Condomínio Aldeia do Vale Goiânia – tudo e mais um pouco

O que você imagina que há em comum entre Zé Felipe, Amado Batista e as cantoras Maiara e Maraisa? Não seria errado imaginar que é o fato de todos serem cantores de sucesso no país. Mas mais do que isso, há outra particularidade comum entre eles e entre inúmeros outros famosos que escolheram Goiás para morar. Estamos falando do condomínio Aldeia do Vale

Muitos famosos que moram ou passam alguns dias em Goiás tem algo em comum, ou seja, possuem uma casa no condomínio Aldeia do Vale. O condomínio é simplesmente um dos empreendimentos mais luxuosos do país, sendo um condomínio com projeto horizontal com mais de vinte anos de tradição. Ao todo são cerca de mais de quatro milhões de metros quadrados de área verde, um dos seus principais atrativos inclusive. 

Dentro do empreendimento há aproximadamente cerca de dezenove nascentes próprias bem como visitas frequentes de animais silvestres que residem no local. Dentre as visitantes mais ilustres estão as emas que costumeiramente são vistas pelo local. 

Essas são algumas características do condomínio Aldeia Verde que atraiu famosos como Amado Batista, Zé Felipe e Virgínia Fonseca bem como as irmãs Maiara e Maraisa. Antes do trágico acidente, a cantora Marília Mendonça também residia no local. 

Buscando imóveis a venda no Condomínio Aldeia do Vale Goiânia? Fale com um consultor ou consultora de plantão!

Onde fica o condomínio Aldeia do Vale em Goiânia?

O condomínio reúne diferentes celebridades que possuem imóveis no local. São celebridades dos mais diferentes segmentos artísticos, desde músicos a atores e atrizes. O condomínio está localizado no estado de Goiás, especialmente em Goiânia, na alameda da Sibipirunas.

O grande verde presente no espaço consiste em um dos principais atrativos que tem levado tantos famosos a se interessar pelo espaço. 

Em 2020, a influenciadora digital Virgínia Fonseca realizou um tour virtual posteriormente divulgado em seu canal no Youtube apresentando a casa nova na qual moraria com o marido, o cantor sertanejo Zé Felipe, filho do também cantor sertanejo Leonardo com a esposa Poliana Rocha. 

A escolha pelo imóvel no condomínio se deu sobretudo porque os pais de Zé Felipe residem no mesmo local. 

As características e tudo o que o Aldeia do Vale consegue oferecer para os seus moradores têm colocado Goiás, tão como São Paulo, com destaque especial para Alphaville em um recanto de famosos e endinheirados brasileiros. Muitos foram os famosos com destaque para os famosos cantores de música sertaneja que escolheram o estado e especialmente o condomínio Aldeia do Vale para construir suas luxuosas mansões. 

O empreendimento Aldeia do Vale é direcionado especialmente para aqueles clientes que prezam pelo bem-estar e o contato com a natureza e não se importam de pagar um pouco mais por isso. Justamente por isso os imóveis encontrados no local apresentam elevado valor de mercado. 

Vale mencionar que o projeto do condomínio é inovador e visa oferecer uma experiência diferente para seus moradores bem como seus hóspedes. 

Tudo no Aldeia do Vale foi projetado especialmente para garantir privacidade e sobretudo melhor aproveitamento do espaço e das construções, trazendo aos moradores vista privilegiada. 

Os imóveis não são ladeados e não há a necessidade de se ladear. 

Última etapa lançada 

Com projeto concluído em 2018, no presente ano o empreendimento lançou também de maneira inovadora seus últimos imóveis ao público. Foram os últimos cento e quarenta e um terrenos ainda disponíveis com medidas de até seis mil metros quadrados e com no mínimo dez metros de distanciamento entre os imóveis. 

Além do distanciamento entre os imóveis lateralmente, há o distanciamento de quinze metros frontal com divisão de cercas vivas. Um projeto diferenciado que foi colocado no mercado para clientes de bom gosto.

