Segundo os Cursos de Estatística Online, a estatística é uma ciência que trabalha com a coleta, processamento e análise de dados com o objetivo de fornecer as respostas com o mínimo de incerteza possível, a menor margem de erro possível.
Quando ouvimos pesquisas sobre intenção de voto ou satisfação com determinado governo, é fácil entender o que os estatísticos fazem durante uma campanha. No entanto, este evento não é sempre? Aparecer para o público em geral?
Quando você ouve a palavra estatística, certamente que a primeira coisa que passa na cabeça das pessoas geralmente será: matemática! No entanto, você sabia que há mais do que apenas matemática dentro das estatísticas? A estatística tende a ser um conjunto de métodos, presente em todas as áreas do conhecimento, destinado a explicar com que frequência um evento ocorre ou não. Isso é exatamente o que você aprende em um curso de estatística.
Os Cursos de Estatística desenvolvem especialistas matemáticos focados na análise e interpretação de dados. Os estatísticos são profissionais responsáveis por coordenar a coleta de informações e construir bancos de dados.
Você também poderá trabalhar com análise e inteligência de mercado. Para isso, faz previsões e desenvolve diversos modelos matemáticos para realizar diagnósticos de mercado, acompanhar tendências e monitorar o alcance das campanhas de marketing.
Na maioria dos casos, a estatística não é uma atividade central de uma empresa, mas uma excelente ferramenta de apoio que deve ser tomada de decisões, experimentos e de projetos dentro de uma determinada organização. Devido à falta de visibilidade, a necessidade desse treinamento ainda é pequena.
Como resultado, há falta de profissionais no mercado, e aqueles que desejam trabalhar em estatística encontrarão grandes oportunidades com bons salários e altas taxas de emprego.
As oportunidades para esses profissionais crescem com o desenvolvimento de grandes bancos de dados, conhecidos como big data. No mercado de trabalho, além do governo, podem optar por atuar em todos os nichos de empresas em instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alvo principal
Desenvolver profissionais qualificados e com uma grande formação científica para atender as diferentes necessidades das sociedades locais, regionais e nacionais, com visão crítica e criativa, seguindo princípios de ética normativa profissional.
A natureza interdisciplinar da formação em ciências técnicas, profissionais e humanas permite que os alunos absorvam, gerenciem e desenvolvam novas tecnologias em áreas relacionadas às ciências exatas e ciências técnicas.
Objetivos específicos
- Formar profissionais da área da estatística para serem proficientes na resolução de problemas comuns na sua área de especialização: recolha, organização e síntese de dados, ajustamento de modelos, com base em nos conhecimentos adquiridos em bons Cursos de Estatística;
- Formar profissionais que possam investigar e implementar todas as soluções de problemas e interpretar os novos conhecimentos;
- Formação de profissionais que atuam na área acadêmica com foco em estatística;
- Formar profissionais de forma ética;
- Formar profissionais que atendam às necessidades dentro do mercado de trabalho local, regional e nacional;
- Formação de profissionais em diferentes áreas de atividade relacionadas com a área de competência em estatística;
- Realizar projetos: pesquisa, ensino e extensão;
- Prestação de serviços à comunidade com o objetivo de formas todos os possíveis projetos de extensão, pesquisas direcionadas e cursos de difusão de conhecimento e tecnologia;
- Cooperação com organizações profissionais nacionais e internacionais, incluindo profissões docentes e técnicas, visando melhorar os padrões de qualidade em cada setor.
Profissão de Estatístico
Destacamos que o trabalho de um estatístico visa sempre envolver, planejar e coordenar a coleta de dados através da aplicação de questionários, entrevistas, análises, etc. Organiza e analisa as informações obtidas para explicar algum fenômeno econômico, natural ou social. Seu trabalho deverá estar ligado à interpretação de dados com o objetivo de transformá-los em informações úteis.
Os estatísticos constroem modelos matemáticos que são capazes de processar os dados, realizar análises e cruzar informações.
Saiba que todos os profissionais de qualquer área devem tomar decisões e, quando essas decisões não são baseadas em informações, ficam mais confiantes.
Uma das características mais atraentes dos profissionais de estatística é a capacidade de atuar em diferentes áreas do conhecimento: economia, medicina, computação, administração, biologia e psicologia são apenas alguns exemplos.
Um sinal de que a estatística pode ser usada em vários campos é que a disciplina está incluída no currículo de muitos cursos de graduação. Gerentes, sociólogos, engenheiros ou biólogos usam o conhecimento estatístico para realizar experimentos, previsões, análises e pesquisas.
Mercado de Trabalho
Depois de concluir um Curso de Estatística, muitas oportunidades podem ser encontradas no mercado de trabalho. Isso porque os estatísticos podem atuar em múltiplas áreas, em todos os setores do mercado, incluindo governo e instituições, como, por exemplo, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, há diversos outros campos que vem crescendo rapidamente e tem uma boa oportunidade de se tornar alguém treinado em estatística é o campo de inteligência e análise de mercado. Nesse campo, os profissionais fazem previsões, desenvolvem modelos matemáticos com o objetivo de diagnosticar os dados dentro do mercado, acompanham tendências e até monitoram campanhas de marketing.