Ter ideia de quanto um ativo realmente vale é fundamental para quem vai investir em uma empresa. Entender o valor de mercado de uma companhia ajuda o investidor a compreender o momento daquele negócio e se este apresenta uma boa oportunidade para aportar seus recursos.
O valor de uma companhia é formado a partir da junção de diversas variáveis. O cálculo do valuation – ou avaliação de valor de mercado para uma empresa – pode ser feito por metodologias presentes no mercado financeiro e acadêmico. Confira neste artigo alguns aspectos (ou critérios de valuation) que influenciam nesse valor:
Oferta e demanda
A lei da oferta e da demanda é um dos fatores que influenciam o valor de mercado de uma empresa – ou seja, o quanto de fato o mercado está disposto a pagar por uma determinada companhia.
É importante não confundir valor de mercado com o preço justo ou o patrimônio líquido da empresa. Para uma empresa listada em Bolsa, por exemplo, o preço justo de sua ação pode ser mensurado por meio do cálculo do valuation. Já o valor de mercado se traduz por uma fórmula simples: VM = Número de ações emitidas X Cotação.
Por exemplo, notícias positivas ou negativas divulgadas na mídia podem induzir os investidores a um movimento de maior compra ou venda de ações de uma empresa. Isso afeta a cotação da ação, e portanto o valor de mercado da companhia, ainda que seu patrimônio líquido permaneça o mesmo.
Já para empresas privadas, a estimativa do valor de mercado envolve olhar para os preços de negócios semelhantes, além de outros aspectos listados a seguir.
Lucratividade
O lucro é uma das principais estrelas no momento de avaliação de uma empresa. O histórico e a projeção de lucro serão fatores que um possível investidor irá analisar, antes de arriscar seu dinheiro. Logo, esse é um aspecto que influencia diretamente o cálculo do valor de referência ao final.
Crescimento
Os interessados na compra da sua empresa buscam bons rendimentos futuros, que normalmente crescerão conforme aumente a receita do negócio. Portanto, o potencial de crescimento da companhia é outro aspecto muito considerado.
Independência dos ativos
Os ativos de uma companhia são o conjunto de bens ou direitos com valor econômico que podem ser convertidos em dinheiro. Por exemplo, a estrutura de uma fábrica. Os ativos são necessários para que o negócio funcione, porém ainda que esse aspecto seja importante, o seu negócio não deveria ser avaliado apenas pelos ativos que possui.
Controle dos passivos
Um passivo é um saldo devedor que a empresa possui. Podem ser dívidas trabalhistas, fiscais, tributárias, empréstimos, riscos ambientais etc. Não é um problema uma empresa apresentar passivos, desde que eles estejam identificados ou controlados.
Tudo isso deve ser identificado e contabilizado corretamente na hora de avaliar uma empresa.
Força da marca
A marca tem grande peso na percepção de valor de mercado de uma empresa. Sua força depende da notoriedade e da relação construída com seus clientes. Para se descobrir de que maneira isso se dá em um contexto real é preciso fazer análises de mercado. Quanto mais ligada ao consumidor ela for, mais valorizada será.
Como você pode perceber, determinar o valor de mercado de uma empresa não é uma tarefa tão simples assim; requer conhecimento especializado. A Capital Invest – M&A Advisors, por meio de ampla experiência, presta serviço de consultoria em fusões e aquisições específico para maximizar a relação de retorno/risco de seu investimento na aquisição de uma empresa.