Para o lançamento dos últimos terrenos do Aldeia do Vale, foram convidados vinte e sete diferentes profissionais das áreas de arquitetura e design para compor projetos inovadores de como os mesmos poderiam ser aproveitados. Cada projeto possuía identidade própria e melhor uso do espaço de cada área. 

Apesar das particularidades de cada projeto, com base até mesmo na bagagem e experiência dos profissionais, todos os projetos visam o conforto e a qualidade de vida de quem escolhe um terreno com uma vista realmente privilegiada. 

Dentre os profissionais convidados para essa fase podemos destacar Jefferson Castro com o projeto Casa da Floresta, bem como Leo Romano e Meire Santos com Casa Brasil ou ainda Sonia Prado com Casa Prisma.

Apresentação inicial 

Lago Condomínio Aldeia do Vale Goiânia
Lago Condomínio Aldeia do Vale Goiânia

Aldeia do Vale tem como principal atrativo e igualmente seu mais forte diferencial, a presença do verde em meio aos imóveis. Ao todo são mais de um milhão e quinhentos mil metros quadrados apenas de área verde permanente. Uma experiência que efetivamente não seria proporcionada por qualquer outro projeto que não tivesse como foco o contato dos moradores com a natureza e igualmente o seu conforto e bem-estar.

De acordo com números estimados de imóveis e moradores, há para cada morador do condomínio Aldeia do Vale cerca de seiscentos e setenta e oito metros quadrados de área verde. Algo realmente significativo sobretudo para quem deseja criar as crianças em contato com a natureza e com mais liberdade. 

Todas as áreas do empreendimento integram a infraestrutura disponível. Os moradores do condomínio possuem acesso a uma reserva natural com nascentes próprias, bem como diferentes tipos de espécies da flora e fauna. 

Ao todo, estima-se mais de setecentos diferentes tipos de plantas catalogadas no local e cerca de setenta animais diferentes, dentre eles as mais conhecidas são as emas. No condomínio há um criatório de emas, o que além de ajudar na preservação da espécie ainda garante que os moradores possam ver o animal de pertinho, e até mesmo receber visita das mesmas em seus respectivos imóveis.

Mais do que área verde

Além da grande concentração de área verde, o projeto do condomínio não deixa a desejar em absolutamente nada no tocante à saúde e ao bem-estar. Dentre os atrativos oferecidos aos moradores podemos destacar a piscina semiolímpica, além de nove quadras de tênis, quatro campos de futebol, quadras de squash, totalizando duas quadras dedicadas à prática. 

Há também quatro quadras peteca, uma de vôlei de areia e de futevôlei, quatro quadras poliesportivas e até mesmo uma cancha para partidas de bocha. 

Claro que esses são apenas alguns dos atrativos oferecidos pelo condomínio. Para listar tudo o que o empreendimento oferece teríamos um livro. 

Quem mora no condomínio Aldeia do Vale em Goiânia?

Até aqui já foi possível conhecer um pouco sobre o condomínio Aldeia do Vale, vamos agora ver um pouco sobre as luxuosas mansões dos inúmeros famosos que residem no local. 

A saudosa cantora sertaneja e eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça, que morreu em um trágico acidente de avião, embora não tenha compartilhado a intimidade nas redes sociais assim com outros famosos, morou no condomínio. Marília era grande amiga das irmãs Maiara e Maraisa que residem no local. 

Zé Felipe recentemente adquiriu uma casa para a família. Anteriormente o cantor morava com os pais que também possuem uma propriedade no mesmo condomínio. Zé Felipe é filho do cantor sertanejo Leonardo. 

Desde 2020 Zé Felipe e a esposa Virgínia Fonseca residem em um imóvel adquirido próximo a propriedade de Leonardo.

