6 sintomas quem pode ser catarata e você deve ligar o alerta

6 sintomas quem pode ser catarata e você deve ligar o alerta

Você usa seus olhos todos os dias, desde ler e dirigir até observar pássaros. À medida que envelhecemos, as proteínas da lente se juntam, fazendo com que a lente mude de transparente para turva. Certos comportamentos aumentam a probabilidade de ter catarata. Por exemplo: 

  • Sem óculos de sol por muito tempo 
  • Fumar
  • Glicose alta no sangue 
  • Usar anabolizantes 
  • Exposição à radiação 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou uma pesquisa que mostrou que o número de operações de catarata no Brasil dobrou na última década. Em 2019, o país realizou cerca de 601.000 cirurgias de catarata. Se você apresentar algum dos seguintes sintomas, converse com seu oftalmologista.

Visão embaçada

No início a catarata é pequena e o efeito na sua visão é pouco. As coisas parecem um pouco confusas, como em pinturas impressionistas. Com o tempo esse efeito geralmente aumenta. São três tipos principais de catarata que afetam de forma diferente o cristalino:

  1. catarata subcapsular 
  2. catarata nuclear 
  3. cataratas cortical

Pessoas com catarata nuclear podem perceber um alívio rápido na visão, chamada de “segunda vista”.

Vista escura

Conforme a doença progride, ela começa a escurecer sua visão em tons ou marrom. Assim, afeta também a visão noturna e torna as atividades (como dirigir) mais difíceis. 

Na Austrália, um estudo feito na Curtin University, revelou que o tratamento da catarata pode reduzir 13% dos acidentes de carro. 

Sensibilidade 

A sensibilidade nos olhos é o sintoma mais comum da catarata. O brilho da luz forte pode doer, principalmente as pessoas com catarata cística posterior. Esse tipo tem início na parte de trás da lente ocular, atrapalhando a transmissão da luz e fazendo com que o paciente tenha dificuldade na hora ler.

Halos em todo lugar

Lentes embaçadas farão com que a luz seja difratada. Isso pode causar halos ao redor da fonte de luz. O anel ao redor de cada lâmpada normalmente é circundado por várias cores, o que pode tornar a direção uma tarefa difícil. 

Por isso, se você tem catarata, dirigir à noite é muito perigoso.

Troca de óculos frequente

Se você troca seus óculos de grau ou lentes de contato frequentemente, pode ser um sinal de catarata. Agende uma consulta com um oftalmologista, pode ser catarata ou outra doença ocular que será tratada com um tratamento imediato.

Cores amareladas

Conforme a catarata se desenvolve, os aglomerados de proteínas em seu cristalino podem ficar amarelos ou acastanhados. A luz entra no olho com uma tonalidade amarela. Assim, a forma como você vê as cores muda, diminuindo a capacidade de distinguir as cores.

Procure seu médico

A catarata causa grandes mudanças na visão. Isso ocorre não só em idosos, mas em jovens também. Machucados, certos tipos de medicamentos e doenças genéticas também são causadores de catarata, mesmo em crianças.

Nem todas as mudanças na visão são causadas por catarata. Os sintomas citados acima podem ser sinais de outra condição. De qualquer forma, não deixe de consultar com um oftalmologista.