O que é o círculo cromático ou círculo de cores?

O que é o círculo cromático ou círculo de cores?

Possivelmente, o conceito da roda de cores é familiar para você, já que todos nós o estudamos na escola.

No entanto, naquela época você era muito jovem para entender, com certeza, o quão importante é para o Marketing a anúncio e a definição da identidade visual das empresas.

Por isso, hoje queremos refrescar sua memória e aprofundar seus conhecimentos sobre essa representação das cores primárias e suas derivadas.

Da mesma forma, abordaremos a relação desta famosa e colorida roda com o marketing gestão de marcas, Projeto e muitas outras áreas valiosas para os negócios e o empreendedorismo.

Não perca o resto deste material!

O que é a roda de cores?

Tecnicamente, é um círculo com 6 cores refletidas na decomposição da luz em relação ao espectro solar.

Especificamente, o chamado disco cromático, segmentar as seguintes cores:

  • roxa,
  • Vermelho,
  • amarelo,
  • verde,
  • Azul-ciano
  • e azul escuro.

Estas 6 cores também podem ser valorizadas como famílias, das quais surgem outras pela variação de intensidade e tons.

É por isso que no círculo cromático completo podemos apreciar até 12 alternativas de cores.

 

Para que serve a roda de cores?

A principal utilidade da roda de cores básica é que ela reflete a ligação de harmonia e contraste entre as cores primárias com as cores secundárias e terciárias.

Para especialistas em artes visuais e as diferentes tipos de design, este conceito é valorizado como uma ferramenta para descobrir e aplicar todas as combinações de cores possíveis.

Quais são as classes de harmonia de cores?

Precisamente, as diferentes classes de harmonia de cores são baseadas nos princípios desta carta cromática, entre eles:

Harmonia básica-terciária

Refere-se a composições com cores básicas (ou seja, primárias ou secundárias) e terciárias.

Para fazê-los, você deve primeiro escolher 3 cores básicas e depois adicionar 2 ou 3 cores terciárias, que são aquelas que surgem da combinação de pares de cores primárias ou secundárias.

É importante que as cores terciárias escolhidas não sejam o resultado da mistura entre as cores básicas selecionadas em primeiro lugar.

Harmonia Tríade Equidistante

Consiste em uma composição de cores que utiliza os tons do círculo cromático que estão na forma de um triângulo equilátero.

Em geral, aqueles de nós que não são especialistas em design e outras áreas semelhantes, e talvez não entendam facilmente esses conceitos de harmonia, devem entender que a roda de cores funciona como uma teoria para a classificação, combinação e estudo das cores.

Como fazer uma roda de cores?

Para fazer uma roda de cores basta seguir estes 4 passos:

1. Crie um círculo perfeito

O começo é essencial, então você deve ser muito minucioso. Pegue uma bússola para fazer um círculo perfeito e, em seguida, defina a ordem em que você colocará as cores.

Normalmente, o amarelo está no topo do círculo, o roxo está à direita e o azul ciano está à esquerda.

Se olharmos da perspectiva de um relógio, amarelo é 12 horas, roxo é 4 horas e ciano é 8 horas.

2. Insira as 3 cores primárias

As 3 cores primárias devem estar localizadas equidistantemente dentro dela, ou seja, formando um triângulo equilátero. Somente assim podem ser feitas combinações harmônicas.

3. Coloque as cores secundárias

Esses tipos de cores devem ser colocados entre as primárias, apenas no segmento oposto da cor primária que complementa cada uma.

Como na etapa anterior, certifique-se de que essas cores completem um triângulo equilátero entre si.

4. Localize cores terciárias

Para finalizar, adicione as cores terciárias na parte central, entre as cores que são necessárias para sua mistura. Eles também devem estar à mesma distância um do outro e do lado oposto da cor que complementam.

Como as cores são classificadas na roda de cores?

Como já explicamos, uma roda de cores tem as cores primárias (vermelho, amarelo e azul), que são as únicas 3 cores que percebemos quando a luz atinge nossos globos oculares e os 6 milhões de cones que os compõem.

Além disso, essa roda possui cores secundárias (verde, ciano e roxo) e cores terciárias, que surgem de misturas de cores básicas.

Isso dá um total de 6 cores, que chegam a 12 se levarmos em conta as derivadas, ou seja, as terciárias.

Também, as cores do círculo cromático podem ser classificadas em dois grupos de acordo com a sensação que geram: quente e frio.

As cores quentes vivem no meio desse círculo e estão associadas ao calor e ao fogo, transmitindo energia e movimento. Falamos, por exemplo, de rosa e amarelo.

Quanto às cores frias, são aquelas que se relacionam com ambientes naturais e, ao mesmo tempo, refletem calma. O verde e a gama de azuis são os principais.

Que combinações de cores são possíveis?

O círculo cromático oferece uma ampla gama de possibilidades em termos de combinação e reprodução de cores, e dentre elas destaca-se o modelo RGB.

O modelo de renderização RGB (vermelho, verde, azul) é comum em dispositivos digitais e o desenho web.

Combinações RGB

 

A soma do vermelho, com o verde e o azul resulta na total ausência de luz ou, o que dá no mesmo, na cor preta.

Além disso, não esqueça que o círculo cromático inclui 6 derivadas ou cores terciárias que também podem ser valorizadas como combinações. Entre eles estão o amarelo esverdeado, o azul violeta e o amarelo alaranjado.

Qual a importância do círculo de cores para o Marketing?

O ser humano vê o mundo em cores, e o círculo cromático é o elemento que permite a marketing usá-los estrategicamente para gerenciar e promover uma marca, bem como seus produtos e serviços.

Através das cores, especialistas em promoção a publicidade e o marketing podem transmitir sentimentos, despertar sensações e consolidar o identidade de uma organização.

Entre os elementos que relacionam o círculo cromático com o Marketing e que, ao mesmo tempo, refletem a importância deste conceito, estão:

psicologia das cores

Você sabia que cada cor tem um significado psicológico? É por isso que eles podem ser usados ​​para gerar certas sensações no consumidores.

Por exemplo, o amarelo representa energia, alegria e extroversão. O calor vermelho, amor, sucesso, domínio e agressividade. E o verde tenacidade, crescimento, autonomia e natureza.

Identidade visual

O conceito do círculo cromático de cores serve para conceituar e desenvolver a identidade visual de uma marca de forma coerente e estratégica.

Os especialistas em desenho gráfico eles podem trabalhar o imagem de uma marca com base em um determinado grupo de cores e certas combinações.

Confiar

Cor é realismo, e realismo é confiança.. A escolha estratégica das cores, baseada nos princípios do círculo cromático, faz com que os usuários valorizem as marcas como algo palpável e próximo.

Embalagem

Este conceito refere-se à arte de embalar, embalar e, em geral, proteger produtos ao mesmo tempo em que oferece apresentações visualmente atraentes que geram impacto, diferenciação e atração.

Sim, todos esses princípios podem ser alcançados através da combinação eficaz e escolha de cores na roda de cores.

Já sabes! A roda de cores e o Marketing têm uma relação direta, portanto esse conceito não é exclusivo de especialistas em artes visuais e design.

O gerenciamento de cores adequado pode contribuir para a conformidade com Objetivos marketing e promoção e a consolidação de uma percepção positiva no mercado.

Compartilhar