As irmãs Maiara e Maraisa também desfrutaram de excelentes momentos em sua propriedade no condomínio em meio ao verde da natureza, mas recentemente anunciaram a venda do imóvel. O valor estimado pelo empreendimento das sertanejas é de sete milhões de reais. 

Quem acompanhava as irmãs nas redes sociais via frequentemente imagens da bela mansão sendo compartilhada nos stories das sertanejas, especialmente no Instagram.

Maiara e Maraisa também frequentemente compartilhavam as atividades que faziam ao estar pelo local. Dentre as inúmeras atividades, as irmãs compartilhavam com os fãs atividades como andar de bicicleta e caminhar que pela beleza do local se transforma em uma atividade extremamente prazerosa. 

As cantoras também pescavam e cuidavam dos cavalos. O condomínio do Aldeia do Vale é o único empreendimento na região que oferece hípica para uso dos moradores. 

Em algumas fotos é possível ver as irmãs montadas a cavalo. Além dos famosos mencionados aqui quem também mora no condomínio é o cantor Amado Batista. 

Outros famosos que moram em Aldeia do Vale 

A lista de famosos que também possuem uma propriedade no condomínio não para de crescer. 

Robertinho, cantor sertanejo famoso nos anos setenta, também tem um imóvel em Aldeia do Vale. Além dele, essa lista extensa traz nomes como o ator Eri Johnson. O ator se mudou para o condomínio em meados do ano de 2020. Em recente entrevista o ator mencionou o contato com o verde como um dos principais atrativos que o levaram para o condomínio Aldeia do Vale

A mansão de Leonardo impressiona 

O cantor Leonardo mora no condomínio há anos, inclusive o filho Zé Felipe que agora mora com a esposa no local cresceu na mansão do sertanejo. 

A casa de Leonardo, como não poderia ser diferente quando falamos sobre imóveis do Aldeia do Vale, impressiona. A mansão do sertanejo, que já foi mostrada pelo filho Zé Felipe em alguns programas de televisão enquanto morava com os pais, possui uma quadra de futevôlei, majestosas piscinas e até mesmo uma capela na propriedade. 

A mansão das irmãs Maiara e Maraisa também impressiona e já foi apresentada pelo SBT quando a apresentadora Eliana visitou as sertanejas em casa. Na ocasião Eliana não mediu elogios ao condomínio e especialmente a promoção de um ambiente tão natural para os seus moradores. 

O programa de Eliana, que foi ao ar em 2019 apresentou detalhes da casa, dentre os mais chamativos, a casa das irmãs da música traz muito luxo, tendo piscina, uma jacuzzi, e uma linda varanda extremamente decorada na qual o principal destaque está em um piano de cauda totalmente branco. 

Ambas as mansões, tanto a de Leonardo como a de Maiara e Maraisa, chamaram atenção na ocasião pelo luxo.

A mansão de Zé Felipe com a esposa, recentemente adquirida, também já foi compartilhada com seus seguidores nas redes sociais. A casa possui um imponente hall de entrada e uma maravilhosa área verde no entorno da piscina. 

A mansão de Amado Batista

Quem também tem uma casa que não deixa a desejar em nada é a de Amado Batista. A mansão do cantor também é, assim como todos os imóveis de Aldeia do Vale, extremamente imponente. No caso da mansão de Amado Batista, além da gigantesca piscina e da casa impressionante, o que mais chamou atenção quando o cantor apresentou a sua residência em um programa de televisão foi a garagem.

A casa de Amado Batista tem simplesmente oito vagas de carro e duas de triciclos. 

Residencial Aldeia do Vale Famosos

O Aldeia do Vale é simplesmente um dos mais luxuosos da região de Goiânia e como não poderia ser diferente, reúne em seu leque de moradores nomes bem ilustres os quais podemos conhecer acima. Dentre os mais notórios temos especialmente a influenciadora digital Virgínia Fonseca e o cantor sertanejo, filho do Leonardo, Zé Felipe, seu esposo. 

