversifique os meios de comunicação
Em qualquer negócio digital, é importante diversificar os canais de comunicação da empresa. Lembre-se que, os produtos se moldam aos meios de comunicação e não o contrário. Por isso, nenhum negócio deve depender apenas de uma única ferramenta. Afinal, se algum meio de comunicação perder relevância, o que acontece bastante com as redes sociais, talvez a empresa afunde junto com a plataforma.
Portanto, procure mesclar seus meios de comunicação e ver qual deles gera mais resultado para seu negócio. Dessa forma, será possível entender o perfil do cliente no atendimento. Lembre-se que, para que seu negócio cresça, sua ferramenta de comunicação deve agradar aos seus clientes. Do contrário, eles não terão o menor interesse de procurar a sua empresa.
Mailing de clientes e CTA’s
Para que seu mailing seja atrativo para as pessoas, é importante usar boas chamadas para ação (CTA ou call to action, em inglês). Basicamente, CTA ‘s são frases que levam os clientes a realizarem alguma ação. Por exemplo, quando bem aplicada, as CTA ‘ s convencem as pessoas a clicarem em algum local.
Entretanto, para que as CTA ‘s gerem bons resultados, você deve aplicá-las da forma certa. Geralmente, antes de “convencer” as pessoas a realizarem alguma ação, a CTA costuma “prender” a atenção delas. No entanto, para que a CTA consiga fazer isso, é importante que a mensagem como um todo seja atraente.
Portanto, para que a CTA funcione com eficiência, é preciso que todo o conteúdo ligado a ela seja interessante. Do contrário, a chamada não terá efeito algum em seu receptor. Além disso, se seu objetivo é vender serviços ou produtos, ambos devem ter qualidade. Afinal de contas, nenhuma frase, por melhor que seja, pode salvar um serviço ruim.
O mais legal da CTA é o fato de ser simples e objetiva. Por exemplo, a frase “Clique aqui e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail” é autoexplicativa. Por conta disso, se as pessoas realmente gostarem do produto, elas clicarão na mensagem e farão parte de seu mailing.