Passo a passo de como abrir uma imobiliária de sucesso

Passo a passo de como abrir uma imobiliária de sucesso

Com o aumento do PIB, a redução na inflação e na taxa de juros, já é possível notar a volta do mercado imobiliário brasileiro. Para alcançar o sucesso da imobiliária, é importante observar o crescimento do ramo e aproveitar as oportunidades de mercado que se apontam. Para isso, o ideal é ter a ajuda de novas tecnologias que consigam garantir uma gestão eficiente.

Ao vincular um sistema de gestão própria para imobiliárias no dia a dia da empresa, torna-se possível alinhar as informações gerenciais em apenas um local e ter acesso das mesmas rapidamente em poucos cliques. O que possibilita agilidade no atendimento das imobiliárias, tornando mais fácil a gestão do portfólio, o cálculo do investimento com mídias e anúncios e a avaliação do desempenho dos corretores.

Independente da dimensão do negócio, a chave para obter o sucesso é tramar estratégias para aprimorar os processos, usar equipamentos e ações que ampliem a produtividade da equipe e avaliar os resultados para produzir novos insights. Para aconselhar os empreendedores de como abrir uma imobiliária de sucesso, o post de hoje engloba um passo a passo para que o seu empreendimento seja mais estratégico e possa aproveitar as oportunidades do mercado.

Como montar uma imobiliária de sucesso em 3 passos

A seguir, vamos te mostrar 3 passos para você começar a abrir sua imobiliária ainda hoje:

Monte um plano de negócio

A primeira coisa a se fazer para que quer aprender como abrir uma imobiliária de sucesso é criar um plano de negócio eficiente. Nesse plano constam as metas iniciais da empresa e os objetivos, avaliando de forma criteriosa o segmento, a viabilidade e a maneira pela qual o empreendimento vai trabalhar para que os resultados sejam obtidos.

É fundamental realizar uma análise detalhada do negócio, conferindo os pontos fortes e fracos do mercado, além de estruturar soluções para dificuldades que possam aparecer. Outro ponto importante é determinar o público-alvo para centralizar as estratégias para chegar no cliente ideal. As fontes de consulta podem ser portais de notícias, livros, especialistas da área e economistas.

Para conseguir abrir sua imobiliária de sucesso é fundamental apresentar um diferencial competitivo, atendendo às características de cada perfil de cliente. O ideal é procurar uma equipe interdisciplinar que esteja acostumada com técnicas atuais de vendas, bem como conhecimento no ramo de gestão e relacionamento com o cliente.

Escolha a melhor localização

A próxima etapa é escolher um lugar ideal para abrir uma imobiliária de sucesso. Analise o tipo de imóvel que você pretende vender, os bairros do seu portfólio que terão mais residências. Tal como, no perfil do público que você quer engajar.

Caso o foco for em apartamentos para estudantes, escolha lugares perto das universidades. Já se o intuito é vender ou alugar para empresários, o centro é uma boa pedida. Por fim, tenha o foco em áreas com fácil acesso para pessoas e veículos, com espaços para estacionamento, transportes públicos ou vias expressas. Disponibilizar um espaço exclusivo de estacionamento também é positivo.

Definir a melhor localização é importante, mas lembre-se de gerar uma presença forte da imobiliária na internet também. Afinal de contas, antes mesmo de ir pessoalmente à loja física, o cliente atual faz muitas pesquisas prévias nos principais mecanismo de procura e redes sociais para ter mais informações sobre os serviços ofertados, análises de outros consumidores e meios de acesso.

Contrate a equipe certa

Outra etapa muito importante para montar um negócio, é uma equipe comprometida em abrir uma imobiliária de sucesso. Diversas pessoas pensam que uma imobiliária é feita apenas de corretores, mas isso é um grande equívoco. Embora eles serem a linha de frente da imobiliária e precisarem muita qualidade em sua atuação (além do registro do CRECI), tem outros colaboradores que também são de grande importância. Diversas vezes é a secretária que irá fazer o primeiro contato com os potenciais clientes. Investir em uma pessoa qualificada e que tenha conhecimento para esse cargo é essencial. Até mesmo a gestão imobiliária pode se aperfeiçoar, investindo em projetos de profissionalização do negócio.