Quando se mudaram para a casa nova Virgínia até mesmo por ser uma influenciadora resolveu apresentar o imóvel novo para os seus seguidores. 

A casa conta com saguão de entrada esplêndido além de piscinas e área verde. 

Constantemente o casal ainda divulga fotos e vídeos nos quais é possível ver um pouco mais sobre a luxuosa mansão. 

Por que os famosos escolhem o Aldeia do Vale?

Você a essa altura deve estar se perguntando por que os famosos escolhem o Aldeia do Vale não é mesmo? Afinal, não é um famoso, ou dois, mas sim vários famosos sem nenhum tipo de relação entre eles. A resposta para essa pergunta é simples, o condomínio Aldeia do Vale oferece o que não é facilmente encontrado. 

Mais do que segurança e conforto, o Aldeia do Vale se preocupa em preservar o seu ambiente natural e igualmente a promover o bem-estar de seus moradores. 

O investimento do condomínio não é de apenas oferecer um número vasto de diferentes tipos de quadras esportivas e poliesportivas, mas de fazer com que mais do que as inúmeras quadras, diga-se de passagem muito luxuosas, seja ofertado qualidade de vida para todos aqueles que querem morar em contato com a natureza.

O condomínio consiste em uma alternativa excelente para quem deseja aproveitar o que há de moderno e inovador, assim como todo o luxo sem com isso precisar recorrer ao caos da cidade. 

Apesar de estar muito bem localizado, o condomínio consegue deixar do lado de fora todo o caos da cidade. No empreendimento é possível aproveitar o que há de melhor no tocante a tecnologia, qualidade, segurança, monitoramento, mas mais do que isso se encontra o que há de melhor que a natureza nos traz, aquilo que lhe é natural, particular. 

Contato com a natureza

Natureza Condomínio Aldeia do Vale Goiânia
Natureza Condomínio Aldeia do Vale Goiânia

Os empreendimentos pensados em Aldeia do Vale visam aproveitar ao máximo o espaço disponível e a integração do homem com o natural, com a natureza e esse é justamente um dos motivos que levam o local a ser tão cobiçado, seja por famosos ou anônimos. 

Os imóveis que compõem o condomínio são de alto padrão e é necessário um alto investimento para a sua aquisição, o que também o configura como uma espécie de investimento de longo prazo. 

Vale considerar igualmente que imóveis são a maneira mais tradicional, segura e igualmente sólida de se investir.

O que tem dentro do Aldeia do Vale?

O condomínio foi fundado em 1997 e além de ser um dos mais tradicionais de Goiânia está entre os mais luxuosos também. Ao buscar por “casa a venda na Aldeia do Vale Goiânia” no condomínio, os imóveis mais “baratos” estão custando em torno de dois milhões de reais. Nesse momento você deve estar se perguntando afinal o que há dentro do Aldeia do Vale para que suas casas sejam tão caras. 

Aldeia do Vale é um condomínio de luxo, dessa forma todos os empreendimentos são luxuosas mansões, o que pode si só já explicaria o alto preço pago. Mas mais do que um condomínio de luxo, o projeto do condomínio Aldeia do Vale vai além e traz uma proposta inovadora. Permitir que os moradores tenham contato direto com a natureza a partir de suas respectivas casas. 

O empreendimento conta com mais de um milhão e meio de metros quadrados de área verde permanente. Além da grande área verde permanente que tem no local há ainda quadras esportivas inúmeras, desde cancha de bocha, até quadra de futevôlei e vôlei de areia, há igualmente campo de futebol e diversos tipos de comércio. Vale mencionar igualmente que também há a hípica. 

A hípica do condomínio é um dos seus diferenciais e também atrativos. Outro ponto de grande destaque quando falamos sobre a estrutura do condomínio temos ainda a criação de emas, que são frequentemente vistas nas propriedades que não são ladeadas.

Aldeia do Vale e Vale dos Sonhos

Ironicamente é preciso destacar a localização do condomínio. O Aldeia do Vale está localizado em ponto estratégico de Goiânia, mas mais do que isso, o empreendimento fica muito próximo ao chamado Vale dos Sonhos. O Vale dos Sonhos é conhecidamente um bairro de classe média baixa, o que nos leva naturalmente a pensar sobre a desigualdade social presente no local. 

O Aldeia do Vale é um dos condomínios nobres mais requintados da cidade de Goiânia em Goiás, para não falar do estado e está muito próximo a um dos bairros mais pobres da mesma cidade. 

Voltando especialmente sobre o que os moradores podem desfrutar dentro do condomínio, temos as nascentes próprias que passam de quinze. O contato com mais de setecentas espécies da flora e setenta da fauna também consistem em uma das experiências que viver no condomínio proporciona. 

Detalhes da infraestrutura disponível 

Falando expressamente de números, o condomínio possui uma estrutura majestosa. São noventa e seis alqueires de área total, e os imóveis podem vir de terrenos altos, com uma vista incrível ou totalmente planos, também há opções de empreendimentos nos fundos do condomínio que ficam estrategicamente posicionados frente a uma magnífica área verde e alguns lagos. 

Os lotes do condomínio variam entre um mil e duzentos e cinquenta metros quadrados a dez mil metros quadrados. São lotes nos quais você terá total privacidade e mais do que isso contato com a natureza e toda a infraestrutura do condomínio.

Dentre os números que mencionamos acima o condomínio conta com academia com piscina semiolímpica, nove quadras de tênis, quatro campos para jogos de peteca, quatro campos de futebol, duas quadras preparadas para squash, uma quadra para vôlei de areia e futevôlei, uma quadra para beach tênis, uma especial para badminton, três quadras poliesportivas. 

Além disso, o condomínio traz ainda quatro playgrounds, uma cancha de bocha, half para skate. A lista não para por aqui, o condomínio conta ainda com pistas para caminhada e lagos para pesca. 

Vale mencionar como já vimos até aqui, o condomínio ainda conta com uma hípica, um dos seus principais diferenciais.

Por falar em pistas de caminhada…

Por falar especialmente sobre as pistas de caminhada, o condomínio se posiciona nas redes sociais com experiências diferentes sobre morar em Aldeia do Vale. Dentre os mais interessantes há as visitas das emas e de outros inúmeros animais silvestres que convivem bem próximo aos moradores. 

Além das emas, há no condomínio vivendo de maneira totalmente natural, capivaras, veados, raposas, gambás e micos. Assim como uma grande variedade de diferentes espécies de aves. Ao passear pelos imóveis do condomínio, se avista diferentes ninhos. 

Em determinadas épocas do ano se vê também o presente da natureza que são as frutas e sementes disponíveis. A cada estação do ano, os moradores encontram novidades. Em novembro especialmente há a riqueza de sementes e frutas abundantemente disponíveis. 

Vale destacar novamente aqui a área verde disponível. No condomínio são mais de um milhão e meio de metros quadrados de área verde permanente. O que segundo estatísticas do número de imóveis e moradores do condomínio dá cerca de quase setecentos metros quadrados de área verde por habitante. 

O condomínio além de ser o único do Centro – Oeste a ter hípica, traz a facilidade de um heliporto e heliponto para seus moradores. Também conta com transporte interno e centro de compras. 

Ou seja, quem mora no condomínio assegura que não há motivos para sair de casa. O Aldeia do Vale traz tudo o que os moradores precisam há poucos metros de casa e mais do que isso, caso você deseje se deslocar para uma área mais distante, é possível realizar por meio do transporte interno oferecido. 

Mas vale considerar que a paisagem para uma caminhada é inigualável e permite que se tenha contato direto com diferentes tipos de animais, exóticos e silvestres. 

Como é morar no Aldeia do Vale?

