Peseira: você sabe como usar?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a planejar a decoração, sendo que os quartos merecem atenção especial. Afinal, é importante que o espaço seja bonito e ao mesmo tempo acolhedor, a fim de promover relaxamento completo nas horas de descanso. Nesse sentido, alguns pequenos detalhes, como a própria cama, podem fazer total diferença no ambiente. A peseira é um ótimo exemplo, pois confere sofisticação ao espaço, independente da cor ou material que é feita.

No entanto, não é algo muito difundido nos dias atuais e pode causar algumas dúvidas. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar o que é uma peseira e como utilizar para melhorar a decoração do quarto. Vamos lá?

O que é a peseira?

A peseira nada mais é do que uma manta colocada no pé da cama, geralmente utilizada para incrementar a decoração, mas também com boa funcionalidade no dia a dia. Afinal, permite que o morador se cubra sem desarrumar a cama, sendo ideal para aqueles dias em que você quer descansar um pouco a tarde ou tirar uma soneca rápida depois do almoço. 

Ainda que seja mais comum na cama de casal, a peseira também pode ser utilizada em cama de solteiro e quartos infantis. O importante aqui é combinar com a decoração do cômodo e ser aconchegante. 

Modelos de peseira

É possível encontrar a peseira em diferentes modelos no mercado e, justamente por isso, é um elemento extremamente versátil, se encaixando em todos os gostos e bolsos. No entanto, é fundamental considerar no momento da compra o estilo de decoração do ambiente, assim como a qualidade da peça. Afinal, deve ser útil também para nos aquecer. Sendo assim, confira abaixo os principais modelos de peseira: 

  • Peseira de pelo: essa é a peça ideal para se destacar no ambiente, sendo ideal para uma decoração estilosa, além de esquentar bastante ao cobrir;
  • Crochê: outro modelo muito quentinho, a peseira de crochê é feita comumente com lã, sendo perfeita para quem gosta de peças artesanais;
  • Tricô: Esse também é um item artesanal, promovendo um estilo diferenciado para o quarto. A peseira de tricô pode ser encontrada em várias versões, desde as mais simples e com apenas uma cor até os modelos coloridos e irreverentes;
  • Cashmere: Além de extremamente sofisticada e responsável por dar um toque de requinte ao ambiente, a peseira de cashmere é uma das mais quentinhas e confortáveis, pois é feita de lã; 
  • Peseira trançada: Esse tipo de peseira ganha muito destaque no ambiente, pois é feito com uma malha gigante, tornando a peça robusta e fofa. Como consequência, oferece grande conforto e beleza ao cômodo;
  • Linho: Por fim, para quem preza por elegância, a peseira de linho é ideal, podendo ser encontrada em diferentes cores. Por ser leve, é muito recomendada para épocas mais quentes do ano. 

Como escolher o modelo ideal de peseira?

Então, agora que você entendeu a função da peseira e quais os principais modelos, é importante entender como escolher o ideal para seu quarto. 

Sendo assim, o primeiro passo é saber as medidas de sua cama, seja de casal, solteiro, queen ou até mesmo king size, pois isso irá influenciar diretamente o tamanho da peseira. O recomendado por especialistas é que a peça caia um pouco pelas laterais da cama e, por isso, ela deve ser um pouco maior que a largura. Além disso, ainda é possível optar por uma peseira que acompanhe exatamente o tamanho do edredom ou colcha, podendo até mesmo ser um pouco menor, mas nunca maior. 

Outro ponto importante é pensar no seu dia a dia. Por exemplo, para quem costuma tirar um cochilo após o almoço ou durante a tarde, uma manta peseira maior e que seja capaz de cobrir o corpo é a melhor opção. Mas, para quem quer apenas decorar o ambiente, é possível utilizar apenas uma única faixa de tecido. 

Peseira na decoração do quarto

Muitos acreditam que a peseira deve ser usada somente no quarto de casal. No entanto, ela conversa muito bem em todos os ambientes, dependendo apenas de sua finalidade e modelo escolhido. 

Nesse sentido, observe sempre todo o espaço e não apenas a roupa de cama. Ou seja, veja como são os outros móveis do quarto para que assim a peseira converse com a decoração de todo o cômodo, além de promover maior conforto no dia a dia. 

Além disso, uma cama decorada com peseira e almofadas fica muito bonita e confortável. Contudo, aqui você também deve considerar a escolha para manter a harmonia. Tenha em mente que um bom planejamento é fundamental, pois assim você evita exageros no ambiente, tornando-o pesado e com sensação de bagunça.  

Então, agora que você sabe o que é uma peseira, quais os principais modelos e como escolher a ideal, já pode sair às compras.

Comentários estão fechados.