Moda

Renovando o guarda-roupa com peças versáteis e duráveis

Seu armário merece um novo olhar com escolhas conscientes e atemporais que acompanham você em todas as ocasiões.

Renovar o guarda-roupa pode ser uma experiência leve, prazerosa e até transformadora. Mais do que seguir tendências passageiras, apostar em peças versáteis e duráveis é a chave para construir um estilo autêntico, prático e que realmente combina com você. 

Com algumas escolhas inteligentes e acessórios certos, é possível montar looks incríveis para diferentes ocasiões sem precisar de um closet lotado. E para tornar essa renovação ainda mais acessível, vale a pena aproveitar um cupom de desconto Use Reserva, que ajuda a garantir roupas de qualidade, com design atemporal e excelente custo-benefício. 

E o que não pode faltar no seu guarda-roupa? Confira dicas úteis que vão te acompanhar por muitos anos!

Invista em tecidos resistentes

Um guarda-roupa durável começa com a escolha dos tecidos. Quando for comprar roupas, seja em lojas presenciais, online ou até mesmo em brechós, dedique alguns minutos para analisar o tecido. O ideal é que se trate de algo resistente que permite vários usos e lavagens, como é o caso de:

  • Algodão;
  • Jeans;
  • Linho;
  • Sarja;
  • Poliéster;
  • Nylon;
  • Moletom.

Prefira cortes atemporais

Cortes atemporais são aqueles que nunca saem de moda e podem ser facilmente conciliados em diferentes visuais. Linhas retas e elegância são a regra principal neste tipo de peça.

Investir em cortes atemporais significa ter roupas que resistem ao tempo e às tendências passageiras, proporcionando um guarda-roupa prático, funcional e duradouro. Veja alguns exemplos do que ter no armário:

  • Camisas de alfaiataria;
  • Blazers;
  • Calças de corte reto;
  • Vestidos tubinho;
  • Saia-lápis;
  • Jaqueta jeans clássica;
  • Suéter;
  • Calça jeans reta.

Escolha cores fáceis de combinar

As cores da moda mudam conforme a estação e as novidades, algumas retornam e ficam em alta novamente, mas o melhor é investir em algo que possa ser usado em qualquer época do ano.

Para isso, foque em cores fáceis de combinar, mais neutras e menos chamativas. O ideal é que seu guarda-roupa conte com peças nos tons preto, branco e suas variações, como cinza e bege. 

Isso quer dizer que você não pode trazer um pouco de cor para o armário? Claro que pode, mas tenha mais roupas de cores neutras. Assim, quando quiser investir em algo mais chamativo, fica fácil de combinar.

Outra dica para não errar nessa etapa é usar o círculo cromático, ainda mais se você tem uma cor preferida que nunca sai do seu guarda-roupa. Veja quais são as cores análogas e complementares a esse tom e teste diferentes combinações.

Monte combinações variadas

Uma dica útil para analisar se uma peça é versátil envolve verificar quantas combinações é possível fazer com ela. O indicado é que você consiga, com uma mesma roupa, criar ao menos três combinações diferentes. 

Aquela calça jeans, por exemplo, combina tanto com uma regata quanto com uma camisa social ou um moletom, ou seja, transita em três ambientes diferentes.

Tire do armário o que já tem em casa e faça o teste, veja quantas combinações consegue fazer sem repetir o mesmo look. Depois, é válido anotar o que precisa para complementar o guarda-roupa sem exageros.

Reaproveitar e transformar

Muitas roupas podem ganhar nova vida com pequenos ajustes de costura, tingimentos ou customizações. Um vestido pode virar uma blusa, uma calça antiga pode se transformar em short ou saia.

Antes de decidir desapegar, vale olhar com calma seu guarda-roupa, principalmente se essas peças mais antigas são feitas de tecidos duráveis e continuam em bom estado.

Encontrou algo que não faz mais sentido para o seu estilo? Veja se pode adaptar e criar uma nova roupa que vai te acompanhar por mais alguns anos. Deixe a criatividade rolar solta e renove seu armário gastando bem pouco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo