Neste texto mostraremos os primeiros cuidados com o seu gato castrado, afinal, sabemos bem que o nosso coração aperta de preocupação quando temos um bichinho que irá ser castrado ou que já está no período pós-operatório.
Para os pais de primeira viagem, esse é um conteúdo que irá acalmar as suas preocupações e sanar algumas dúvidas. Além de falarmos sobre a castração em si, também trataremos assuntos essenciais – como os primeiros cuidados, proteção dos pontos, ração para gatos castrados, ambiente confortável e muito mais.
Continue lendo e confira os primeiros cuidados com o seu gato castrado.
Falando um pouco sobre a castração!
Castrar seu pet é um cuidado importante quando pensamos na saúde do animal e também pode ser considerado um ato de amor, principalmente quando falamos de gatos, pets que possuem uma alta taxa de abandono.
Além disso, a castração de gatos além de ser um procedimento simples e rápido, ainda reduz a incidência de diversas doenças – como infecções urinárias, tumores – e complicações do período do cio.
Os primeiros cuidados com o seu gato castrado, logo após a castração
Logo após o procedimento cirúrgico de castração, podemos notar os felinos mais quietos, sonolentos e até um pouco irritados.
O que chamamos de pós-operatório é um período que pode levar cerca de sete a 10 dias, nos quais o seu animalzinho precisa de atenção e cuidados redobrados. Separamos dicas imperdíveis para ajudar o seu felino a ter uma boa recuperação:
É indispensável um ambiente calmo, agradável, mais escuro e isolado para que seu gato descanse de maneira apropriada.
Além disso, é importante manter crianças e outros animais afastados do felino castrado, evitando conflitos por conta do estresse, além dorisco de abrirem os pontos.
Fique atento se o seu gato irá lamber os pontos, pois além do risco deremovê-los, ainda pode levar a contaminação da ferida cirúrgica trazendo complicações. É muito importante que os pontos permaneçam até a data indicada pelo veterinário.
Para isso, é recomendado usar roupas cirúrgicas que protegem completamente a região onde estão os pontos. Essa roupinha é muito indicada para as fêmeas, devido a localização da incisão da castração. Para os machos, o colar elizabetano pode ser uma melhor opção.
Na hora de comprar a roupa cirúrgica, observe o tamanho e o peso do seu gato, para que ele não fique desconfortável ou acabe se machucando. O mesmo é indicado para a compra do colar elizabetano.
Logo após a cirurgia, não esqueça de deixar os potes de ração e a água fresca perto do seu gatinho, evitando que ele se esforce para ir até o local de costume. Essa é uma dica que não poderia faltar em um texto sobre os primeiros cuidados com o seu gato castrado.
Outra etapa importante é seguir adequadamente as recomendações do veterinário. Ou seja, dê apenas ao seu bichinho o que foi receitado prestando muita atenção nas dosagens. Além disso, por se tratar de uma cirurgia, é indispensável que você respeite os prazos e horários indicados para a medicação – evitando que seu gato tenha dor ou possíveis infecções.
Para que seu gatinho tenha uma boa cicatrização é recomendado evitar longos passeios e o excesso de brincadeiras por ao menos uma semana ou até a retirada dos pontos. Qualquer contato mais brusco pode gerar dor e incômodo, ou até mesmo romper algum ponto. Além disso, passeios pela rua não são indicados aos felinos, principalmente no pós-cirúrgico pelo alto risco de contaminação da ferida cirúrgica, além de predispor os gatos a brigas e acidentes.
A ração para gatos castrados faz diferença?
A resposta é: SIM! Uma ração para gatos castrados faz total diferença na vida e na saúde do seu bichinho e traz diversas vantagens.
Como dito anteriormente, o gato fica mais tranquilo e sedentário após a castração – fazendo com que ele crie uma predisposição a ganhar alguns quilinhos mais rapidamente. Por conta disso, seguir uma dieta com ração específica faz com que ele mantenha o peso ideal, além de trazer outros tipos de benefícios para a saúde.
Por exemplo, quando falamos do segmento Super Premium, uma ração para gatos castrados tem um menor aporte calórico e muito menos gordura. Também possui uma elevada quantidade de proteínas de alta qualidade e excelente digestibilidade – o que contribui para que seu gatinho aproveite todos os nutrientes presentes no alimento.
E não podemos deixar de citar os altos teores de fibras, que ajudam a regular a saúde do intestino além de contribuir para a saciedade. Vale ressaltar que as fibras também ajudam na eliminação das bolas de pelo. Então #FicaAMeowDica.
Gostou das nossas dicas sobre os primeiros cuidados com o seu gato castrado? Cuide da saúde do seu bichinho e proporcione tudo do bom e do melhor para ele! Se gostou do texto, compartilhe com outros pais de gatos. 🐱