Casa Condomínio Aldeia do Vale Goiânia

Essa é uma pergunta que nós, meros mortais, podemos acabar fazendo quando nos deparamos com o luxo e também com todas as comodidades que o condomínio traz para seus moradores. É preciso destacar que é uma experiência singular, diferente de qualquer coisa similar que se possa imaginar e isso é o mais importante, o objetivo pelo qual o empreendimento surgiu, promover uma experiência de coexistência entre o desenvolvimento humano e a preservação do natural.

Para se ter uma ideia mais aproximada de como é viver em Aldeia do Vale, o mais indicado consiste em assistir a alguns tours. Por meio de alguns tours em formato audiovisual se torna mais fácil visualizar e imaginar exatamente como é a experiência de viver no local. 

Mas para te ajudar nesse processo, pense em um local no qual a natureza e igualmente a integração com o homem é orgânica e mais do que isso é saudável para ambas as partes. Não é um empreendimento no qual os seres humanos têm prioridade sobre a natureza podendo alterá-la deliberadamente, tanto é que grande parte do condomínio consiste em sua reserva permanente que deve ser cuidada. 

Outro ponto interessante sobre como é ou deve ser morar no condomínio acaba sendo a facilidade para acesso a diferentes serviços como por exemplo um centro de compras. O condomínio Aldeia do Vale simplesmente traz em sua estrutura um centro de compras bem como outros diferentes comércios, estabelecimentos comerciais que permitem que se faça a compra de artigos dos mais diversos. 

Novamente caso o imóvel esteja estrategicamente posicionado no condomínio, mas um pouco longe dos principais estabelecimentos comerciais, bem como do centro de compras ou correlatos, é possível se utilizar do transporte interno. O transporte interno tem justamente esse objetivo, levar os moradores de um lado a outro quando preciso 

Quantos metros tem o Aldeia do Vale?

Com tanto luxo, mansões gigantescas e lotes com até dez mil metros quadrados, uma pergunta que pode acabar passando pela cabeça é qual a área total do condomínio. O Aldeia do Vale tem cerca de noventa e seis alqueires de área total. Dentre desse montante, um milhão e meio de metros quadrados é a área verde permanente do local e os lotes podem variar nas medidas mencionadas anteriormente. 

Quem deseja adquirir um lote no condomínio Aldeia poderá escolher entre lotes de um mil duzentos e cinquenta metros quadrados ou até dez mil metros quadrados. O condomínio assegura privacidade e segurança, não importa qual seja o tamanho da sua propriedade. 

Nesses noventa e seis alqueires, há lagos, nascentes e é onde residem os animais exóticos e silvestres mencionados anteriormente. 

Apesar da possibilidade de aquisição de um lote menor, sendo de mil e duzentos metros quadrados, ainda assim isso resulta em um imóvel grande para padrões tradicionais, bem como área maior do que as tradicionalmente comercializadas. 

A última etapa do condomínio, colocada à venda com um total de cento e quarenta e um lotes. Nessa ocasião, os lotes de menor tamanho estavam em torno de seis mil metros quadrados. Esses lotes, assim como todos que fazem parte do empreendimento, contavam com dez metros de distanciamento entre eles, bem como quinze metros frontal de afastamento. Como mencionado antes, os lotes não são ladeados. 

Lotes ladeados são comuns na grande maioria dos empreendimentos e consistem nas casas ou imóveis, terrenos lado a lado. No condomínio essa ideia foi abandonada e o objetivo é assegurar mais privacidade para os seus proprietários. 

Esse é um dos requisitos que igualmente acaba chamando atenção de muitos famosos que visam fugir um pouco de fãs e correlatos. 

Opções gastronômicas também não faltam 

Restaurantes Condomínio Aldeia do Vale Goiânia

Além de tudo o que você já sabe que há dentro do condomínio, uma questão que o empreendimento também traz são opções gastronômicas requintadas. Por exemplo, os moradores podem apreciar diferentes pratos dentro do próprio condomínio.

