Segundo os Cursos Online Grátis da área de marketing, uma persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. Baseia-se em dados reais sobre o devido comportamento e demografia do cliente, bem como as histórias pessoais, motivações, desafios e preocupações. Persona orientam a criação de conteúdo e o marketing digital.
Se você trabalha em marketing ou publicidade, com certeza já foi perguntado qual é o público-alvo da sua empresa. Isso porque saber quem compra é essencial não apenas para o desenvolvimento, porém também para orientar a produção do devido conteúdo que conquista novos clientes.
Na criação de material para o blog de uma empresa ou rede social, utilizamos um determinado recurso interessante que ajuda a direcionar os temas: a criação de personas. Esta é a definição de um cliente típico, com as características principais de um comprador.
O desafio de criar e montar um ou mais personagens fica mais fácil quando você consegue realizar as devidas perguntas certas. Então, basta usar essas informações de forma eficaz para que todas as ações e decisões sejam direcionadas para aquele perfil.
Neste artigo, vamos discutir o conceito de papéis e mostrar o quão importante é para um negócio. Ainda vamos te ensinar como criar a persona ideal para orientar adequadamente as ações da sua empresa.
Vamos lá?
O que é uma persona?
Um persona é uma representação fictícia de um determinado modelo de cliente ideal. É baseado em dados reais sobre o comportamento do cliente e dados demográficos. Também mostra a criação das suas histórias, motivações, objetivos, desafios e de suas preocupações.
Uma boa definição de persona é justamente por meio do engajamento com o público-alvo. Assim, para uma análise rápida, você deve identificar as devidas características que são comuns dos potenciais compradores.
Se você tem uma base de clientes, esta será uma fonte ideal para você iniciar sua pesquisa. Mesmo que você tenha determinado perfil diferentes de pessoas ou empresas que usam o seu determinado produto, alguns deles podem incorporá-lo à sua persona.
Mas não necessariamente por sexo, idade ou região, porém por seus hábitos de consumo e preferências que sejam pessoais. Esses dados tendem ir além de uma busca digital.
Uma excelente dica é sempre focar em clientes satisfeitos e insatisfeitos. Em ambos os casos, a empresa certamente entenderá como se sente em relação ao seu produto e os desafios que seus clientes enfrentam.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Alguma confusão sobre esses conceitos é comum. Então, sejamos claros, segundo os Cursos Online Gratuitos, as personas e o público-alvo não serão sinônimos!
Exemplos:
- Público-alvo: homens e mulheres, entre 24 e 30 anos, solteiros, formados em marketing, com renda média em torno de R$ 3.500. Pretendem melhorar as qualificações profissionais.
- Persona: Jader é um farmacêutico de 26 anos que acabou de se formar. Ele deseja desenvolver a sua especialização fazendo um mestrado no exterior porque gosta de viajar, ele é solteiro e sempre quis fazer intercâmbio. Você está procurando uma agência para ajudá-lo no objetivo de encontrar uma determinada universidade nos EUA que aceitam estudantes brasileiros.
Você entende a diferença?
De um modo geral, seu público-alvo é o amplo segmento da sociedade para o qual você vende seu produto ou serviço. Como mencionado acima, as personas são uma representação do seu cliente ideal, de uma forma mais humana e pessoal.
A princípio, pode até soar muito parecido. No entanto, considerar uma estratégia de marketing voltada para Jader em vez de um público-alvo amplo seria diferente.
Além disso, você não precisa se limitar a um único papel se sentir que está segmentando muito profundamente. É comum que uma empresa tenha várias funções definidas.
Melhor não exagerar. Se uma persona tende a limitar muito seu público, ter diversas personas tende a fazer com que a sua estratégia perca determinado foco.
Por que criar persona?
Criar personas é um passo essencial em uma estratégia de marketing digital: criamos personas com o objetivo de sempre enviar a mensagem certa para as pessoas certas para uma maior chance de sucesso.
Sem um papel claro, em alguns casos sua estratégia tende a perder e você acaba falando português para quem só sabe grego. Ou promover cortes de carne para as pessoas que são vegetarianas.
Como criar uma imagem de personagem?
É sempre importante detalhar o perfil do cliente a partir das respostas que são obtidas. Com isso, você poderá unificar informações e desenvolver funções na documentação para estar disponível para todas as empresas que vão possuir e se beneficiar das pesquisas que você faz.
Veja a seguir algumas características que se utiliza para definir as personas:
- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desafios;
- Crenças;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Quais mídias preferem;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Onde busca informação;
- Critérios para a realização da decisão de compra;
- Momento da jornada de compra.
Criamos nomes para personagens porque ajuda no debate interno, visando personagens. Por exemplo: “Mas você acredita que Maria estaria interessada nisso?”
Outra possibilidade de ir mais longe nesse processo é utilizar modelos gráficos com o objetivo de representar o personagem.