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    Setor Energético » Dicas » Por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio?

    Por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio?

    Mauricio NakamuraBy Mauricio Nakamura22 de agosto de 2022 Dicas 3 Mins Read
    Por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio
    Por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio
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    Muitas pessoas se perguntam por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio, ou mesmo por que o valor não é igual para todas elas.

    Se essa também é a sua dúvida, chegou no lugar certo!

    Talvez você não saiba, mas algumas rodovias brasileiras são administradas por concessionárias, que são responsáveis por sua manutenção durante um prazo pré-determinado.

    Portanto, são elas que estipulam o valor do pedágio.

    Continue a leitura e entenda melhor porque os pedágios são cobrados!

    O que são concessionárias de rodovias?

    Antes de saber por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio, é importante entender o que são concessionárias.

    Na teoria, a manutenção e administração de rodovias no Brasil deveria ficar sob a responsabilidade de governos estaduais e do governo federal.

    No entanto, na prática, não é bem assim que acontece. E é aqui que entram as concessionárias de rodovias.

    São empresas que recebem a concessão temporária para fazer a gestão da rodovia, que geralmente é por um prazo definido.

    Durante esse período, devem cumprir regras quanto à sua exploração, podendo a concessão ser ou não renovada.

    A concessionária tem o objetivo de garantir as boas condições de tráfego, ou seja, torná-las seguras para os usuários.

    Por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio?

    Partindo do princípio de que o investimento para a manutenção de rodovias é consideravelmente elevado, é que os pedágios são cobrados.

    Ou seja, o pedágio é cobrado para cobrir os custos com a manutenção, e claro, gerar lucro para a concessionária.

    Para garantir a segurança dos motoristas, é necessário oferecer uma rodovia em boas condições de uso, placas de sinalização, atendimento médico de emergência, além de guinchos para transportar carros acidentados ou com alguma avaria.

    Por exemplo, para fazer marcações em rodovias, como setas, símbolos e lombadas, é necessário usar termoplástico para sinalização viária.

    Um outro exemplo é o custo com a iluminação das estradas, bem como cuidar da vegetação a fim de não atrapalhar a visibilidade dos condutores.

    E justamente para arcar com essas despesas é que o pedágio é cobrado.

    Como é cobrado o valor do pedágio?

    Se você tem o costume de usar rodovias no Brasil, deve estar se perguntando por que os valores diferem de uma estrada para outra.

    O valor do pedágio é calculado com base na tarifa quilométrica básica, que é um valor fixo multiplicado pelo trecho de cobertura da concessionária.

    Por isso que os valores são diferentes, pois depende da extensão da cobertura da concessionária, onde algumas ficam responsáveis por trechos maiores e outras menores.

    Além disso, o valor do pedágio não é o mesmo para veículos de passeio, comerciais e motos.

    Enquanto a tarifa é fixa para carros de passeio, no caso dos comerciais, o valor é cobrado com base no número de eixos.

    Por exemplo, a tarifa fixa é multiplicada pelo número de eixos. 

    Já no caso das motos, o valor varia de acordo com cada concessionária, inclusive, algumas até isentam o pedágio de motos.

    Vale lembrar que uma parte do dinheiro obtido com os pedágios é revertido para as cidades próximas.

    Considerações finais

    Agora que você entendeu por que algumas rodovias no Brasil cobram pedágio, saiba que em algumas rodovias já existe o pedágio automático, onde o condutor passa livremente sem a necessidade de parar o veículo.

    Para isso, é necessário ter instalado no carro um tag, que é um transmissor de radiofrequência colado no para-brisa.

    Por mais que possa parecer um pouco abusivo o valor do pedágio, é o que mantém as rodovias em boas condições de uso e seguras!

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    Mauricio Nakamura
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    Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site STE (Setor Energético), onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.

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