Existe uma excelente gastronomia na Pizzaria Gepetto dentro do condomínio. Na pizzaria é possível consumir as melhores pizzas de Goiânia, além das pizzas os clientes podem experimentar um maravilhoso hambúrguer artesanal em Santo Hambúrguer. 

Se nenhuma dessas opções te parecem atraente, você pode consumir espetinhos e caldos de carne no Quiosque Souza, ou ainda desfrutar de todos os prazeres da culinária japonesa no Restaurante Japonês. 

A gastronomia encontrada no condomínio além de bem variada é extremamente requintada. Há opções para todos os gostos. Cada restaurante é estrategicamente localizado mas novamente vale destacar novamente o transporte interno que há dentro do condomínio para proporcionar mais conforto para os moradores. 

Quantos habitantes tem no Aldeia do Vale?

Você deve estar se perguntando agora quantos são os sortudos moradores do Aldeia do Vale, não é? Aqueles que podem desfrutar de todo o luxo e conforto oferecido e em meio a natureza. Bom se você está pensando justamente nessas pessoas e triste por não ser uma delas, saiba que infelizmente os últimos dados sobre o número de moradores não é muito preciso e faz mais de doze anos. 

É preciso considerar nesse número possíveis novos moradores, assim como igualmente a nova etapa que foi anunciada e comercializada somente em 2018. O dado dos moradores mais atual é de 2010 e foi colhido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE e divulgado pela prefeitura. De acordo com o órgão, o condomínio possuía no referido ano um mil seiscentos e quinze habitantes. 

Somente pouco mais de um mil e seiscentos moradores sortudos que residem em um dos mais luxuosos condomínio do estado de Goiás. 

Não mencionamos anteriormente, mas esses moradores contam ainda com uma escola de inglês exclusiva. Além de todas as características mencionadas até aqui sobre o condomínio e suas particularidades é preciso destacar o seu caráter de exclusividade que proporciona para os seus moradores. 

Ideia por trás do Aldeia do Vale preserva florestas urbanas

Piscina de frente para lago Condomínio Aldeia do Vale Goiânia

Inicialmente mencionamos que o projeto presente no condomínio era um projeto inovador e revolucionário. De fato, realmente é, mas não é algo novo. O conceito de florestas urbanas, as quais faremos breve conexão com a ideia por trás do condomínio surgiu no Canadá na década de sessenta. 

Na prática o conceito significava o processo de arborização de uma cidade, basicamente. Mas claro que esse conceito e sua definição está intimamente ligada à cultura. Isso porque, por exemplo, na Alemanha e também na Finlândia, somente florestas naturais localizadas próximas ao perímetro urbano podem ser consideradas florestas urbanas. 

O conceito é ligeiramente distinto ao primeiro esboçado aqui. Nos Estados Unidos, por exemplo, todo o e qualquer pedaço pequeno ou não de área verde em meio ao perímetro urbano pode ser considerado como uma floresta urbana. 

No Brasil, o conceito ainda está se desenvolvendo e não é tão explorado. Igualmente além do próprio conceito não ser explorado e utilizado, as suas próprias possíveis definições também não o são. 

Dados de Goiânia

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, a ONU, o ideal em toda cidade é que exista pelo menos doze metros quadrados de área verde para cada morador, habitante. No estado de Goiás, especialmente em Goiânia, esse valor está mais do que oito vezes acima. Goiânia possui aproximadamente mais de noventa metros quadrados de área verde para cada habitante. 

A cidade apresenta mais de um milhão e quinhentos mil metros quadrados de área verde. Montante esse dividido em seus mais de cento e noventa parques, bosques, as APP, áreas de preservação permanente. 

Mesmo Goiânia tendo essa característica sobre as áreas verdes e o seu número de habitantes, é possível no condomínio Aldeia do Vale desfrutar de um volume significativamente maior. 

Com base nos dados da Organização das Nações Unidas sobre a quantidade de área verde para cada habitante, o condomínio de luxo Aldeia do Vale entrega seiscentos e setenta e oito metros quadrados de área verde, mais do que cinquenta e seis por cento do indicado. 

