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Entenda o que é valor de mercado para uma empresa

Ter ideia de quanto um ativo realmente vale é fundamental para quem vai investir em uma empresa. Entender o valor de mercado de uma companhia ajuda o investidor a compreender o momento daquele negócio e se este apresenta uma boa oportunidade para aportar seus recursos. 

O valor de uma companhia é formado a partir da junção de diversas variáveis. O cálculo do valuation – ou avaliação de valor de mercado para uma empresa – pode ser feito por metodologias presentes no mercado financeiro e acadêmico. Confira neste artigo alguns aspectos (ou critérios de valuation) que influenciam nesse valor:

Oferta e demanda

A lei da oferta e da demanda é um dos fatores que influenciam o valor de mercado de uma empresa – ou seja, o quanto de fato o mercado está disposto a pagar por uma determinada companhia. 

É importante não confundir valor de mercado com o preço justo ou o patrimônio líquido da empresa. Para uma empresa listada em Bolsa, por exemplo, o preço justo de sua ação pode ser mensurado por meio do cálculo do valuation. Já o valor de mercado se traduz por uma fórmula simples: VM = Número de ações emitidas X Cotação. 

Por exemplo, notícias positivas ou negativas divulgadas na mídia podem induzir os investidores a um movimento de maior compra ou venda de ações de uma empresa. Isso afeta a cotação da ação, e portanto o valor de mercado da companhia, ainda que seu patrimônio líquido permaneça o mesmo. 

Já para empresas privadas, a estimativa do valor de mercado envolve olhar para os preços de negócios semelhantes, além de outros aspectos listados a seguir.

valor de mercado de uma empresa
Imagem: Pexels

Lucratividade

O lucro é uma das principais estrelas no momento de avaliação de uma empresa. O histórico e a projeção de lucro serão fatores que um possível investidor irá analisar, antes de arriscar seu dinheiro. Logo, esse é um aspecto que influencia diretamente o cálculo do valor de referência ao final. 

Crescimento

Os interessados na compra da sua empresa buscam bons rendimentos futuros, que normalmente crescerão conforme aumente a receita do negócio. Portanto, o potencial de crescimento da companhia é outro aspecto muito considerado.

Independência dos ativos

Os ativos de uma companhia são o conjunto de bens ou direitos com valor econômico que podem ser convertidos em dinheiro. Por exemplo, a estrutura de uma fábrica. Os ativos são necessários para que o negócio funcione, porém ainda que esse aspecto seja importante, o seu negócio não deveria ser avaliado apenas pelos ativos que possui.

Controle dos passivos 

Um passivo é um saldo devedor que a empresa possui. Podem ser dívidas trabalhistas, fiscais, tributárias, empréstimos, riscos ambientais etc. Não é um problema uma empresa apresentar passivos, desde que eles estejam identificados ou controlados. 

Tudo isso deve ser identificado e contabilizado corretamente na hora de avaliar uma empresa. 

Força da marca

A marca tem grande peso na percepção de valor de mercado de uma empresa. Sua força depende da notoriedade e da relação construída com seus clientes. Para se descobrir de que maneira isso se dá em um contexto real é preciso fazer análises de mercado. Quanto mais ligada ao consumidor ela for, mais valorizada será. 

Como você pode perceber, determinar o valor de mercado de uma empresa não é uma tarefa tão simples assim; requer conhecimento especializado. A Capital Invest – M&A Advisors, por meio de ampla experiência, presta serviço de consultoria em fusões e aquisições específico para maximizar a relação de retorno/risco de seu investimento na aquisição de uma empresa.

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