Todos os dispositivos eletrônicos no mercado possuem algum tipo de memória interna na forma de um hardware que permite que arquivos sejam salvos.
O espaço disponível nesses aparelhos varia de acordo com o tipo de uso para o qual ele é produzido, o preço e outros fatores.
Também chamado de “cartão de memória”, os cartões SD são pequenos objetos capazes de guardar dados em sua memória interna.
Embora eles possam ser usados por si só (com o auxílio de um adaptador), a sua função geralmente costuma ser a de aumentar a memória de outros aparelhos.
Smartphones, tablets e videogames portáteis são exemplos de dispositivos eletrônicos compatíveis com cartões SD.
Independentemente da sua destinação, alguns problemas podem ocorrer. A corrupção dos arquivos armazenados, por exemplo, é uma situação que pode causar problemas.
É possível recuperar dados de um cartão SD?
Sem mais delongas, vamos começar respondendo a pergunta que dá título a esse tópico: sim, é possível recuperar dados de um cartão SD!
Mais do que isso, a tarefa pode ser realizada de maneira bastante simples, bastando somente que você tenha em mãos um adaptador para o dispositivo.
Alguns computadores de mesa e notebooks possuem entradas específicas para cartões SD com um tamanho maior, mas boa parte dos disponíveis no mercado são bem menores (já que podem ser inseridos em celulares, videogames portáteis e outros aparelhos). Felizmente, existe uma solução!
A fim de realizar a recuperação de cartões SD, você deverá encaixar o cartão menor dentro do adaptador.
Em seguida, basta inserir este adaptador no espaço indicado no seu computador ou notebook. Estabelecida a conexão, os próximos passos requerem apenas o uso de um programa.
O Wondershare Repairit é capaz de recuperar um cartão SD?
O Wondershare Repairit é um programa para computadores que, entre outras coisas, permite que arquivos armazenados em cartões SD sejam recuperados.
Os formatos possíveis de serem reparados com o software são múltiplos, indo desde as extensões de mídia mais simples até as mais obscuras.
Aliado a isso, o Wondershare Repairit é compatível com diversos dispositivos, desde que eles possam se conectar com o computador (como explicado no tópico anterior).
Além dos cartões SD, é possível recuperar arquivos de HD externos e pendrives, o que aumenta as opções de reparação.
O Repairit está disponível em versões para os sistemas operacionais Windows e macOS. Além da versão “padrão” do programa, sobre a qual vamos falar nesse texto, o Repairit também existe de maneira dedicada para a recuperação de e-mails Outlook e em um modelo exclusivamente online.
Como recuperar um cartão SD com o Wondershare Repairit em 4 passos!
1 – Realize o download e a instalação do programa
O primeiro passo para recuperar um cartão SD é fazer o download e a instalação do Repairit. Os dois processos são simples, exigindo somente que você tenha uma conexão com a internet e siga os passos apresentados pelo próprio programa. A velocidade das tarefas dependerá do seu computador.
É preciso também, como mencionado em momentos anteriores, que o dispositivo onde estão os arquivos que deseja recuperar estejam conectados ao computador.
Nesse caso, nós estamos falando do cartão SD. O tamanho da memória disponível no cartão não influencia nestas etapas iniciais.
2 – Localize o cartão SD
Ao executar o Repairit pela primeira vez, você será apresentado às diferentes formas de recuperação de arquivos.
A que nos interessa estará sob o nome de “reparo de foto”, no canto direito da tela. Ao clicar nessa opção, a janela pedirá que localize o(s) arquivo(s), através do botão “+ adicionar”.
Essa talvez seja a etapa mais complexa de todas, mas ela ainda é bastante simples. Ao clicar na opção mencionada antes, você deverá localizar onde o cartão SD está.
Para usuários do Windows, o dispositivo externo poderá ser encontrado em “este computador” e “dispositivos e unidades”.
3 – Encontre os arquivos que deseja recuperar
Encontrado o dispositivo, você verá todos os arquivos armazenados nele. A partir deste ponto, cada experiência se difere, considerando que não existe uma única forma de salvar os arquivos.
De todo modo, os dados que busca recuperar sempre estarão no cartão SD conectado ao computador.
Você pode selecionar um arquivo ou vários deles. É interessante notar, porém, que o Repairit divide os tipos de recuperação de acordo com a mídia.
Ou seja: caso você deseje recuperar uma imagem e um vídeo, deverá selecioná-los de acordo com a sua ferramenta dedicada, ainda na janela inicial.
4 – Aguarde a recuperação ser concluída
Lembra quando nós falamos que o tamanho dos cartões SD não influencia nos processos? Pois a coisa muda um pouquinho aqui!
Embora a quantidade de memória em si continue não influenciando, o tempo para recuperação irá se diferir, dependendo do quão grandes (ou pequenos) sejam os arquivos.
Caso você esteja tentando recuperar fotos do cartão SD, o tempo tomado será consideravelmente menor do que se tivesse selecionado vídeos.
É importante que você não interrompa o Repairit durante esta etapa, já que isso pode resultar em o arquivo não sendo recuperado adequadamente.