Profissional de Automação Industrial: Entenda a importância do profissional no Mercado de Trabalho

O ser humano está sempre em busca de alternativas que possam tornar o trabalho mais fácil e rápido. Contudo, este fato é fácil de perceber quando os humanos da Idade da Pedra fizeram ferramentas. Com a aceleração do consumo social e a necessidade de processos mais ágeis, a automação industrial é uma solução para as empresas. 

Além disso, o desenvolvimento da tecnologia e de novos conhecimentos facilitou a melhoria dos processos industriais, e as máquinas substituíram o trabalho humano, proporcionando a produção em massa e surgindo a necessidade de contratar Profissional de Automação Industrial.

Por exemplo, considerando que a produção manual de carros simplesmente não é viável devido às demandas atuais do mercado. 

Pois, os consumidores buscam alta qualidade e entrega rápida. No entanto, podemos definir a automação industrial como o uso de máquinas, softwares e equipamentos para automatizar processos manuais. 

Entretanto, a automação industrial é essencial para reduzir os custos de energia e matéria-prima, flexibilizar os processos, poluir menos e proporcionar melhores condições de segurança.

O que é automação industrial?

A automação industrial se trata da aplicação de software e hardware, no todo ou em parte, em processos e sistemas industriais para realizar operações pré-programadas. 

Então, é capaz de substituir o comportamento humano em todas as etapas da produção, otimizar as atividades e aumentar a capacidade produtiva das empresas.

A otimização é a relação ideal entre as entradas e saídas do processo. Por exemplo, fazer um casaco requer alocar tempo, eletricidade, tinta, linha, tecido etc., que são as entradas para a produção. Novamente, após todas as etapas, um certo número de roupas é entregue e essa é a saída.

O que a automação industrial faz é minimizar as entradas e produzir menos quantidades ou qualidades de recursos. Além disso, cabe também a ela maximizar a produção, produzir mais quantidade ou qualidade de produto. Como resultado, os profissionais especializados nessa ocupação contribuem de forma significativa para o desempenho financeiro.

Como a automação industrial surgiu?

Para entender a história da automação industrial, é necessário voltar aos anos 1950, quando começaram a surgir mecanismos para a movimentação automática de materiais.

Com a primeira revolução industrial, que aconteceu no século XVIII, o tear e a máquina a vapor começaram a ser utilizados na produção na Inglaterra, o que acelerou o ritmo de produção.

Com a segunda revolução industrial do século XIX, nasceu um novo conceito de automação devido ao uso da eletricidade no processo produtivo.

Na terceira revolução do século 20, a tecnologia avançada de computadores combinada com processos de produção altamente exigidos proporcionaram grandes avanços na indústria.

A quarta revolução que ocorre atualmente, é conhecida como “Indústria 4.0”, termo usado para agrupar as tecnologias de automação e troca de dados. No entanto, a Indústria 4.0 utiliza os conceitos de sistemas ciberfísicos, Internet das Coisas e computação em nuvem.

Qual a importância do Profissional de Automação Industrial e da automação industrial para a indústria 4.0?

As ferramentas disponíveis evoluíram consideravelmente ao longo do tempo, principalmente quando se trata de transformação digital. Hoje, o Profissional de Automação Industrial estão no auge da importância para a Indústria 4.0, que traz sistemas ciber-físicos.

Os parques industriais modernos são compostos por máquinas e robôs totalmente integrados com sistemas digitais. Portanto, para objetos físicos que se comunicam em rede, o papel dos humanos, neste caso do Profissional de Automação Industrial muda. Então, sai da fase de produção e passa para o comando, manutenção, supervisão e projeto de sistemas automatizados.

Os próprios trabalhadores viram as mudanças. Um estudo recente da PwC mapeou as percepções dos profissionais brasileiros sobre o assunto, com os seguintes resultados:

  • 53% dos trabalhadores brasileiros acreditam que a automação irá remodelar o trabalho nos próximos 10 anos;
  • 92% se preocupam com a reciclagem;
  • 77% entendem que a tecnologia melhorará o trabalho em si.

O que faz um Profissional de Automação Industrial?

O Profissional de Automação Industrial tem o dever de executar projetos que podem se estender por várias áreas. Como, por exemplo, a robótica, sistemas integrados, gerenciamento de projetos, redes industriais, controladores de temperatura, monitoramento de desempenho de equipamentos como indicadores de posição, hubodômetros e muito mais.

Além de desenvolver e fazer a manutenção de sistemas digitais, os profissionais de automação industrial podem atuar em uma série de áreas. Como, por exemplo,  a Indústria de bebidas,indústria de papel e celulose,  indústria petroquímica, indústria química, indústria de mineração, indústria automobilística, indústria de papel e celulose.

Este profissional é responsável pelo desenvolvimento funcional, tais como: gestão, instrumentação, operação, desenvolvimento de produtos eletromecânicos e controle de processos. Além disso, os profissionais dessa área têm como objetivos melhorar o processo de relacionamento homem-máquina e reduzir o custo do desenvolvimento industrial.

Quais as diferenças entre a automação industrial e mecatrônica?

Muitas pessoas confundem automação industrial com mecatrônica. Na verdade, os dois campos estão relacionados, mas têm significados diferentes.

Objetivamente falando, a automação industrial atua na especificação de projetos, execução e sistemas de controle utilizados em processos industriais. Além disso, o Profissional de Automação Industrial também possui a responsabilidade de diagnosticar e calcular o custeio da instalação e manutenção dos equipamentos.

A mecatrônica, por outro lado, concentra-se no campo técnico. Os profissionais desta área possuem a responsabilidade da manutenção dos equipamentos utilizados na automação industrial. Como, por exemplo, sensores, máquinas e robôs.

Como está o mercado de trabalho na automação industrial?

O mercado de trabalho em automação está sempre em crescimento, e os processos industriais estão sempre buscando reduzir gastos e aumentar a produtividade e qualidade dos produtos fornecidos.

De acordo com analistas do setor, estamos passando por uma fase de preparação diante da enorme demanda que se aproxima. Segundo Luis Fernando Espinosa Cocian, coordenador do curso de Automação Industrial da Ulbra,  “O cenário é positivo, pois as indústrias precisam constantemente rever suas tecnologias para não perder competitividade. E isso abre oportunidades para o tecnólogo em várias frentes, sobretudo na instalação e na manutenção das máquinas e equipamentos”.

A indústria automotiva está sempre em busca de profissionais qualificados. Outras indústrias, como a indústria química, bem como as indústrias petroquímica, alimentícia e farmacêutica. Além disso, considerando o crescimento da produção da economia brasileira, há também a necessidade de produção agrícola.

Comentários estão fechados.