10 dicas para organizar estantes

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é importante encontrar um estilo de decoração que atenda suas necessidades e demandas do dia a dia, assim como gostos pessoais. Nesse sentido, as estantes são excelentes elementos, principalmente quando utilizadas em ambientes com medidas reduzidas. Afinal, além de servirem para armazenar os livros, também abrigam coleções, objetos decorativos, vasos, plantas, assim como contribuem para a organização do espaço.

No entanto, sabemos que com tantas ideias e referências, não é fácil se decidir. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 10 dicas para organizar suas estantes.

1. Analise todo o ambiente

Sua estante precisa conversar com todo o ambiente que será instalada. Portanto, analise o espaço disponível, tipo de cômodo e estilo da decoração para garantir uma peça que esteja em harmonia com o restante do espaço.

2. Considere o estilo

Na hora de escolher sua estante, é importante analisar seu estilo para encontrar o modelo que mais combina com sua personalidade. A boa notícia é que existem milhares de opções disponíveis no mercado, com diferentes cores, formatos e materiais. Sendo assim, com certeza você irá encontrar a que mais te agrada.

3. Livros

Para quem quer uma estante totalmente voltada para os livros, é importante pensar como será a organização. É possível distribuí-los por tema ou ordem alfabética de autores e títulos. Além disso, outra opção é agrupá-los por tamanho para manter tudo proporcional aos olhos. Já para quem quer algo mais despojado, colocar alguns livros na vertical e outros na horizontal também é uma ótima opção.

4. Faça sua própria estante

Se você gosta de se desafiar ou não quer investir em um móvel pronto, saiba que é totalmente possível criar sua própria estante do zero. Existem diversos tutoriais disponíveis na internet, sendo que os caixotes de feira são ótimas opções para criar estantes simples e charmosas. Para utilizá-los, basta colorir os caixotes com suas cores preferidas, e que harmonizem com o ambiente, e depois empilhá-los como for melhor para sua rotina.

5. Separe o que quer incluir nas estantes

Depois de comprar ou construir sua própria estante, é hora de pensar o que irá incluir para decorar o ambiente. É importante deixar a imaginação e criatividade trabalharem, sendo que alguns dos itens mais interessantes para esse móvel são livros, revistas, caixas organizadoras, porta-retratos, quadros e molduras bonitas, vasos, flores, letras decorativas, velas aromáticas, louças decorativas, etc.

6. Deixe o que mais utiliza na altura dos olhos

Para garantir maior praticidade no dia a dia e evitar bagunças desnecessárias, o ideal é deixar aquilo que mais utiliza à altura dos olhos e alcance das mãos. Quando falamos de livros, são os dicionários, manuais, livros de receitas ou os que estão sendo lidos no momento. Em relação a outros itens, podem ser as chaves, joias usadas no dia a dia, etc.

7. Organize o topo

Além de organizar a composição visual da estante, também é importante pensar em qual será sua função no dia a dia. Sendo assim, na parte mais alta, o ideal é incluir os livros que você já leu e pretende guardar para reler ou consultar eventualmente. Aqui, podem ser os clássicos, assim como seus livros preferidos, coleções antigas, etc. Ou seja, no topo, você irá incluir os livros que não serão doados ou descartados tão cedo.

8. Quadros e porta-retratos

Quadros e porta-retratos nas estantes são excelentes alternativas para trazer mais personalidade ao espaço. O importante é colocar a criatividade para funcionar, lembrando sempre de fazer com que todos os elementos conversem entre si, a fim de manter a harmonia no local. Além disso, peças de decoração de família ou elementos que trazem sentimento e sensações aos moradores também são excelentes opções para estantes.

9. Plantas

Para deixar suas estantes ainda mais charmosas e interessantes, coloque pequenos vasos com plantas em lugares estratégicos. Contudo, é importante apostar em espécies que cresçam à sombra e não exigem alta exposição à luz solar. Plantas como jiboia, samambaia e orquídea são excelentes para cultivar em ambientes internos e dar mais vida ao espaço.

10. Itens menos usados devem ficar na parte de baixo

Por fim, mas não menos importante, nossa última dica é que você deixe revistas antigas e livros que já foram lidos, mas não serão descartados, nas prateleiras mais baixas da estante. Além disso, utilizar caixas organizadoras nos nichos mais próximos do chão também ajuda a armazenar itens que estão ali, mas que não devem ficar expostos, como fios, cabos, etc.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de organizar suas estantes da melhor maneira para seu dia a dia e rotina. Lembre-se de considerar pontos importantes, como itens que utiliza com frequência, efeito que deseja promover, etc. Com isso, você garante a melhor harmonia para o espaço e ainda facilita seus dias.

Leia também: 10 dicas para organizar estantes

Comentários estão fechados.