Além de um milhão e meio de metros quadrados de área verde permanente, bem como dos lagos próprios e igualmente de sua grande riqueza de fauna e flora, o condomínio realiza frequentemente constantes investimentos para preservação de suas riquezas naturais. 

Aldeia do Vale e suas florestas urbanas 

Vídeo: Aldeia do Vale lado alto

O conceito de floresta urbana embora não seja tão conhecido no país e sobretudo empregado é exatamente o que os moradores do Aldeia do Vale encontram, vivenciam, experimentam. E não foi resultado de um acaso, pelo contrário. O empreendimento foi pensado justamente para isso, para a preservação do verde no entorno e sua valorização a partir de projetos que o respeitem. 

Segundo seus idealizadores, o projeto do Aldeia do Vale surgiu justamente para proporcionar aos moradores intenso contato com a natureza e tudo que dela advém ou faz parte, como é o caso, por exemplo, dos animais exóticos e silvestres tão como das inúmeras espécies de plantas existentes no local. 

Nem precisamos mencionar igualmente as frutas e sementes que ficam disponíveis aos moradores em determinadas épocas do ano. 

Dentro do condomínio há ainda um Núcleo de Paisagismo e Meio Ambiente sob responsabilidade da Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale, o Saalva. Esse núcleo tem como trabalho realizar o remanejamento de espécies de acordo com a época do ano, bem como organizar e cuidar de toda a área verde. 

O Núcleo de Paisagismo e Meio Ambiente tem um cronograma ou um plano de trabalho a partir do qual as ações são organizadas. As ações são pautadas de acordo com as diferentes estações visando a tomada de decisões mais assertivas e igualmente para evitar possíveis retrabalhos. 

Com base em cada época do ano, a equipe de trabalho do núcleo realiza um diferente tipo de trabalho no condomínio. Por exemplo, durante o outono são realizadas as podas uma vez que as plantas estão hibernadas para vir na primavera. Além das podas realizadas no outono, durante os períodos de estiagem é fundamental reforçar o processo de irrigação, sobretudo pela baixa umidade da região. No condomínio o núcleo realiza um trabalho intenso e é justamente por ele que o condomínio apresenta uma paisagem tão encantadora para seus moradores e visitantes. 

Estudo britânico 

Há um estudo britânico que atribui efeitos muito positivos para aqueles indivíduos que residem em áreas urbanas com áreas verdes, como é o caso do Aldeia. 

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores da universidade de Exeter que concluíram que começar a morar em um local com a presença significativa de área verde traz efeitos positivos de longo prazo, ou os chamados efeitos duradouros. 

Ainda de acordo com os dados obtidos pela pesquisa, a obtenção de promoções ou de aumentos de salário trazem efeito positivo similar, mas de curto prazo. Ou seja, residir em uma área que proporciona contato direto com a natureza consiste simplesmente em um benefício ainda melhor. 

Com o condomínio Aldeia do Vale você terá muito mais do que apenas uma área verde, terá contato com todos os animais ali presentes e as diferentes espécies de flora.

Apresentado na revista Environmental Science & Technology, o estudo realizado pelos pesquisadores concluiu que ao longo do tempo se observou uma queda na qualidade de saúde mental daqueles que tiveram um menor contato com a natureza. Conviver em contato e em meio a natureza é um tipo de motivação diária que impulsiona o indivíduo.

No Aldeia do Vale os moradores têm contato direto com ipês, goiabeiras, pinheiros, jacarandás, e inúmeras outras espécies. Aldeia do Vale traz aos seus moradores mais do que cinquenta e seis por cento do indicado no tocante à metro quadrado de área verde por habitante. 

Buscando imóveis a venda no Condomínio Aldeia do Vale Goiânia? Fale com um consultor ou consultora de plantão!

Comentários estão fechados.