O mercado da beleza é muito amplo e hoje em dia já existem muitos procedimentos oferecidos a mulheres por ele. O transplante capilar feminino, a depilação a laser são exemplos dos tratamentos mais avançados que este mercado oferece.
Transplante capilar feminino: queda de cabelo feminino
Uma das principais causas que levam os cabelos a caírem está ligado a alteração nos hormônios, hereditariedade, estresse ou o uso de medicamentos com efeitos colaterais.
Por isso, é importante que antes de realizar qualquer tratamento para a queda dos fios você consulte um especialista.
As mulheres, tanto no curto, quanto no longo prazo, perdem cabelo na mesma quantidade que os homens. O normal é que ela perca de 50 a 100 fios de cabelo por dia. A queda é um processo natural necessário para que os novos fios cresçam.
E quando tentamos interromper essa estabilidade, ou seja, quando você perde mais fios do que eles crescem, você precisa entender o porquê disso estar acontecendo e buscar o tratamento mais adequado.
E qualquer um pode ser afetado pela redução dos fios, mas as mulheres que estão as mais propensas são:
- Mulheres que estão próximas à menopausa, com mais de 40 anos de idade.
- Mulheres que acabaram de ter filhos.
- Mulheres que fizeram quimioterapia e que foram afetadas por outros medicamentos.
- Mulheres que têm o costume de puxar os cabelos, como os rabos de cavalo ou tranças muito apertadas.
- Mulheres que usam produtos químicos agressivos.
- Mulheres com alimentação deficiente em nutrientes, que além de ter a saúde prejudicada, também podem sofrer com o aumento além do normal de queda capilar.
Sintomas e causas da queda capilar feminina
A calvície feminina pode ter como causa principalmente, os distúrbios hormonais que possuem origem genética. A queda pode ocorrer em qualquer fase da vida de uma mulher, porém é mais comum acontecer quando elas atingem os 40 anos de idade e estão próximas da menopausa.
Vamos trazer aqui os principais motivos que levam a queda dos fios nas mulheres:
Histórico familiar
Essa causa é o que leva à queda dos fios, principalmente na parte superior da cabeça. Normalmente esse tipo de queda tem maior frequência quando a mulher se aproxima da menopausa.
Estilo de cabelo
Outra possível causa da queda são os penteados, rabos de cavalo ou tranças muito apertadas, por exemplo pode levar a queda dos fios. E a perda pode ser permanente, se os folículos capilares forem danificados.
Estresse
O estresse normalmente causa a perda temporária. E está ligada com fatos extremos como, perder muito peso repentinamente, cirurgias, doenças ou até o parto.
Uso de substâncias tóxicas
A radioterapia e a quimioterapia podem causar as perdas súbitas de cabelo em várias partes do corpo, e além destes tratamentos alguns medicamentos também podem ser a causa da calvície feminina, a falta de vitaminas no organismo também pode provocar a queda dos fios.
Como o transplante capilar feminino é feito?
Muitas mulheres que sofrem com problemas capilares não sabem que o transplante capilar folicular pode resolver este problema, e melhorar sua autoestima. Conforme a técnica foi evoluindo os resultados obtidos com a cirurgia de transplante capilar, tem chamado a atenção de muitas mulheres.
Um dos procedimentos mais comuns entre as mulheres, é a redução de fronte alta. A região da linha frontal do cabelo é a que os traços faciais dos gêneros mais se diferenciam.
E na maior parte dos casos a linha do cabelo é mais alta em homens do que nas mulheres. A linha masculina costuma seguir uma forma de M, e a feminina segue um formato oval.
E por essas diferenças, muitas mulheres procuram um especialista para realizar a redução de fronte alta, para tornar seus rostos mais femininos. Mas no caso das mulheres a cirurgia segue as mesmas características da que é feita nos homens.
O transplante é feito a partir da remoção de pequenos enxertos de uma área doadora e que depois são colocados em uma área sem ou que tem pouco cabelo. E para realizar esse procedimento, várias sessões cirúrgicas podem ser necessárias, com um período de alguns meses entre uma e outra.
Após estes novos fios serem implantados no couro cabeludo, eles caem em até seis semanas, o que é um processo normal. Depois dessa queda, eles levam de cinco a seis semanas para voltarem a crescer. E depois desta fase dificilmente vão voltar a cair.
O transplante pode ser realizado de várias formas diferentes, e muitas vezes duas ou mais delas são usadas em conjunto para obter os resultados desejados. Os métodos como:
- Métodos como enxertos com punch
- Minienxertos
- Microenxertos
- Enxertos de unidades foliculares
Essas são técnicas usadas em pacientes que desejam uma mudança mais discreta no volume do cabelo, já para aquelas em que a situação é um pouco mais grave o recomendado são os procedimentos como:
- Uso de retalhos
- Expansão tecidual
- Redução do couro cabeludo
Mas é importante antes de tomar qualquer decisão que você consulte um profissional e procure saber o que está acontecendo com você e como poderá tratar o problema, se o transplante realmente é o mais indicado.