Se você quer ingressar na área, é importante saber o que faz um auxiliar de e commerce na prática.
Para lojas virtuais que estão em expansão, contratar um profissional de e-commerce é um dos primeiros passos.
Sem dúvidas você já se perguntou o que faz um auxiliar de e-commerce e como ele ajudaria a empresa a lucrar mais. Nesse post, iremos falar justamente sobre isso.
Cada vez mais usuários compram em e-commerces no mundo todo. E a tendência é que os números cresçam bem mais nos próximos anos.
Esse contexto exigiu um amadurecimento bem rápido dos negócios – e uma das principais tendências que observamos foi à contratação de profissionais especializados no ramo, especialmente auxiliares de e-commerce.
Esses são profissionais versáteis e bastante úteis para negócios digitais. Quer entender como atua um auxiliar de e-commerce, suas principais características e por qual motivo contratar um? Continue fazendo a leitura deste post.
O que é um auxiliar de e-commerce?
Como o próprio nome diz, o auxiliar de e-commerce auxilia no gerenciamento do comércio eletrônico.
Suas funções variam conforme o perfil da empresa, mas incluem o atendimento de cliente via plataformas digitais, cadastro de produtos, separação e envio de pedidos e outras.
Esse profissional normalmente tem um perfil menos experiente. Mesmo que essa não seja uma regra, é normal que uma pessoa contratada para esse cargo tenha poucos anos de atuação no ramo ou esteja tendo a sua primeira experiência profissional.
Justamente por isso, o valor para contratação de um funcionário do tipo normalmente é menor, e por esse motivo, torna-se a principal alternativa de contratação para e-commerce no começo das atividades.
A falta de experiência, no entanto, não deve ser sinônimo de pouco profissionalismo. Ainda há parâmetros que necessitam ser obtidos no decorrer da contratação de um auxiliar de e-commerce.
Que tal entendermos um pouco mais sobre a rotina de um profissional do ramo?
O que faz um auxiliar de e commerce?
Basicamente, um auxiliar de e-commerce ajuda a administrar a loja virtual – e isso inclui uma grande diversidade de tarefas. Suas principais funções são:
- Produzir vídeos e fotos para cadastro de produtos;
- Auxiliar em processos de embalagem e expedição;
- Monitorar dúvidas e reclamações nos canais de atendimento;
- Atender clientes via e-mail, telefone ou chat online;
- Atualizar banners e demais comunicações visuais no site;
- Cadastrar produtos no ERP.
Um auxiliar de e-commerce não precisa de nenhuma formação específica para trabalhar no ramo, somente força de vontade para aprender e disposição.
Contudo, é bastante comum que profissionais do ramo tenham formação em áreas como administração, logística, marketing e comunicação social.
Mesmo que uma graduação específica não seja exigida, há alguns conhecimentos que podem ser bem úteis.
Esse profissional deve, por exemplo, ter facilidade em aprender, noções básicas sobre as leis do e-commerce, e boas capacidades de comunicação escrita e oral.
Como saber a hora certa para contratar um auxiliar de e-commerce?
Em suma, criar loja virtual é apenas o primeiro passo. Assim, diversos empreendedores ficam em dúvida sobre qual a melhor hora para contratar um profissional desse ramo.
Afinal, empreender é uma prática que pode ser bastante individual, especialmente no começo.
Por esse motivo, costumamos recomendar que a hora certa para trazer um auxiliar de e-commerce para seu negócio é quando 80% do seu tempo tem sido tomado por práticas operacionais, que te prejudicam a observar a empresa de maneira mais estratégica.
Por exemplo, se você passa grande parte do tempo embalando produtos e cadastrando-os em sua ferramenta de e-commerce do que fazendo planos para que seu negócio cresça, já chegou o momento de contratar um profissional auxiliar.
Outro aspecto que pode ser um bom sinal é a validação do negócio.
De acordo com estudos, um negócio validado é aquele que vende R$ 30 mil em 90 dias. Por isso, caso as operações do seu negócio tenham chegado nesse nível, é o momento de contratar um auxiliar.
E, claro, é necessário considerar sua própria vivência dentro do negócio, com intuito de decidir a melhor hora para contratação. Se a quantidade de vendas da sua empresa se torna algo insustentável no gerenciamento individual, não hesite em contratar profissionais. Sem dúvidas esse é um investimento que vai fazer sua empresa funcionar de maneira mais eficiente.